Polícia Civil inicia entrega de celulares recuperados durante Operação Móbile 360° na Bahia
Mais de 170 aparelhos foram devolvidos no COI, em Salvador, em nova etapa do combate a furtos e à receptação de eletrônicos
Milena Brito/PCBA
Mais de 170 aparelhos celulares foram entregues, na manhã desta quarta-feira (5), no Centro de Operações e Inteligência de Segurança (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A ação integra a sétima edição da Operação Móbile 360°, coordenada pela Polícia Civil da Bahia, que busca combater os crimes de furto, roubo e receptação de eletrônicos em todo o estado. Realizada com apoio de diversos órgãos de fiscalização, a iniciativa tem ampliado a devolução de bens recuperados e o combate ao comércio irregular de celulares.
Sétima edição da Operação Móbile 360°
Deflagrada pela Polícia Civil da Bahia entre os dias 13 de agosto e 15 de outubro, resultou em 2.181 celulares apreendidos em todo o Estado. Desse total, 1.531 aparelhos já foram devolvidos aos proprietários, enquanto outros 650 dispositivos estão disponíveis para retirada a partir desta quarta-feira (5).
O chamado “Dia D” das devoluções aconteceu, nesta manhã, no Centro de Operações e Inteligência de Segurança (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. No entanto, os proprietários notificados poderão retirar seus aparelhos diretamente nas delegacias territoriais onde registraram as ocorrências de furto, roubo ou perda.
Resultados da operação
A operação teve abrangência estadual e reforçou o enfrentamento aos crimes de furto, roubo, latrocínio e receptação de celulares, além de coibir o comércio irregular e a adulteração de eletrônicos. Durante a ação, foram lavrados 115 procedimentos policiais, cumpridos 25 mandados de busca e apreensão e efetuadas 26 prisões em flagrante, além da aplicação de 15 medidas cautelares diversas.
As equipes atuaram em 118 estabelecimentos comerciais e 35 pontos informais, o que levou à identificação de oito empresas com indícios de sonegação fiscal e à intimação de 14 empreendimentos para regularização. A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz-BA) fiscalizou 35 lojas, das quais 19 foram autuadas ou notificadas, resultando na emissão de autos de infração que somam R$ 9 milhões.
Já a Receita Federal do Brasil inspecionou dez pontos comerciais. Enquanto a Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo de Salvador (Sedur) autuou ou notificou nove estabelecimentos.
Balanço desde primeira edição
Desde a primeira edição da Operação Móbile 360°, realizada em maio de 2024, o trabalho integrado já contabiliza 4.129 celulares recuperados, sendo 3.153 devolvidos aos donos. Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-BA), o resultado consolida o programa como uma das principais ações de enfrentamento à criminalidade tecnológica e à receptação no Estado.
A iniciativa é coordenada pela Polícia Civil da Bahia, por meio dos departamentos de Polícia Metropolitana (Depom), Polícia do Interior (Depin) e Especializado de Investigações Criminais (Deic), além da Coordenação de Operações de Polícia Judiciária (COPJ). O esforço é compartilhado com diversos órgãos parceiros, como a Sefaz-BA, Sedur, Procon-BA, Receita Federal do Brasil e Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz-SSA), em um modelo de cooperação entre segurança pública e fiscalização tributária.
Segundo a polícia, a integração entre órgãos de segurança e fiscalização tem sido fundamental para os resultados alcançados. A Polícia Civil mantém ações simultâneas em Salvador, na Região Metropolitana e em cidades do interior, garantindo continuidade e abrangência à operação.
Continuidade e impacto social
Além de recuperar aparelhos, a Operação Móbile 360° tem impacto direto no enfrentamento à receptação e ao mercado paralelo de eletrônicos, que alimentam crimes como roubos e furtos urbanos. Segundo a SSP-BA, o foco da ação é também desestimular o consumo de produtos de origem duvidosa e reforçar a segurança digital dos cidadãos.
De acordo com a Sefaz, a Operação Móbile 360° é um marco no combate à criminalidade associada a dispositivos móveis, promovendo recuperação de bens, responsabilização de infratores e conscientização social sobre a importância de adquirir produtos de origem legal.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas