Pesquisa revela que quatro em cada dez idosos já sofreram fraudes financeiras; Serasa lança canal de denúncias
Períodos de maior procura por negociações e acordos financeiros tornam-se especialmente propícios para a atuação de criminosos
Equipe M!
Golpistas têm intensificado ataques utilizando indevidamente o nome da Serasa para enganar, principalmente, brasileiros com mais de 60 anos. Uma pesquisa realizada em parceria com a Silverguard e o Instituto Opinion Box revela que quatro em cada dez idosos já foram vítimas de fraudes financeiras, e quase metade relatou ter sofrido ao menos uma tentativa de golpe recentemente.
De acordo com o levantamento, períodos de maior procura por negociações e acordos financeiros tornam-se especialmente propícios para a atuação de criminosos, que costumam reproduzir a linguagem e a identidade visual de marcas conhecidas para transmitir credibilidade e induzir as vítimas ao erro.
Entre os idosos que já caíram em golpes, 40% afirmam ter sido vítimas mais de uma vez. O impacto financeiro é significativo: 80% registraram algum tipo de prejuízo, sendo que, em mais da metade dos casos, as perdas ultrapassaram R$ 1.000.
Os efeitos das fraudes, no entanto, vão além do aspecto financeiro. Os entrevistados relatam sentimentos de frustração (29%), raiva (25%), medo (19%) e vergonha (11%), além de consequências para a saúde emocional, como ansiedade e insônia, mencionadas por 16% dos participantes.
Mesmo entre aqueles que não chegaram a sofrer prejuízos, a percepção de risco provocou mudanças de comportamento. Segundo a pesquisa, 57% passaram a evitar o cadastro de cartões em sites pouco conhecidos, enquanto 49% afirmam não abrir links recebidos, mesmo quando enviados por familiares.
Nova ferramenta de denúncias
Para combater esse tipo de crime, o Serasa lançou uma nova ferramenta de denúncias que permite aos cidadãos reportar tentativas de fraude e golpes que envolvam seu nome ou identidade. A plataforma oferece um canal direto para que os brasileiros possam informar casos de golpes e obter orientação sobre como proceder. Além disso, a ferramenta ajuda o Serasa a identificar padrões de ataques e reforçar a segurança para os consumidores.
A ferramenta de denúncias está disponível no site oficial do Serasa e pode ser acessada por qualquer pessoa que queira reportar fraudes financeiras. O Serasa reforça a importância de a população se manter atenta às tentativas de golpes, especialmente nas plataformas digitais, e de não fornecer informações pessoais, como senhas e dados bancários, em sites desconhecidos ou por meio de links suspeitos.
“Alguns sinais devem acender o alerta aos consumidores: nunca solicitamos depósitos para contas de pessoas físicas e não cobramos taxas antecipadas para liberar descontos”, reforça Patrícia Camillo, gerente da Serasa. “Na dúvida, não clique em links suspeitos e não compartilhe seus dados sem checar os canais oficiais e selos de verificação nas redes sociais”.
SOS Golpe
Diante do avanço dos golpes financeiros, a empresa também passou a disponibilizar aos consumidores a Central Serasa no SOS Golpe, iniciativa desenvolvida em parceria com a Silverguard. A ferramenta permite que vítimas registrem uma denúncia completa em poucos minutos e, de forma imediata, aciona o banco recebedor para solicitar o bloqueio preventivo dos valores envolvidos na fraude.
O atendimento é válido para qualquer tipo de golpe financeiro, inclusive aqueles que não envolvem diretamente o nome da Serasa. Pessoas com mais de 60 anos têm acesso automático a uma fila prioritária, e as instituições financeiras recebem alertas específicos quando a denúncia envolve vítimas idosas, agilizando a análise dos casos.
Segundo a diretora Márcia Netto, a proposta da ferramenta é ampliar as chances de recuperação dos valores e oferecer suporte mais humanizado às vítimas. “Não prometemos a devolução do dinheiro, mas aumentamos as possibilidades de recuperação com a agilidade e a qualidade do dossiê que enviamos gratuitamente à instituição de destino. Ao mesmo tempo, a Central SOS Golpe garante uma jornada mais digna e empática para vítimas de golpes de engenharia social, que muitas vezes se sentem perdidas e envergonhadas”, afirmou.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Últimas Notícias
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
CPMI do INSS amplia investigação e envolve filho de Lula e entorno de Flávio Bolsonaro
Quebras de sigilo e requerimentos colocam aliados de PT e PL no centro das apurações sobre fraudes em descontos e consignados
Prefeitura entrega nova contenção em Plataforma e amplia proteção contra deslizamentos em Salvador
Com investimento de R$4,5 milhões, a intervenção foi executada para reforçar a segurança de moradores e comerciantes, especialmente durante o período de chuvas
Alex da Piatã nega crise no PSD e reforça liderança de Otto Alencar após saída de Coronel
Deputado destaca coesão da legenda após saída de Angelo Coronel e descarta interferência de Gilberto Kassab sem aval do comando baiano
Rosemberg prega cautela sobre rumores de filiação de ACM Neto ao PSD e cobra diálogo interno
Deputado diz que debate sobre ACM Neto no PSD é precoce e afirma que prefeitos seguem alinhados ao governador Jerônimo Rodrigues
Convocação da seleção para Copa de 2026 entra na reta final sob comando de Ancelotti
Treinador indica base definida, admite dúvidas em posições-chave e detalha plano de preparação nos Estados Unidos
Kassab descarta articulação com ACM Neto, mantém Otto no comando do PSD e reafirma apoio a Jerônimo e Lula na Bahia
Presidente nacional do partido nega reuniões políticas, reforça autonomia do diretório baiano e confirma continuidade da aliança com PT no Estado
Governo Lula formaliza envio do acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso
Tratado cria maior área de livre comércio do planeta e depende de aval do Legislativo brasileiro
Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula
Senador recebe apoio do presidente nacional do PSD em meio à saída de Angelo Coronel da legenda
Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA
Presidente da Assembleia rebate especulações sobre debandada, destaca unidade da bancada e reforça autonomia do partido na Bahia
MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia
Programa amplia alcance do auxílio, garante gratuidade do botijão gratuito e segue para votação no Senado