header1_bg
Pular para o conteúdo
Início » Secretário de Tecnologia detalha sobre novo CCO de Salvador no Subúrbio

Secretário de Tecnologia detalha sobre novo CCO de Salvador no Subúrbio

Com investimento de R$ 120 milhões, estrutura vai reunir serviços de diversos órgãos municipais, como os centros de controle da Transalvador, da GCM, entre outros

O secretário de Inovação e Tecnologia (Semit), Samuel Araújo, falou, na manhã desta quarta-feira (26), sobre a importância do Centro de Controle Operacional (CCO), que será implantado na Av. Suburbana, no bairro do Alto do Cabrito.

Com investimento de R$ 120 milhões, o equipamento, vai reunir serviços de diversos órgãos municipais, como os centros de controle da Transalvador, da Guarda Civil Municipal (GCM), o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Cemadec), entre outros.

“Esse observatório inteligente vai processar um grande data lake com todos os dados, transformando informações e imagens também. É importante trazer um equipamento como este para o Subúrbio, e vamos está com todos os órgãos da prefeitura presentes dentro desse CCO. Através dessas informações que vão ser geradas e processadas, nós vamos transformar Salvador numa cidade gerida por dados”, detalhou o secretário em entrevista ao Portal M!.

O Centro de Controle Operacional será construído em um prédio de aproximadamente 5 mil m² e com toda infraestrutura tecnológica. A licitação, que ocorreu no mês de abril, terá a concepção de projetos e execução, além de uma operação assistida de 16 meses.

“Esse centro é uma das três infraestruturas inteligentes que a gente focou nessa primeira gestão do prefeito Bruno Reis. Eles estão concebidos, inicialmente, dentro de um Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDTCI), que foi lançado no meado de 2022, onde pensa em dar diretrizes para os próximos 30 anos do movimento de transformação urbana e social da cidade de Salvador”, afirmou Samuel Araújo.

Hub Salvador

O titular da Semit ressaltou que além do Centro de Controle Operacional (CCO), também será implantado o Hub Salvador com o objetivo de facilitar eventuais parcerias entre a gestão municipal em vista do desenvolvimento de soluções tecnológicas para os desafios presentes na capital baiana.

“Serão dois equipamentos em um, então além do próprio centro, tem um hub de inovação dentro dele, com área de aproximadamente mil m², e vai nos ajudar a pensar e solucionar o problema da própria cidade de Salvador. É um equipamento que o prefeito prometeu no seu plano de governo, e vai ser uma extensão do Hub do Comércio, onde vão trabalhar conjuntamente na área de inovação do município de Salvador”, explicou Samuel Araújo.

“Serão áreas distintas para trabalhar com a área de inovação dentro do Hub e o CCO vai ser muito mais uma área restrita, onde vai está todos os órgãos para gerir informações, dados para políticas públicas”, completou o secretário.

Leia também:

Prefeitura inicia obras do CCO de Salvador nesta quarta-feira

Prefeitura inaugura UPA Pediátrica com capacidade para atender 150 crianças por dia

Equipe M!
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)

Política