PM-BA se pronuncia após denúncias de agressão a torcedores do Vitória e diz que ação teve ‘uso proporcional da força policial’

Confusões na Fonte Nova e Periperi resultaram em detenções, vandalismo e investigação por corrupção de menores


Redação
Redação 27/01/2025 16:03 • Cidades
PM-BA se pronuncia após denúncias de agressão a torcedores do Vitória e diz que ação teve ‘uso proporcional da força policial’ - Leitor M!
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) se manifestou, no domingo (26), sobre as denúncias de agressão feitas por torcedores do Vitória no entorno da Arena Fonte Nova. O episódio ocorreu no sábado (25), antes do jogo entre o Rubro-Negro e o Colo-Colo de Ilhéus, válido pelo Campeonato Baiano. Segundo nota da PM-BA, os indivíduos obstruíram as vias, desobedeceram às orientações da equipe de segurança e impediram a passagem de ambulâncias, comprometendo a mobilidade e a ordem na região.

“A PMBA ressalta que sua presença nos estádios tem como objetivo garantir a segurança dos torcedores e a tranquilidade do evento, buscando preservar a ordem e o bem-estar de todos os envolvidos. O Comando da Corporação determinou a apuração imediata dos fatos para esclarecer as circunstâncias da ocorrência, reafirmando seu compromisso com a legalidade e a transparência”, diz um trecho da nota divulgada.

Ainda segundo a declaração da PM-BA, a corporação não tolera excessos, e as ações devem ser pautadas pela técnica e pelo respeito aos direitos dos cidadãos.

Confusão na chegada do Vitória

De acordo com informações obtidas pelo Portal M!, o tumulto aconteceu na chegada do ônibus da equipe, quando enquanto a torcida realizada uma recepção aos jogadores. Contudo, ainda não se sabe o que de fato motivou a confusão.

Mais cedo, membros de uma torcida organizada do time que estavam promovendo atos de vandalismo foram detidos em Periperi, no Subúrbio Ferroviário. Com os presos, foram apreendidos materiais comumente utilizados em brigas, como objetos perfurocortantes e soco-inglês.

Prisões e vandalismo

No incidente em Periperi, aproximadamente 105 torcedores foram conduzidos à delegacia após a confusão que culminou em atos de vandalismo. Entre os detidos, 15 eram menores de idade. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram parte do tumulto, incluindo torcedores em cima de um ônibus do transporte público.

Em nota, a polícia informou que, com o vândalos, foram encontradas canivetes, latas de tina spray e drogas. “Com eles, foram apreendidos cinco soqueiras, seis latas de tinta spray, um canivete, uma tesoura, quatro cigarros e uma porção de maconha e uma pedra de crack”.

De acordo com a Polícia Civil, os envolvidos assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelos atos de tumulto e violência em um raio de cinco mil metros do evento esportivo. Um inquérito foi instaurado para investigar crimes de dano qualificado ao patrimônio e corrupção de menores.

Já no bairro de Engenho Velho de Brotas, integrantes da Torcida Uniformizada ‘Os Imbatíveis’ (TUI) atacaram torcedores do Bahia em um bar da região. Segundo as investigações do caso, os agressores arremessaram cadeiras, mesas e cones contra os tricolores.

Confira imagens:

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Sincerão gera brigas, choro e madrugada intensa na casa -
BBB 26 03/02/2026 às 10:34

Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Sincerão gera brigas, choro e madrugada intensa na casa

Conflitos após a dinâmica expõem fragilidades dos brothers e aumentam a tensão às vésperas do paredão


Copa do Mundo de 2027: CBF confirma amistosos da seleção feminina -
Esporte 03/02/2026 às 10:03

Copa do Mundo de 2027: CBF confirma amistosos da seleção feminina

Equipe vai enfrentar Costa Rica, Venezuela e México em amistosos internacionais entre fim de fevereiro e início de março


Licia Fábio celebra Iemanjá com edição especial do Dois de Fevereiro no Amado, confira giro de fotos -
Circulô 03/02/2026 às 09:32

Licia Fábio celebra Iemanjá com edição especial do Dois de Fevereiro no Amado, confira giro de fotos

Festa reuniu música, gastronomia e encontros à beira da Baía de Todos-os-Santos em tarde marcada por afeto e tradição


Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público -
Cidades 03/02/2026 às 09:30

Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público

Trocas de tiros no Vale das Pedrinhas e Jardim Santo Inácio provocam reforço policial, cirurgias de emergência e mudanças na rotina de moradores


Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos -
Circulô 03/02/2026 às 09:12

Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos

Celebração comandada por Carlinhos Brown transformou a Vila Caramuru em um espaço de ancestralidade, som e comunhão à beira-mar


Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas -
Cidades 03/02/2026 às 09:01

Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas

Programa oferece número histórico de bolsas e amplia acesso ao ensino superior com vagas presenciais e à distância


Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência -
Política 03/02/2026 às 08:30

Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência

Iniciativa está em estudo no Palácio do Planalto, diante da avaliação de que o calendário legislativo de 2026 será reduzido por se tratar de um ano eleitoral


Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes -
Negócios 03/02/2026 às 08:00

Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes

Ferramenta tem objetivo de agilizar a devolução de valores transferidos indevidamente e reduzir o uso do sistema de pagamentos instantâneos em crimes


AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026 -
Política 03/02/2026 às 07:00

AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026

Com posse de Luciano Ribeiro e mensagem anual de Jerônimo Rodrigues, Legislativo baiano inicia ano com 52 deputados focados na reeleição