Pular para o conteúdo
Início » Neoenergia Coelba remove 40 mil ligações clandestinas de energia na Bahia no primeiro trimestre de 2024

Neoenergia Coelba remove 40 mil ligações clandestinas de energia na Bahia no primeiro trimestre de 2024

banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)
Volume de ligação clandestina de energia poderia abastecer Feira de Santana por dois meses; números são referentes ao primeiro trimestre do ano

As ações de combate as ligação clandestina de energia realizadas, pela Neoenergia Coelba resultaram na remoção de aproximadamente 40 mil ligações clandestinas na Bahia no primeiro trimestre de 2024. A distribuidora estima que 136 milhões de quilowatts-hora foram recuperados nas operações, cerca de 47% a mais que o mesmo período do ano passado. O volume de energia desviada poderia abastecer o município de Feira de Santana, o segundo mais populoso do estado, durante dois meses. 

Para alcançar os resultados, a Neoenergia Coelba aprimorou as suas tecnologias para identificar possíveis fraudes remotamente, aumentando a assertividade das ações em campo. No primeiro trimestre deste ano, os profissionais da concessionária realizaram cerca de 40 mil inspeções em todos os municípios da Bahia.

“A estrutura voltada ao combate das ligações clandestinas foi dinamizada visando alcançar os melhores resultados. O processo tem início na nossa sede, onde realizamos as análises de carga e possíveis incompatibilidades de consumo, e direcionamos profissionais treinados para identificar as fraudes. Com a confirmação, há a retirada imediata da irregularidade e se inicia os trâmites administrativos”, explicou o especialista em Gestão da Receita da Neoenergia Coelba, Fábio Queiroz. 

Além de residências, de baixo e alto padrão, o furto de energia também é cometido por proprietários de segmentos econômicos. Em unidades comerciais e industriais, por exemplo, a Neoenergia Coelba identificou e removeu cerca de cinco mil ligações irregulares no primeiro trimestre de 2024.

Outras 1.500 irregularidades foram encontradas em propriedades agrícolas ou rurais da Bahia. Em uma delas, localizada em Nova Viçosa, os profissionais da distribuidora encontraram uma fraude capaz de abastecer mais de sete mil residências durante 15 dias. “Nossas ações acontecem em todos os nichos de consumidores e classes sociais dos consumidores. Independentemente de quem for, nós iremos atuar e remover a fraude”, destacou Fábio Queiroz.

Crime e denúncias

O furto de energia é um crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. Os “gatos” também representam riscos à população, pois são realizados por profissionais sem autorização e treinamento adequado. 

Além de ilegais e poder provocar acidentes graves, as irregularidades prejudicam o fornecimento de energia, podendo causar problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento. Por isso, é importante a denúncia de fraudes e furtos de energia. As denúncias são feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site da Neoenergia Coelba.

Deixe um comentário

Divulgação
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)