Parque Social é finalista do Prêmio Ser Humano Luiz Tarquínio 2025 com iniciativas que destacam vulnerabilidade e cuidado com jovens
Iniciativas realizadas em parceria com a Prefeitura de Salvador concorrem na categoria ESG
Betto Jr. / Secom PMS
Dois projetos do Parque Social desenvolvidos em parceria com a Prefeitura de Salvador disputam, nesta terça-feira (2), o Prêmio Ser Humano Luiz Tarquínio 2025, em evento na Associação Comercial da Bahia. As iniciativas concorrem na categoria ESG por promoverem fortalecimento de vínculos comunitários e ações de saúde mental para jovens aprendizes, áreas consideradas estratégicas para reduzir desigualdades sociais na capital.
O reconhecimento ocorre após os programas ampliarem impacto em territórios vulneráveis e atenderem milhares de beneficiários entre 2023 e 2025.
ESG e transformação social: os projetos finalistas
O Parque Social participa da premiação com dois cases: “Convivendo e Aprendendo: Fortalecimento de Vínculos e Inclusão Social em Comunidades de Salvador” e “Projeto Jovem Aprendiz – Saúde Mental em Foco: O impacto das ações do Parque Social em conformidade com a NR 01”. Ambos refletem a atuação da instituição na promoção do desenvolvimento humano, alinhando políticas públicas a práticas de cuidado, inclusão e capacitação profissional.
De acordo com a diretora-geral do Parque Social, Sandra Paranhos, que celebrou a indicação com entusiasmo, o reconhecimento reforça a “seriedade” do trabalho desenvolvido no local. Ela também destacou que o “impacto real” das ações desenvolvidas são evidenciadas a partir da nomeação.
“Para nós, que acreditamos profundamente no desenvolvimento humano como caminho para transformar realidades, estar entre os finalistas de uma das premiações mais respeitadas da Bahia é uma confirmação de que estamos no rumo certo. Também é um incentivo para toda a equipe, que atua com compromisso, sensibilidade e responsabilidade social. Esse resultado não é apenas do Parque Social, mas de cada pessoa que constrói essa história com a gente”, afirmou.
Convivendo e Aprendendo: redes de cuidado em bairros vulneráveis
Atendendo cerca de 900 pessoas atualmente, o Convivendo e Aprendendo integra o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e é voltado à criação de espaços seguros de convivência e troca entre crianças, adolescentes, adultos e idosos. O projeto busca fortalecer vínculos afetivos, ampliar perspectivas de vida e fomentar inclusão social em comunidades com alto índice de vulnerabilidade.
“É um projeto que oferece à população em situação de vulnerabilidade social novas oportunidades de reflexão sobre a realidade em que vivem, contribuindo para o planejamento de novas estratégias e para a construção de novas perspectivas de vida e inclusão social. Configura-se como um espaço de troca de conhecimentos e aprendizagem entre crianças, adolescentes e idosos”, declarou a coordenadora Isla Carla.
Entre 2023 e 2025, a iniciativa impactou diretamente mais de 2.300 pessoas, alcançando territórios como Bonfim, Campinas de Pirajá, Paripe, Uruguai, Boca do Rio, Itapuã, Nova Esperança, São Cristóvão, Engenho Velho da Federação, Fazenda Grande do Retiro, Pau Miúdo e Saramandaia. O projeto fortalece redes comunitárias e promove ambientes protetivos em áreas historicamente negligenciadas.
Jovem Aprendiz Empreendedor: saúde mental como política de prevenção
O segundo projeto finalista, Jovem Aprendiz Empreendedor, diferencia-se pela adoção de práticas de cuidado emocional alinhadas à NR 01, norma que orienta ações de prevenção de riscos no ambiente de trabalho. Desde 2023, jovens participantes recebem acompanhamento psicossocial, passam por escuta qualificada, participam de imersões culturais e realizam atividades formativas que ampliam sua autonomia e preparo profissional.
Na avaliação da coordenadora Katharina Pinheiro o programa conta com uma lógica de prevenção, que representa uma atuação “antes que o sofrimento apareça”. “Queremos prevenir, formar e fortalecer jovens que estão ingressando no mundo do trabalho, garantindo que essa inserção seja saudável, digna e transformadora, ou seja, prevenir riscos psicossociais e promover ambientes de trabalho seguros para os Jovens Aprendizes”.
Histórico de premiações reforça liderança do Parque Social
O Prêmio Ser Humano Luiz Tarquínio, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos — Seccional Bahia (ABRH-BA), é considerado uma das mais relevantes premiações de gestão de pessoas no estado.
O Parque Social já venceu a etapa estadual em 2017 e 2018, com os programas Agente da Educação e Comunidade Empreende (PCE). Em 2019, o PCE levou a instituição a competir nacionalmente, conquistando o prêmio na modalidade Gestão de Pessoas – Sustentabilidade.
A presença novamente entre os finalistas reafirma o protagonismo da instituição no desenvolvimento social de Salvador, especialmente em estratégias de ESG, inclusão produtiva, proteção social e qualificação profissional.
Rayllanna Lima
Rayllanna Lima é jornalista e especialista em Marketing e Growth, movida pelo desejo de transformar dados em narrativas que informam, conectam e inspiram. Autora do livro Renascer, reúne experiências em veículos de comunicação, agências e empresas dos setores de energia e pesquisa de mercado, com foco em integrar pessoas, marcas e propósito.
Mais Lidas
Júpiter atinge brilho máximo em 2026 e pode ser visto a olho nu neste sábado
Bolsa Família 2026: saiba quem tem direito e como se cadastrar no benefício
Cidades
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Bolsa Família 2026: saiba quem tem direito e como se cadastrar no benefício
Últimas Notícias
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Jerônimo minimiza declaração de Wagner sobre chapa ‘puro-governador’ e prega cautela
Em meio a rumores de racha com aliados, governador busca saída negociada para impasse entre Rui Costa e Angelo Coronel
Jerônimo diz que Operação Overclean não muda relação com PDT e mantém confiança em Félix Mendonça Jr.
Governador mantém apoio político mesmo após aliado ser alvo da Polícia Federal por esquema de desvios de emendas na Bahia
Defesa de Bolsonaro tenta levar ao plenário do STF nova ofensiva contra condenação por tentativa de golpe
Advogados protocolam recurso para reabrir discussão jurídica enquanto família relata piora no estado de saúde do ex-presidente
Hugo Motta condiciona apoio a Lula em 2026 a gestos do Planalto e demandas da Paraíba
Presidente da Câmara afirma que decisão sobre aliança passará por negociações políticas e interesses da Paraíba
Calendário de 2026 anima bares e restaurantes com feriados prolongados e Copa do Mundo
Datas estratégicas ao longo do ano e jogos do Brasil em horários favoráveis ampliam expectativa de faturamento no setor de alimentação fora do lar
‘Tarifaço’ de Trump contra Irã coloca US$ 2,8 bi do superávit brasileiro sob ameaça
Brasil exportou US$ 2 bi em milho para iranianos em 2025 e corre risco de sofrer retaliação em seu comércio com Washington
Segurança da Lavagem do Bonfim 2026 mobiliza mais de 2 mil agentes, ativa CICC e amplia uso de tecnologia
Operação coordenada pela SSP reúne forças policiais, bombeiros e órgãos parceiros para monitorar evento em tempo real
Resumo de Êta Mundo Melhor de 12 a 17 de janeiro: revelações, ameaças e romances em risco
Semana da novela é marcada por ciúmes, confrontos e um atentado que muda os rumos da trama
Resumo de Três Graças de 12 a 17 de janeiro: segredos, confrontos e novas revelações movimentam a semana
Investigação sobre a escultura e conflitos familiares ganham força nos próximos capítulos da novela
Resumo Coração Acelerado de 12 a 17 de janeiro: estreia da novela traz paixões, desencontros, fuga e momentos de humilhação
Trama musical que estreou em 12 de janeiro acompanha a trajetória de uma jovem cantora em busca de espaço e reconhecimento