Salvador amplia protagonismo na COP30 e apresenta ações de mitigação reconhecidas internacionalmente
Representantes da gestão municipal participaram de debates sobre governança climática, cooperação entre governos, inovação na gestão da água e alimentação saudável
Divulgação
O secretário municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Ivan Euler, afirmou que a presença de Salvador na COP30 é essencial para consolidar parcerias internacionais e apresentar resultados concretos da cidade na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. Nesta quarta-feira (12), representantes da gestão municipal participaram de debates sobre governança climática, cooperação entre governos, inovação na gestão da água e alimentação saudável, em Belém (PA).
Nesta sexta-feira (14), a Prefeitura de Salvador coordena o painel “Grandes Eventos e Ação Climática: cultura, resiliência e oportunidades”, que integra a programação oficial da conferência. A proposta é mostrar o trabalho desenvolvido pela administração municipal para reduzir as emissões de gases do efeito estufa em festas populares, como o Carnaval e o Festival Virada.
“Nos últimos dias, Salvador participou de diversos eventos e painéis, inclusive com a presença do prefeito Bruno Reis, discutindo temas como finanças e justiça climática, gestão de resíduos e biometano. Tivemos também a assinatura de um pacto para a redução das emissões de metano na nossa cidade”, disse Ivan Euler.
“Foram momentos importantes para debater os impactos das mudanças climáticas e apresentar as boas práticas que a capital baiana vem desenvolvendo, reconhecidas como cases de sucesso e referência para outras cidades do Brasil e do mundo”, complementou.
Salvador apresenta iniciativas ambientais na COP30
Entre as iniciativas destacadas pela Prefeitura estão o programa Salvador Solar, que incentiva o uso de energia limpa e capacita profissionais para atuar na área; o Corredores Verdes, que promove o plantio de árvores em grandes avenidas; e o pacto para a redução das emissões de metano, assinado durante a conferência pelo prefeito Bruno Reis (união Brasil).
Na última quarta-feira, o titular da Secis participou de painéis a convite de institutos como o Comida do Amanhã e o World Resources Institute (WRI), que debateram o acesso à água potável, logística reversa e assistência técnica para que municípios de menor porte também desenvolvam soluções de adaptação climática. Ivan Euler esteve ao lado do ministro das Cidades, Jader Filho, e de Carlos Antônio Vieira Fernandes, presidente da Caixa.
A comitiva da Secis também integrou discussões sobre economia circular e a importância dos oceanos para o equilíbrio ambiental. “Estar na COP30 é uma oportunidade valiosa para Salvador compartilhar suas experiências, ampliar parcerias e trazer novas soluções que fortaleçam as políticas ambientais e climáticas da cidade”, completou Ivan Euler.
Fortalecimento de políticas climáticas locais
O subsecretário da Secis, Walter Pinto Jr., também participa dos debates em Belém e destacou a importância do fortalecimento das instituições e dos governos locais no enfrentamento das mudanças climáticas. Segundo ele, os painéis têm ressaltado o papel das cidades na implementação de políticas sustentáveis e na criação de estratégias eficazes de governança climática.
“Tem se discutido também o plano de aceleração de soluções, além de estratégias de governança voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas. Essas iniciativas vão garantir apoio de organizações multilaterais e internacionais, além de financiamento climático para as cidades, o que é fundamental. Outro ponto relevante são as edificações sustentáveis, área em que Salvador também tem se destacado, com o IPTU Verde, voltado à construção de uma cidade mais sustentável e resiliente”, pontuou Walter Pinto Jr.
O primeiro painel coordenado por Salvador na programação oficial da COP30 ocorreu na terça-feira (11), com o tema “Gestão de Resíduos Sólidos como Estratégia Climática: Experiências Locais e Cooperação Internacional”. Na ocasião, a Prefeitura apresentou projetos como o Recicla Capital e o RODA, que ampliam a coleta seletiva e contribuem para a geração de renda na capital baiana.
Nesta quinta-feira (13), a comitiva de Salvador participa de novos painéis da COP30. A partir das 16h, os representantes da Secis estarão em um encontro promovido pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), entidade da qual o prefeito Bruno Reis é vice-presidente de Adaptação Urbana e Prevenção de Desastres. O tema será “Espaços públicos à prova do clima: arquitetura urbana resiliente”.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Cidades
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Polícia investiga morte de cachorro comunitário a tiros no interior de SP
Últimas Notícias
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise
Naiane arma contra João Raul, enquanto conflitos pessoais, alianças e decisões difíceis movimentam a novela das sete
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad
2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração
Atabaques, alfazema e rosas marcam festa em Salvador na saudação à Rainha do Mar e mãe de todos orixás
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Decisão repete patamar de janeiro e reflete condições favoráveis de geração de energia no período chuvoso
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis