Morar Melhor Entidades reforma 282 instituições em Salvador
Projeto transforma espaços comunitários e templos de matriz africana, reforçando cidadania e inclusão social na capital baiana
O programa municipal Morar Melhor Entidades já contabiliza 282 instituições beneficiadas em Salvador desde o seu lançamento. Inspirado no Morar Melhor, a iniciativa busca reformar e adequar espaços que oferecem serviços essenciais nas áreas de educação, saúde e assistência social.
De acordo com a Prefeitura de Salvador, a meta é alcançar 400 organizações, incluindo terreiros de candomblé e Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Até agora, 80 entidades tiveram suas reformas concluídas, 27 estão em andamento e outras 14 estão prestes a iniciar as obras.
Transformar espaços e garantir mais segurança
Coordenado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), o programa conta com a parceria das secretarias da Reparação (Semur), da Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), e da Educação (Smed).
“O Morar Melhor Entidades demonstrou ser uma iniciativa fundamental para a melhoria das condições de vida de milhares de pessoas. Em apenas seis meses, o programa já alcançou resultados expressivos, com uma média mensal de 40 cadastramentos”, afirmou Francisco Torreão, titular da Seinfra.
O principal objetivo do programa é transformar os espaços físicos, garantindo mais segurança, acessibilidade e funcionalidade para os beneficiados. Além disso, a iniciativa promove cidadania e desenvolvimento socioassistencial em comunidades vulneráveis.
Transformação do Mapi Social
Entre os beneficiados está o Ministério de Adoração Profética Internacional (Mapi Social), uma organização com 19 anos de atuação no bairro de Nova Brasília. A instituição oferece atividades como oficinas de cidadania, percussão, balé e artesanato para crianças e adolescentes. Mulheres também são atendidas com cursos profissionalizantes de Doces e Salgados, Maquiagem e Costura.
Com 240 pessoas atendidas, sendo 80 crianças e adolescentes, o Mapi enfrentava graves problemas estruturais antes da reforma. “Antes da Prefeitura, nós estávamos com o prédio em reforma, porém não tínhamos condições financeiras para concluir a obra. Nós tínhamos batido a laje, mas ela estava sem reboco na parte interna. Na parte da frente da instituição, algumas telhas estavam quebradas e todas elas estavam velhas, então quando chovia enchia de água. Era horrível. Ficávamos tirando baldes d’água de dentro do espaço. Nós não tínhamos como trocar, pois a instituição sobrevive de doações e da ajuda de voluntários”, relatou a bispa Eliana Sanches, líder da instituição.
Após as obras, o espaço recebeu novos telhados, pintura nas paredes, melhorias no refeitório e reforma completa dos banheiros.
“Depois que rebocou a parte interna da laje e foi pintando, começou a dar uma vida e alegria ao local. Eu não teria condições de pagar por essa parte da finalização. Enfim, não temos palavras para agradecer à Prefeitura por todo o apoio que nos foi dado enquanto instituição. Hoje o Mapi Social está melhor do que estava para atender as crianças e adolescentes, com novos espaços, a exemplo do escritório, da secretaria, refeitório e salão. No salão ocorrem tanto as aulas de balé como as de percussão. Eu sou muito grata”, destacou Eliana.
O Mapi Social integra a Visão Celular Modelo dos 12 e realiza encaminhamentos para os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), Prefeituras-Bairro, Cadastro Único (CadÚnico) e Conselho Tutelar. Com as melhorias realizadas na estrutura, a instituição ampliou sua visibilidade e a capacidade de atendimento à população, oferecendo serviços com mais qualidade e contribuindo para a redução das vulnerabilidades sociais na comunidade.
Reparação histórica da Casa Odara
O programa também tem um papel importante na valorização cultural e reparação social ao atender terreiros de matriz africana. Um exemplo é o terreiro Ylê Àsé Iyá Omim Osogbo, em Novo Marotinho, que integra o projeto Casa Odara, vinculado ao Morar Melhor Entidades.
As reformas realizadas incluíram revestimento da cozinha, melhorias no teto e redistribuição de acessos. “A Prefeitura me ajudou a rebocar algumas paredes, a abrir algumas portas e a fechar outras, revestiu a cozinha de azulejo, chapiscou o teto da cozinha e colocou o forro em PVC. Só a pintura que eu pedi para deixar por minha conta, pois eu pretendo inaugurar em abril do próximo ano. Eu estou muito agradecido. Não tenho nem palavras para expressar. Com a reforma, o meu barracão está lindo, está pronto” afirmou Baba Regis de Oxum, líder do terreiro.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Previsões para 2024: o que se cumpriu e os principais erros
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Feira de Santana inicia matrículas para novos alunos da rede municipal
Com bolsas de até R$ 2.100, governo federal lança programa ‘Mais Professores’
Meta diz que fim da checagem de fatos, por enquanto, se aplica apenas aos EUA
Morar Melhor Entidades reforma 282 instituições em Salvador
Primeira parada náutica LGBTQIAPN+ do Brasil será realizada em Salvador
Últimas Notícias
Feira de Santana inicia matrículas para novos alunos da rede municipal
Com bolsas de até R$ 2.100, governo federal lança programa ‘Mais Professores’
Gracyanne elogia Belo durante conversa no BBB25: ‘Também amo’
A modelo também compartilhou com os colegas de confinamento que Belo foi a pessoa responsável por ensiná-la a expressar sentimentos
Ivete Sangalo anuncia data de lançamento do EP gravado no Farol da Barra
'O Verão Bateu em Minha Porta' chega às plataformas digitais nesta quarta-feira (15), trazendo a energia única de Ivete e um feat com a ministra da Cultura
Presidente da Central do Outdoor Bahia traça meta para 2025: ‘Pensar inovação dentro do nosso produto’
Vinícius Linhares também ressaltou que o desafio será 'melhorar', além da realização de workshops, a participação em eventos e estabelecer parcerias
Débora Regis garante salários de janeiro dos professores em Lauro e alfineta Moema: ‘Não vou dar calote’
Prefeita reiterou que a educação será um eixo prioritário de sua administração
BBB25: Aline Patriarca é a primeira pipoca a ultrapassar 500 mil seguidores
Atualmente, a participante mais seguida do reality é Gracyanne Barbosa, com mais de 11,9 milhões de seguidores
De férias em Salvador, Caetano Veloso prestigia show de Mãeana no Rio Vermelho
Público foi surpreendido pela presença de Caetano Veloso em noite especial no Rio Vermelho
Meta diz que fim da checagem de fatos, por enquanto, se aplica apenas aos EUA
Segundo o documento enviado pela empresa, a medida será testada e aprimorada no país antes de qualquer expansão
Espaços no Pelourinho geram preocupação com segurança em eventos: Largo da Tieta recebe intervenções, Praça das Artes não
Portal M! conversou com autoridades e produtores responsáveis pela fiscalização e realização dos eventos nos espaços
Morar Melhor Entidades reforma 282 instituições em Salvador
Projeto transforma espaços comunitários e templos de matriz africana, reforçando cidadania e inclusão social na capital baiana
Ivete e Daniela participam da temporada de verão do Sem Censura na Bahia; saiba como participar
Programa icônico da TV Brasil terá transmissões ao vivo com convidados especiais e plateia no Cineteatro 2 de Julho