Pular para o conteúdo
Início » Leilão da ponte Salvador-Itaparica será realizado na sexta (13); governo espera conclusão das obras até 2026

Leilão da ponte Salvador-Itaparica será realizado na sexta (13); governo espera conclusão das obras até 2026

banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)

Até o momento, apenas um consórcio formado pelos dois grupos chineses foi o único a formalizar proposta pelo projeto

O leilão da ponte Salvador-Itaparica será realizado nesta sexta-feira (13), na Bolsa de Valores de São Paulo. Até o momento, apenas um consórcio formado pelos dois grupos chineses foi o único a formalizar proposta pelo projeto, com os documentos já tendo sido entregues na segunda-feira (9). Segundo o secretário estadual de infraestrutura, Marcus Cavalcanti, um grupo europeu chegou a manifestar interesse pelo projeto.

“Trabalhávamos com a possibilidade de ter, pelo menos, mais um participante, talvez um terceiro”, disse Marcus.

As obras têm o orçamento estimado em pouco mais de R$ 5,3 bilhões, sendo que quase 30% desse valor sairá dos cofres do governo, por se tratar de uma Parceria Público-Privada (PPP). O projeto prevê a construção de uma ponte de pouco mais de 12 km ligando a capital baiana a Ilha de Itaparica.

“Inicialmente, nós teremos um processo de análise da documentação, que será vista após a abertura do envelope. Em seguida, a licitação é homologada, com a determinação dos prazos. A partir disso, a empresa terá de constituir sociedade”, explicou o titular da Seinfra estadual sobre os procedimentos pós-leilão. 

Posteriormente, a empresa terá de apresentar a chamada estrutura de garantia, o que deve ocorrer até fevereiro ou março do ano que vem. “Ela terá o prazo de um ano para fazer os projetos e o licenciamento da obra, sendo que a ponte já está licenciada. A empresa tem até cinco anos, a partir de 2021, para concluir a obra”, afirmou Marcus Cavalcanti. A expectativa é de que, não havendo qualquer problema, que a ponte fique pronta no primeiro semestre de 2026. 

O evento será conduzido pela empresa B3 e poderá ser acompanhado à distância, pelo site da TV B3 – www.tvb3.com.br. 

Ponte

A ponte Salvador – Ilha de Itaparica integra o Sistema Viário do Oeste, que compreende ainda a construção dos acessos à ponte em Salvador (por túneis e viadutos) e em Vera Cruz, com a ligação à BA-001, junto com uma nova rodovia expressa, e a interligação com a Ponte do Funil, que também será revitalizada. O investimento no Sistema Viário do Oeste será de R$ 5.4 bilhões. O crescimento socioeconômico estimulado com a execução do projeto será capaz de gerar 100 mil postos de trabalho em 30 anos.

 

Marcações:
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)