Pular para o conteúdo
Início » Povoado de Paulo Afonso tem chuva de granizo em meio a ventania

Povoado de Paulo Afonso tem chuva de granizo em meio a ventania

Por causa do temporal, ruas ficaram alagadas, algumas casas foram destelhadas e árvores foram arrancadas pelas raízes

A cidade de Paulo Afonso, no norte da Bahia, registrou uma chuva de granizo na madrugada deste sábado (24). Em imagens feitas por moradores é possível ver o momento em que o granizo caiu no povoado de Joá e que fortes chuvas e ventos atingiram a localidade. A forte ventania que atingiu o município, junto com as chuvas, destelhou casas, derrubou árvores e contribuiu para o desabamento do teto de uma igreja no povoado, onde foram registradas as principais ocorrências. Ninguém ficou ferido. As informações são do G1 Bahia.

Por causa do temporal, ruas ficaram alagadas, algumas casas foram destelhadas e árvores foram arrancadas pelas raízes.

De acordo com a Defesa Civil de Paulo Afonso, nunca havia sido registrado chuva de granizo na região. O município tem 15 pessoas desabrigadas, nas comunidades de Barriga e Bogó, além de 33 famílias desalojadas.

Um temporal atingiu também a cidade de Maiquinique, na região sudoeste do estado, e causou estragos no município. A água invadiu casas e estabelecimentos comerciais e alagou diversos pontos da cidade. O hospital municipal também foi atingido e teve computadores e aparelhos molhados por causa da chuva. O atendimento não precisou ser suspenso.

De acordo com informações da prefeitura, cinco famílias estão desalojadas e uma família desabrigada. Quatro dessas famílias estão em casas de familiares, uma em um aluguel social e outra em uma escola municipal. Durante a noite de sexta-feira (23), equipes da prefeitura e voluntários fizeram limpezas nas ruas e casas da cidade.

Os estragos causados pelas chuvas entre quinta (22) e sexta-feira (23) foram registrados em outros dois municípios baianos. Com isso, subiu para 64 o número de cidades afetadas pelo temporal entre janeiro e fevereiro deste ano, segundo informações divulgadas pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil do estado (Sudec), na sexta-feira (23).

Nesse cenário, um trecho da BA-131 ficou alagado entre a cidade de Ruy Barbosa e Mundo Novo. Nas imagens que circulam nas redes sociais, a quantida da água esconde totalmente o asfalto.

Uma barragem rural também rompeu em Ruy Barbosa, cidade a cerca de 320 km de Salvador. O rompimento deixou casas ilhadas e um imóvel chegou a desabar na zona urbana do municópio. A previsão para a cidade é que o tempo continue chuvoso.

Equipes da gestão municipal e defesa civil estão no local para avaliar os danos causados a estrutura da residência afetada e tentam auxiliar a população.

Em Barreiras, oeste do estado, os índices de chuva registrados se aproximaram dos 301,7 milímetros, quantia que supera mais do que o dobro esperado para o município no mês de fevereiro. Por causa disso, ruas amanheceram com asfalto destruito e outras alagadas na cidade.

Na cidade de Guaratinga, extremo sul da Bahia, chove sem parar há três dias, conforme informações de moradores.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou, apenas nos últimos três, carca de 120 mm de preciptação. Rios transbordaram, estradas e pontes ficaram danificadas na cidade.

Com o rompimento das pontes, produtores da região têm dificuldades para escoar a produção. A Defesa Civil do município informou que está concedendo assistência e espera ao menos a chuva parar para recuperar os danos causados nas estruturas da cidade.

 

Leia também:

Prefeitura entrega 200 novas casas em Santa Mônica através do Programa Morar Melhor 

Comunidades de Cajazeiras participam de simulados da Codesal 

47 kg de cocaína são apreendidos no Porto de Ilhéus 

Marcações: