Salvador tem programação especial no Agosto Lilás com palestras, atendimentos e acolhimento para mulheres
Centros estão distribuídos em bairros distintos e atendem mulheres residentes em Salvador em situação de violência doméstica ou familiar
Jefferson Peixoto / PMS
Os três Centros de Referência de Atendimento à Mulher (CRAMs) de Salvador promovem uma programação especial durante este mês de agosto, em alusão à campanha Agosto Lilás. A iniciativa inclui palestras, rodas de conversa e atendimentos focados na saúde física e mental, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). As atividades abordam direitos das mulheres, canais de denúncia e políticas públicas de proteção.
Programação nos CRAMs
O Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher Arlette Magalhães (Cream), na Fazenda Grande II, terá uma ação de autocuidado em saúde com a participação da equipe da Unidade de Saúde da Família Jaguaripe. A atividade será na quinta-feira (14), das 9h às 12h. No dia 26, às 14h, está previsto um cinedebate com a exibição do filme Até a Última Gota, seguido por discussão sobre o tema.
No Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares (CRAMLV), localizado na Casa da Mulher Brasileira, no Caminho das Árvores, a próxima quinta-feira (14) também contará com sessão de autocuidado em parceria com a Fio 360. Nos dias 20 e 27, a partir das 9h, haverá dança terapia com Hildete Clara Hora. Ainda no dia 20, às 14h, ocorrerá a roda de conversa Empoderamento Feminino e Autoestima, com a participação de Laisa Domingos.
O serviço itinerante CRAM em Movimento leva ações preventivas contra a violência de gênero a diferentes locais da cidade até o dia 29 de agosto. A programação passa pela Praça Irmã Dulce, durante a quermesse de Santa Dulce dos Pobres neste sábado (9), e segue por locais como Shopping Bela Vista, Unidade Básica de Saúde César de Araújo, Unidade de Saúde da Família Imbuí, Shopping Center Lapa, UBS Maria Conceição Santiago Imbassahy, Cidade da Luz (Pituaçu) e USF Pituaçu.
Os CRAMs estão distribuídos em bairros distintos e atendem mulheres residentes em Salvador em situação de violência doméstica ou familiar. A Prefeitura ampliou o serviço recentemente para incluir orientação, acompanhamento psicológico, social e jurídico, além de encaminhamentos para a rede de proteção, capacitação e inserção no mercado de trabalho.
“Os Centros de Referência e de Atenção à Mulher são os locais onde essas mulheres são acolhidas, assistidas, acompanhadas; onde nós trabalhamos com a prevenção também, através de ações como o CRAM em Movimento”, afirmou a secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo.
Segundo ela, o objetivo é fazer toda a tratativa com essas mulheres vítimas de violência através de uma equipe psicossocial.
“No caso do CRAM em Movimento, as ações são preventivas para orientar as mulheres sobre a compreensão da violência: se ela está sofrendo violência e onde buscar ajuda”, detalha.“ A unidade especializada, com uma equipe multidisciplinar, atua todo o ano no cuidado de prevenção, atenção e acolhimento das mulheres vítimas de violência de Salvador”.
Serviços oferecidos durante o Agosto Lilás
Entre os serviços gratuitos disponíveis estão escuta qualificada, referenciamento, atendimento individual e coletivo, este último realizado por grupos terapêuticos, rodas de conversa e de cidadania. O atendimento também inclui encaminhamentos para serviços da rede de enfrentamento à violência, teleorientação e teleatendimento.
Além disso, o acolhimento provisório recebe até 23 mulheres, por até 15 dias, junto com dependentes de até 12 anos. O programa Guarda Maria oferece proteção temporária às assistidas em risco de morte durante o acolhimento.
Fernanda Lordêlo frisa que o Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid) funciona também como acolhimento provisório para mulheres que precisam de afastamento do agressor ou verificação de benefícios e não estão em risco imediato.
“O Camsid também trabalha com mulheres vítimas de tráfico humano ou mulheres que, de acordo com a identificação dos órgãos de segurança, encontravam-se em situação de trabalho análogo à escravidão”.
Equipe e gestão
Os três CRAMs são geridos pela SPMJ e contam com equipes multidisciplinares compostas por psicólogas, assistentes sociais e advogadas. O trabalho foca na compreensão e no rompimento do ciclo da violência, além do fortalecimento da autoestima.
O Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares (CRAMLV) está na Avenida Tancredo Neves, no Caminho das Árvores, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Telefones para contato: (71) 3202-7396 / 9701 / 4675.
O Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher Arlette Magalhães (Cream) atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua José Seixas Filho, 11CH, Fazenda Grande II. Contato pelo telefone (71) 3202-7380.
O Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid) fica na Rua Lelis Piedade, 63, Ribeira, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com atendimento 24 horas para acolhimento. Telefone: (71) 3202-7399.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Últimas Notícias
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
O tradicional bloco carnavalesco se apresenta, nesta quinta-feira (5), às 21h, um show especial de Carnaval
Arembepe celebra 54 anos da festa de Iemanjá com fé, tradição e compromisso ambiental
Cortejo, oferendas no mar e apresentações culturais marcaram a celebração na orla de Camaçari
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade