Pular para o conteúdo
Início » Mais de 1,2 mil alunos participam da Feira de Profissões na Biblioteca Central

Mais de 1,2 mil alunos participam da Feira de Profissões na Biblioteca Central

Fundação promove Feira das Profissões
Evento também contou com participação de 14 instituições de ensinos técnico e superior no bairro dos Barris, em Salvador

Cerca de 1.250 alunos do ensino médio da rede pública e 14 instituições de ensinos técnico e superior participaram da primeira edição da Feira de Profissões da Biblioteca Central da Bahia, no bairro dos Barris, em Salvador. O evento foi realizado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Pedro Calmon (FPC), organização vinculada à  Secretaria Estadual de Cultura (Secult-BA), e aconteceu entre a última segunda (19) até esta sexta-feira (23). 

A feira teve como finalidade oferecer oportunidades de explorar opções de cursos e carreiras, conectando os estudantes com as profissões e instituições de ensino superior. Para Caruso Costa, chefe de gabinete da FPC, a iniciativa é uma grande oportunidade para que os jovens se desenvolvam, cresçam e busquem essas oportunidades de ensino superior ou técnico. 

“Ao longo da semana, vimos jovens interagirem diretamente com instituições renomadas, como a Ufba e Uneb, e a cada stand visitado, a cada palestra ou workshop, ficou claro o impacto positivo dessa iniciativa. A Fundação Pedro Calmon continuará apoiando eventos como este, que promovem o conhecimento, a cultura e um futuro promissor para a nossa juventude”, destacou Caruso.

Teste vocacional

Ainda na feira, os estudantes também tiveram a oportunidade de fazem um teste de Dominância Cerebral, mais conhecido como teste vocacional para identificarem quais áreas demonstram maior interesse e, futuramente, ajudarem na escolha da profissão. Ao todo, foram aplicados 800 testes pela Faculdade Visconde de Cairu.

“A Biblioteca Central congregou as escolas públicas e privadas num único lugar. O próximo passo é calendarizar, de sorte que os coordenadores pedagógicos insiram na programação do ano esse momento. Os estudantes tiveram contato com a biblioteca, e diversas instituições de educação trouxeram conhecimento e dicas de carreira muito valiosas. O teste de dominância cerebral, por ser de auto conhecimento, desperta nas pessoas um mergulho em si mesmo, cada um se avalia, verifica seus pontos positivos e o quê de competências vão precisar desenvolver para que possam ter sucesso na área escolhida”, pontuou Paulo Cardoso, presidente da instituição.

Leia também:

Partiu Estágio seleciona 822 estudantes universitários para atuar em órgãos estaduais

No Chile, Setur-BA promove destino Bahia e busca voo direto para Porto Seguro

Divulgação/FPC