Pular para o conteúdo
Início » Prefeitura de Cairu reconhece problema de lixão em Boipeba e inicia resolução ainda no primeiro semestre

Prefeitura de Cairu reconhece problema de lixão em Boipeba e inicia resolução ainda no primeiro semestre

banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)

Nas imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver objetos como papelões, vidros, plásticos amontoados em meio a uma área de Mata Atlântica

Um vídeo feito por moradores da Ilha de Boipeba, localizada no município de Cairu, Baixo Sul da Bahia, mostra que uma Área de Proteção Ambiental (APA) se transformou em uma espécie de aterro sanitário. Nas imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver diversos objetos como papelões, vidros, plásticos, alumínio, além de resíduos sólidos amontoados em meio a uma área de Mata Atlântica.

Segundo a Prefeitura, este “é um problema histórico que cresce ao longo dos anos.” O prefeito Hildécio Meireles (União Brasil) afirma que nas ilhas de Tinharé e Cairu, no mesmo município, esses lixões já estão em adiantado estado de extinção. Para Boipeba, as tratativas já estão em andamento para iniciar a operação de transbordo dos resíduos sólidos para aterro licenciado.

“O de Boipeba está atrasado, sobretudo, por causa da logística que é um pouco mais complexa”, pontua o gestor. 

Segundo moradores, o desenvolvimento turístico da ilha não tem sido acompanhado de políticas públicas eficazes na gestão do lixo e o único projeto de reciclagem, o Recicla Boipeba, enfrenta dificuldades financeiras por falta de apoio.

“Hoje nós trabalhamos com apoio de empresários e pessoas físicas. Trabalhamos um ano de forma independente, mas por falta de suporte tivemos que parar. Atualmente, empresários se movimentaram e hoje eles colaboram com um valor mensal pra que o trabalho continue. Seguimos com dificuldades, porém, nós conseguimos fazer o mínimo”, contou Jeslayne Ferreira, responsável pelo Recicla Boipeba, em entrevista ao Portal M!, nesta quinta-feira (4).

Confira vídeo:

Marcações:
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)