header1_bg
Pular para o conteúdo
Início » Servidores da saúde fazem manifestação na Avenida Paralela

Servidores da saúde fazem manifestação na Avenida Paralela

Setor reivindica falta de reajuste há cerca de sete anos, com acúmulo de perdas em torno de 54%

Servidores públicos da área de saúde realizam, na manhã desta terça-feira (28), uma manifestação contra o reajuste salarial de 4% oferecido pelo Governo do Estado. O ato, que iniciou no Centro Administrativo da Bahia (CAB), saiu em direção a Avenida Paralela, com o fechamento da parte da via no local, conforme vídeos obtidos pelo Portal M!.

Os trabalhadores aprovaram, em assembleia, estado de greve nos dias 27, 28 e 29 de maio na tentativa de garantir uma nova rodada de negociação.

Na proposta, que será apreciada nesta terça pelos deputados estaduais, está previsto que o valor deve ser pago em duas parcelas e sem retroatividade. O setor não tem reajuste há cerca de sete anos e acumula perdas em torno de 54%.

Na área da saúde, conforme a categoria, não há concurso público há 16 anos e os profissionais sofrem com sobrecarga de trabalho e ambiente de trabalho precarizado.

“Vamos mostrar a força da área da saúde e dos trabalhadores administrativos. Estamos aqui na defesa do nosso direito, que é esse reajuste mais do que justo de 10% e não 4% como está sendo proposto pelo Governo. Esse reajuste não nos contempla, ainda mais sendo dividido, não chega nem a 3%”, destacou Ivanilda Brito, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (Sindsaúde).

Segundo o sindicato, a gestão estadual está tirando o direito dos trabalhadores ao Piso Nacional da Enfermagem, aprovado em 2023, tentando incorporar gratificações variáveis aos salários para atingir o valor do Piso.

Dirigente do Sindsaúde e ex-vereadora de Salvador, Aladilce Souza, chama a atenção para a necessidade de valorizar uma categoria essencial para a saúde pública. “São estes profissionais que se dedicam aos cuidados das pessoas enfrentando todo tipo de situação que coloca em risco sua saúde e por tudo isso devem ser devidamente valorizados e respeitados”.

Confira vídeo:

banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)

Política