Mais de 500 professores cobram governo baiano por promoções atrasadas
‘Direito se cumpre’: docentes fazem ato nesta terça e quarta-feira em Salvador
Divulgação/Governo do Estado
Professores das quatro universidades estaduais da Bahia, dentre as quais estão a Uneb, Uefs, Uesb e Uesc, realizarão, nesta terça-feira (1º), o XV Encontro de Docentes das Universidades Estaduais da Bahia. O evento ocorrerá, às 8h30, no Teatro da Uneb, no bairro do Cabula, em Salvador, e culminará, às 13h, em um ato público em frente à entrada principal da universidade. A principal pauta da mobilização é a exigência de cumprimento da Lei nº 8.352/2002, que assegura o direito à promoção na carreira docente no ensino superior público estadual.
O tema escolhido para esta edição do encontro, “Direito se cumpre! Em defesa do Estatuto do Magistério Público das Universidades Estaduais da Bahia”, reflete o descontentamento da categoria com o atual cenário de estagnação na carreira. Segundo as Associações Docentes (ADs), mais de 500 professores aguardam há meses — em alguns casos, há quase 2 anos — a efetivação do direito à progressão funcional, que está sendo retido pelo Governo do Estado.
Retenção das promoções afeta carreira e qualidade acadêmica
A legislação estadual garante, por meio do Estatuto do Magistério Público das Universidades Estaduais, a progressão por mérito e titulação para os docentes das universidades públicas. No entanto, segundo o Fórum das ADs, o governo estadual tem desrespeitado a norma, ao condicionar as promoções à disponibilidade de vagas e ao orçamento, interferindo na autonomia universitária e impactando diretamente na vida funcional e financeira dos servidores.
“A última reunião que tivemos com o governo foi em maio, e desde então aguardamos o agendamento de um novo encontro. Estamos tratando essa questão desde o ano passado na mesa de negociação, mas as respostas continuam lentas”, afirmou Karina Sales, coordenadora da Aduneb e do Fórum das ADs.
“Nosso lema é reafirmar o direito à promoção de todos. Não vamos deixar ninguém para trás”, completou.
O acúmulo de processos administrativos represados nas universidades estaduais tem gerado frustração entre os docentes e prejudicado a qualidade acadêmica, já que muitos profissionais deixam de assumir novas responsabilidades por falta de reconhecimento institucional. A demora também compromete o planejamento financeiro e a estabilidade familiar de centenas de professores.
Categoria cobra solução definitiva e respeito à autonomia universitária
Durante o mês de junho, assembleias docentes realizadas em todas as universidades estaduais aprovaram, por unanimidade, a urgência da resolução da fila de promoções. As associações que compõem o Fórum das ADs exigem que o Governo da Bahia apresente um projeto de Lei que permita a ampliação e desvinculação da relação entre classe e vaga, o que garantiria mais agilidade e autonomia para as instituições gerirem os processos de progressão funcional.
Segundo o movimento, a luta pela desvinculação entre vaga e classe não é nova. Há pelo menos 15 anos, o Fórum das ADs reivindica que as promoções sejam iniciadas e concluídas dentro das próprias universidades, sem necessidade de trâmites burocráticos externos que travam o andamento dos processos.
Mobilização se estende ao cortejo do 2 de Julho
A agenda de mobilizações dos docentes das universidades estaduais continuará na quarta-feira (2), quando o grupo participará do tradicional cortejo da Independência da Bahia, em Salvador. Este ano, o bloco das universidades estaduais desfilará com o tema “Direito se cumpre”, reafirmando publicamente a cobrança ao Governo do Estado pela regularização das promoções docentes.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Cidades
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Polícia investiga morte de cachorro comunitário a tiros no interior de SP
Últimas Notícias
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país
Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa
Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros
Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem
Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista
Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026
play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro em 2026 com um confronto de gigantes. Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º) na final da competição, em jogo único que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da […]