header1_bg
Pular para o conteúdo
Início » Marina Silva e Simone Tebet visitam Mato Grosso do Sul e avaliam destruição do Pantanal

Marina Silva e Simone Tebet visitam Mato Grosso do Sul e avaliam destruição do Pantanal

Marina Silva e Simone Tebet sobrevoam áreas afetadas no Mato Grosso do Sul e anunciam medidas para enfrentar a crise ambiental

Nesta sexta-feira, (28), as ministras Marina Silva (Rede) e Simone Tebet (MDB) visitaram o estado do Mato Grosso do Sul e avaliaram o prejuízo provocado pelas queimadas no Pantanal. Durante a visita, a comitiva do governo federal e representantes do governo estadual sobrevoaram as áreas atingidas pelos incêndios. 

Silva, que é ministra do meio ambiente, afirmou ser uma situação desoladora, principalmente pela destruição das riquezas naturais. De acordo com a secretaria de meio ambiente do estado, mais de 530 mil hectares de terra foram atingidos pelo fogo, um aumento de 2.000% em relação a 2023, quando 17 mil hectares foram afetados. 

A ministra fez ainda um apelo para que as pessoas parem de utilizar fogo na região do pantanal, principalmente por causa da seca e da estiagem das chuvas provocadas pelo El Niño. O meteorologista Vinícius Sperling informou que Corumbá está há 73 dias sem chuvas e que o estado enfrenta uma falta de precipitação abaixo da média desde setembro do ano passado, além de várias ondas de calor que agravaram a situação. 

Em resposta à crise, a Força Aérea Brasileira (FAB) irá utilizar uma aeronave com capacidade para transportar 12 mil litros de água para ajudar no combate às chamas, marcando a primeira vez que esse recurso será usado no Pantanal. 

Ainda segundo a ministra, a polícia federal iniciou investigações para descobri quem foram os responsáveis por causar o incêndio e responsabilizá-los pela destruição do bioma. Já a ministra do Planejamento, Simone Tebet, garantiu que não faltará recursos para apoiar o Mato Grosso do Sul, enfatizando que o problema não é apenas climático, mas também causado pela ação humana criminosa, como apontam as suspeitas da Polícia Federal. 

Leia também:

Salvador será sede da primeira reunião do Conaprev em 2025

Bruno Reis empossa novos membros do Conselho Municipal LGBTQIAPN+ e divulga novas ações

Marcelo Camargo/Agência Brasil
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)

Política