Coala Festival: Afrocidade e Timbalada se unem em show histórico
Bandas baianas celebram ancestralidade e música afro-brasileira em apresentação inédita
A união entre o timbau e a música afro-baiana cria uma conexão única entre as bandas Afrocidade e Timbalada no Coala Festival. Pela primeira vez, os dois grupos dividirão o palco em uma apresentação inédita , no próximo domingo (8), às 18h40, no Memorial da América Latina, em São Paulo.
A iniciativa do encontro partiu da Afrocidade, que, inicialmente, tinha como objetivo prestar uma homenagem à Timbalada, banda com 33 anos de trajetória. O que começou como uma simples homenagem evoluiu para uma celebração da música afro-brasileira e da ancestralidade, que impulsiona ambas as bandas.
“Para nós sempre fez muito sentido homenagear a Timbalada, que desde o início foi – e continua sendo – uma das nossas referências mais latentes. A Afrocidade existe e produz o som que o público conhece hoje também porque todos nós crescemos ouvindo a Timbalada”, relata Eric Mazzone, vocalista, baterista e diretor musical da Afrocidade, que fará sua segunda apresentação no Coala Festival. A primeira ocorreu em 2019.
“É a primeira vez que um encontro como esse acontece em mais de 30 anos de história da Timbalada e ele foi recebido como um presente por todos nós. Estrear no palco do Coala, um festival nacional tão importante, compartilhando o palco com essa banda que, como eu, nasceu em Camaçari, na Bahia, será muito especial”, afirma Denny Denan, vocalista da Timbalada, ao lado de Buja Ferreira.
Conexão Percussiva
O elo mais forte entre as duas bandas reside na percussão. No palco do Coala Festival, essa força ganha vida em uma performance potente, envolvente e totalmente dançante, unindo as linguagens musicais dos dois grupos.
O repertório do show trará clássicos de ambas as bandas, como Beija-Flor, da Timbalada, e Baby Te Liguei, que projetou a Afrocidade no cenário internacional. A colaboração entre os grupos ganha destaque em As Mina Para o Baile, onde os ritmos se entrelaçam de maneira vibrante.
Além da música, o figurino foi especialmente criado para o espetáculo, assinado pela colaboração Adidas+Farm, celebrando uma década de parceria. A estética visual é complementada pelas icônicas pinturas corporais popularizadas pela Timbalada.
História e Ancestralidade
Fundada em 1991 por Carlinhos Brown, a Timbalada se tornou referência na música baiana com sua sonoridade efervescente e a forte presença do timbau. Ao longo de mais de três décadas, a banda acumulou inúmeros sucessos, tendo Denny Denan e Buja Ferreira como vozes principais, e conta atualmente com cerca de 29 músicos.
A Afrocidade, por sua vez, surgiu em 2011, duas décadas após a Timbalada, como resultado de anos de pesquisa musical liderada por Eric Mazzone. A banda, que mistura ritmos da África contemporânea e outras influências africanas, é conhecida pela forte interação com o público ao vivo.
Além da música, a Afrocidade utiliza suas letras para reafirmar a importância e a força dos valores étnicos baianos e brasileiros, reverenciando suas raízes africanas. O grupo é composto por Fernanda Maia, Rafael Lima, Douglas Santos, Marley Lima, Sulivan Nunes, Deivite Marcel e Guto Sobral.
Line-up do Coala Festival
Além da apresentação histórica de Afrocidade e Timbalada, o Coala Festival contará com outros grandes nomes no domingo, incluindo Planet Hemp, Joyce Alane, Yago OProprio, 5 a Seco, Xande canta Caetano, e Mariana Aydar com Mestrinho. Os shows do palco principal serão transmitidos ao vivo pelo streaming Disney+.
Leia também:
Sesi Casa Branca recebe espetáculo infantil focado em saúde mental
Em livro, paciente condenado a morrer conta sua história vencendo câncer
Mais Lidas
Cultura
Festival de Verão Salvador 2025: tudo que precisa saber sobre evento
Lavagem do Beco promete agitar Itaparica com tradição, música e cultura
Feira de Quadrinhos reúne artistas premiados no MAC Bahia neste sábado
Últimas Notícias
Governo da Bahia convoca mais 313 professores para Educação Básica
Sandro Filho participa de cerimônia da Marinha em Salvador
PGR pede arquivamento de investigação contra Renan Calheiros por propina
Senador era acusado de interferir para criação de legislações favoráveis a Richard Klien, empresário do setor portuário
Flávio Dino autoriza repasse de emendas para três ONGs após ajustes em normas de transparência
Entidades beneficiadas são monitoradas pela CGU para garantir aplicação correta dos recursos
Diego e Daniele Hypolito vencem segunda Prova do Anjo do BBB 25
Ginastas garantem imunidade para outra dupla durante formação do paredão; Maike e Gabriel foram escolhidos para castigo do monstro
Base de Neto sofre mais uma baixa e prefeito de Brejões anuncia apoio a Jerônimo
Investida acontece 3 dias após prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), também se reunir com governador petista
Putin apoia visão de Trump e sugere que guerra na Ucrânia seria evitada com republicano no poder
Líder russo elogia presidente dos EUA como pragmático e destaca possível negociação para dar fim ao conflito
Parceria: Gordinho da Favela e instituto beneficente restauram moradias em Salvador
Iniciativa aconteceu, desta vez, no bairro de Campinas de Pirajá
‘100 Dias sem Fila’: José Ronaldo acompanha mutirões de saúde em Feira de Santana
Projeto busca eliminar filas para consultas e exames médicos com ações integradas e parcerias estratégicas
Parlamentares acionam TCU e pedem revisão de bloqueio de bilionário do programa ‘Pé-de-Meia’
Parlamentares argumentam que a suspensão pode agravar a evasão escolar e excluir milhares de jovens do sistema educacional
Salvador é capital mais violenta para LGBTQIAPN+ no Brasil; saiba o que fazer caso se torne vítima
De acordo com GGB, São Paulo, Bahia e Mato Grosso lideram ranking dos estados com mais casos contra comunidade; veja números
Gêmeos do BBB 25 criticam Anitta e funk carioca durante festa: ‘Isso não é música’
Após polêmica, contas oficiais dos brothers foram derrubadas na rede social X