Governo do Estado recebe primeiros trilhos para o VLT de Salvador e RMS
Quatro carretas desembarcaram na capital baiana na tarde de segunda (16), e até quinta (19), outras quatro carretas devem completar a entrega de 369 barras de trilhos
O Governo do Estado recebeu o primeiro carregamento de trilhos para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana, localizado no bairro da Calçada, no Subúrbio Ferroviário. Quatro carretas desembarcaram na capital baiana na tarde de segunda-feira (16), e até quinta-feira (19), outras quatro carretas devem completar a entrega de 369 barras de trilhos.
Além dos trilhos, o projeto contou com a aquisição de um conjunto de equipamentos, fruto de uma negociação entre o Governo do Estado da Bahia e o Estado do Mato Grosso. O pacote inclui sistema de rede aérea, subestações, aparelhos de mudança de via (AMV) e de telecomunicações, com um investimento total de R$ 106 milhões. O cronograma de entregas segue até março de 2025, de forma gradual.
A diretora-presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Ana Claudia Nascimento, destacou a economia gerada com essa negociação. “Esses materiais estão em perfeitas condições de uso e todos foram atestados tecnicamente. Economizamos em torno de R$ 70 milhões, porque se fôssemos para o mercado comprar, teríamos um gasto muito maior”, afirmou.
Impacto e expectativa com o VLT
O projeto do VLT abrange três trechos que conectam a Ilha de São João à Calçada, Paripe a Águas Claras e Águas Claras à orla de Piatã. Com um percurso total de 36,4 quilômetros e 34 paradas, o orçamento total das obras ultrapassa R$ 5 bilhões. A expectativa é que o novo modal ofereça transporte rápido, seguro e confortável, além de atuar como um impulsionador do desenvolvimento econômico nas áreas atendidas.
Jonas Pereira, balconista e morador do Subúrbio há 42 anos, manifestou sua expectativa em relação ao projeto. “Vai ser ótimo para o povo da Suburbana, da Cidade Baixa. Queremos um conforto melhor, mais agilidade. Então, temos que apoiar esse projeto. Que fique pronto logo”, disse ele, ansioso para a conclusão das obras.
Tatiana Lima, funcionária pública de 42 anos, enquanto aguardava o ônibus próximo ao canteiro de obras, também comentou sobre os benefícios do VLT. “Acredito que vai mudar bastante a nossa realidade com relação ao tempo do trajeto. Vai ser bem interessante desse ponto de vista e, também, em relação à quantidade de usuários que vão utilizar o serviço. Vamos ter um modal super confortável, com ar-condicionado, principalmente em um período como esse, de calor”, afirmou.
Progresso das obras e futuro do VLT
Desde que o projeto foi autorizado em junho de 2024, o VLT tem se tornado um marco para a mobilidade urbana de Salvador e da Região Metropolitana. Em julho, foi oficializada a compra de equipamentos elétricos e 40 trens junto ao Governo do Mato Grosso, resultando em uma economia de 37,5% para cada unidade de VLT adquirida. A previsão é de que os primeiros testes com o modal comecem em 2026. Estudos já estão em andamento para uma possível expansão da linha, conectando a Calçada ao Comércio.
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