Morar Melhor Entidades reforma 282 instituições em Salvador

Projeto transforma espaços comunitários e templos de matriz africana, reforçando cidadania e inclusão social na capital baiana


Daniel Freitas
Daniel Freitas 14/01/2025 18:02 • Cidades
Morar Melhor Entidades reforma 282 instituições em Salvador - Jefferson Peixoto/ PMS

O programa municipal Morar Melhor Entidades já contabiliza 282 instituições beneficiadas em Salvador desde o seu lançamento. Inspirado no Morar Melhor, a iniciativa busca reformar e adequar espaços que oferecem serviços essenciais nas áreas de educação, saúde e assistência social.

De acordo com a Prefeitura de Salvador, a meta é alcançar 400 organizações, incluindo terreiros de candomblé e Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Até agora, 80 entidades tiveram suas reformas concluídas, 27 estão em andamento e outras 14 estão prestes a iniciar as obras.

Transformar espaços e garantir mais segurança

Coordenado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), o programa conta com a parceria das secretarias da Reparação (Semur), da Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), e da Educação (Smed).

“O Morar Melhor Entidades demonstrou ser uma iniciativa fundamental para a melhoria das condições de vida de milhares de pessoas. Em apenas seis meses, o programa já alcançou resultados expressivos, com uma média mensal de 40 cadastramentos”, afirmou Francisco Torreão, titular da Seinfra.

O principal objetivo do programa é transformar os espaços físicos, garantindo mais segurança, acessibilidade e funcionalidade para os beneficiados. Além disso, a iniciativa promove cidadania e desenvolvimento socioassistencial em comunidades vulneráveis.

Transformação do Mapi Social

Entre os beneficiados está o Ministério de Adoração Profética Internacional (Mapi Social), uma organização com 19 anos de atuação no bairro de Nova Brasília. A instituição oferece atividades como oficinas de cidadania, percussão, balé e artesanato para crianças e adolescentes. Mulheres também são atendidas com cursos profissionalizantes de Doces e Salgados, Maquiagem e Costura.

Com 240 pessoas atendidas, sendo 80 crianças e adolescentes, o Mapi enfrentava graves problemas estruturais antes da reforma. “Antes da Prefeitura, nós estávamos com o prédio em reforma, porém não tínhamos condições financeiras para concluir a obra. Nós tínhamos batido a laje, mas ela estava sem reboco na parte interna. Na parte da frente da instituição, algumas telhas estavam quebradas e todas elas estavam velhas, então quando chovia enchia de água. Era horrível. Ficávamos tirando baldes d’água de dentro do espaço. Nós não tínhamos como trocar, pois a instituição sobrevive de doações e da ajuda de voluntários”, relatou a bispa Eliana Sanches, líder da instituição.

Após as obras, o espaço recebeu novos telhados, pintura nas paredes, melhorias no refeitório e reforma completa dos banheiros.

“Depois que rebocou a parte interna da laje e foi pintando, começou a dar uma vida e alegria ao local. Eu não teria condições de pagar por essa parte da finalização. Enfim, não temos palavras para agradecer à Prefeitura por todo o apoio que nos foi dado enquanto instituição. Hoje o Mapi Social está melhor do que estava para atender as crianças e adolescentes, com novos espaços, a exemplo do escritório, da secretaria, refeitório e salão. No salão ocorrem tanto as aulas de balé como as de percussão. Eu sou muito grata”, destacou Eliana.

O Mapi Social integra a Visão Celular Modelo dos 12 e realiza encaminhamentos para os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), Prefeituras-Bairro, Cadastro Único (CadÚnico) e Conselho Tutelar. Com as melhorias realizadas na estrutura, a instituição ampliou sua visibilidade e a capacidade de atendimento à população, oferecendo serviços com mais qualidade e contribuindo para a redução das vulnerabilidades sociais na comunidade.

Reparação histórica da Casa Odara

O programa também tem um papel importante na valorização cultural e reparação social ao atender terreiros de matriz africana. Um exemplo é o terreiro Ylê Àsé Iyá Omim Osogbo, em Novo Marotinho, que integra o projeto Casa Odara, vinculado ao Morar Melhor Entidades.

As reformas realizadas incluíram revestimento da cozinha, melhorias no teto e redistribuição de acessos. “A Prefeitura me ajudou a rebocar algumas paredes, a abrir algumas portas e a fechar outras, revestiu a cozinha de azulejo, chapiscou o teto da cozinha e colocou o forro em PVC. Só a pintura que eu pedi para deixar por minha conta, pois eu pretendo inaugurar em abril do próximo ano. Eu estou muito agradecido. Não tenho nem palavras para expressar. Com a reforma, o meu barracão está lindo, está pronto” afirmou Baba Regis de Oxum, líder do terreiro.

Daniel Freitas

Daniel Freitas

Formado em jornalismo pela Universidade Salvador (Unifacs), é apaixonado por esportes, com experiência em assessoria de imprensa. Chegou à equipe do Portal Muita Informação em 2024 com uma vontade imensa de aprender e agregar.

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

Último adeus ao Papa Francisco reúne governador e prefeito na Catedral de Salvador -
Cidades 22/04/2025 às 10:34

Último adeus ao Papa Francisco reúne governador e prefeito na Catedral de Salvador

Cerimônia reuniu Jerônimo Rodrigues, Bruno Reis, fiéis e autoridades para celebrar legado do pontífice argentino


Bahia vence Ceará com gol nos acréscimos e respira fora da zona de rebaixamento -
Esporte 22/04/2025 às 10:02

Bahia vence Ceará com gol nos acréscimos e respira fora da zona de rebaixamento

Triunfo na Fonte Nova garante primeiros três pontos do Tricolor na Série A do Brasileirão 2025


Dom Sérgio da Rocha representa Salvador no Conclave que define sucessor de Francisco -
Cidades 22/04/2025 às 09:32

Dom Sérgio da Rocha representa Salvador no Conclave que define sucessor de Francisco

Antes do embarque, arcebispo primaz do Brasil celebra missa, nesta terça, às 17h, na Catedral Basílica de Salvador, em sufrágio da alma do pontífice


Resumo BBB 25 de segunda-feira (21/4): Finalistas assistem retrospectiva marcada por emoção, reencontros e conflitos -
BBB 25 22/04/2025 às 09:01

Resumo BBB 25 de segunda-feira (21/4): Finalistas assistem retrospectiva marcada por emoção, reencontros e conflitos

João Pedro confronta Renata sobre torcida contrária, enquanto Guilherme relembra desentendimentos com aliados durante exibição dos VTs


Salvador inicia aulas gratuitas sobre patrimônio histórico no Palacete Tira-Chapéu com Itamar Musse -
Cidades 22/04/2025 às 08:30

Salvador inicia aulas gratuitas sobre patrimônio histórico no Palacete Tira-Chapéu com Itamar Musse

Aula inaugural acontecerá, na quinta-feira (24), às 18h, com palestra do museólogo e marchand Itamar Musse


Lula libera R$ 27 milhões ao STF após ataque com explosivos -
Política 22/04/2025 às 08:00

Lula libera R$ 27 milhões ao STF após ataque com explosivos

Medida provisória destina recursos para equipamentos de vigilância e obras estruturais; atentado de novembro reacendeu debate sobre proteção


SAC Salvador Shopping amplia horário a partir desta terça-feira para emissão da nova carteira de identidade -
Cidades 22/04/2025 às 07:30

SAC Salvador Shopping amplia horário a partir desta terça-feira para emissão da nova carteira de identidade

Medida tem como objetivo atender ao aumento na procura pela nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)


Oportunidade em Salvador: Simm oferece 68 vagas nesta terça-feira para quem busca emprego ou estágio -
Cidades 22/04/2025 às 07:00

Oportunidade em Salvador: Simm oferece 68 vagas nesta terça-feira para quem busca emprego ou estágio

No caso das vagas que exigem experiência, o tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho


Alexandre Silveira discute expansão de veículos elétricos e baterias com gigantes chinesas -
Política 21/04/2025 às 23:00

Alexandre Silveira discute expansão de veículos elétricos e baterias com gigantes chinesas

Visita à China faz parte de uma missão oficial cujo objetivo é atrair investimentos internacionais para o setor energético brasileiro


Governo promete Internet em 100% das unidades de saúde indígena até 2026 -
Saúde 21/04/2025 às 22:05

Governo promete Internet em 100% das unidades de saúde indígena até 2026

Medida faz parte do plano do Ministério da Saúde para ampliar acesso à telessaúde em territórios indígenas