Pular para o conteúdo
Início » Novo Laboratório Central ampliará em 15% a realização de exames de coleta

Novo Laboratório Central ampliará em 15% a realização de exames de coleta

Segundo a coordenadora do Lacs, Olivete Borba, a nova estrutura permitirá que a capital baiana conte com mais oito postos de coleta nos bairros

A Prefeitura entregou nesta segunda-feira (3), o novo Laboratório Central de Salvador (LACS), em Amaralina, Salvador. O equipamento, foi batizado em homenagem ao médico e cientista Elsimar Coutinho, que faleceu em 2020, e também vai contribuir para a área de Vigilância Epidemiológica na investigação dos agravos que afetam a população como surtos e epidemias.

Segundo a coordenadora do Lacs, Olivete Borba, a nova estrutura permitirá que a capital baiana conte com mais oito postos de coleta nos bairros, que serão inaugurados até o final deste ano. Assim, a expectativa é que a realização de exames suba para 400 mil, em média, por mês.

“Esse será um ganho muito grande para a população. Numa cidade como a nossa, ter um laboratório de saúde pública é muito importante. É por isso que digo que essa é uma vitória, não só para nós, equipe de trabalho, enquanto servidores públicos, mas sobretudo para o povo. Inicialmente, a gente espera aumentar 15%, mas daqui até o final do ano, com a implantação de novos postos de saúde, isso pode aumentar até 40%”, enfatizou Olivete em entrevista ao Portal M!.

O novo LACS possibilitará a implantação da área técnica da biologia molecular, ampliando a realização de exames no setor da microbiologia, bioquímica, uroanálise, dosagens hormonais, imunologia e parasitologia.

“Estamos se reorganizando com os nossos fluxos de trabalho para se adaptar à nova realidade da gente, e com certeza isso vai melhorar muito. A equipe também está muito feliz, então isso estimula a gente a trabalhar mais. Neste laboratório de biologia molecular, vamos fazer exames mais específicos como de síndromes respiratórias, então é uma grande vitória pra todos nós”, reforçou Olivete.

Confira entrevista:

Leia também:

Prefeitura entrega novo Laboratório Central de Salvador nesta segunda-feira

Valter Pontes / Secom PMS