Homem morre após ser baleado durante a Lavagem do Bonfim, em Salvador
Vítima foi atingida por ao menos seis disparos e morreu no local, segundo informações preliminares
Bruno Concha / Secom PMS
Um homem foi morto a tiros, na tarde desta quinta-feira (15), na região do Mercado do Peixe, na Avenida Jequitaia, na altura do Largo da Água de Meninos, em Salvador, durante os festejos da Lavagem do Bonfim, uma das principais manifestações religiosas e culturais do calendário da capital baiana. De acordo com informações do Portal A Tarde, a vítima foi atingida por pelo menos seis disparos de arma de fogo.
O homem estava sem camisa no momento do ataque, não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. A identidade não havia sido divulgada até o fechamento desta matéria, assim como detalhes sobre autoria e motivação do crime.
Imagens mostram vítima caída no chão
Após o assassinato, imagens que circularam nas redes sociais mostraram equipes da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) no local, realizando o isolamento da área para os procedimentos iniciais. A reportagem solicitou informações à PM-BA e à Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do crime, bem como autoria e motivação, mas não obteve retorno até a conclusão do texto.
Lavagem do Bonfim mobiliza 2,1 mil policiais
Como já mostrado pelo Portal M!, a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) havia montado um amplo esquema especial de segurança para a Lavagem do Bonfim 2026. Considerada uma das maiores manifestações religiosas e culturais do Estado, a celebração contou com uma operação integrada e o emprego de 2.087 policiais e bombeiros, além do uso de tecnologias de monitoramento, reconhecimento facial e ativação do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
De acordo com a pasta, a ação teve como objetivo garantir a tranquilidade dos fiéis, moradores e turistas, além de monitorar em tempo real toda a movimentação ao longo do trajeto de 8 quilômetros da lavagem, que tradicionalmente reúne milhares de pessoas.
Marcelo Werner defende gestão da Segurança Pública
Mais cedo, em entrevista ao Portal M!, o secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, defendeu sua gestão à feste da pasta. Mesmo diante de estatísticas desafiadoras sobre a violência no Estado, Werner demonstrou tranquilidade e celebrou números de produtividade policial, além de ressaltar investimentos estruturais para justificar o trabalho realizado pela pasta nos últimos anos.
Na ocasião, o titular da SSP-BA destacou que o planejamento da segurança para 2026 está consolidado e focado no uso de tecnologia e inteligência. Para Werner, o sucesso do trabalho não deve ser medido apenas pela sensação de insegurança, mas pelo esforço operacional das forças policiais.
“A gente segue com a tranquilidade de um compromisso que está sendo realizado, de trabalho dedicado e compromissado. As operações falam por si só, os números falam por si só: o número de prisões, apreensões, as contratações e os investimentos feitos nestes três anos”, declarou o secretário ao Portal M!.
Inteligência contra o crime e o ‘gargalo’ legislativo
De acordo com o secretário, a estratégia da SSP-BA está pautada em um “policiamento orientado pela inteligência”, citando o aumento na apreensão de armas e drogas e o aperfeiçoamento das investigações criminais. No entanto, o titular da pasta reconheceu que a eficácia do combate à criminalidade na Bahia esbarra em fatores que fogem ao controle do Poder Executivo estadual.
Em um aceno ao debate nacional, o secretário transferiu parte da responsabilidade sobre a reincidência criminal ao sistema jurídico brasileiro. Segundo ele, a segurança pública é um “complexo” que depende também de reformas no Congresso Nacional.
“Sabemos que tem muito a ser feito. Segurança pública não é só polícia. Tem todo um complexo legislativo que a gente espera que modifique para ter uma legislação mais pertinente ao momento que a gente vive no Brasil, não só na Bahia, em relação aos crimes violentos”, pontuou Werner.
Mais Lidas
Cidades
Últimas Notícias
Ricardo Maracajá encerra ciclo no TRE-BA após um ano e oito meses
Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia
Resumo BBB 26 de sexta-feira (30): liderança de Maxiane agita a casa, semana do Big Fone e madrugada é marcada por tretas e choro
Vitória na Prova do Líder redefine VIP e Xepa, enquanto conflitos com Milena dominam madrugada e semana promete reviravoltas
Lavagem da Ceasinha estreia no Rio Vermelho com cortejo de baianas, música e gastronomia neste domingo
Evento gratuito acontece na Ceasinha do Rio Vermelho e antecede a programação oficial da Festa de Iemanjá
Flávio Dino rejeita ação contra renovação automática da CNH por falta de legitimidade
Ministro do Supremo Tribunal Federal considerou que entidade autora não tem legitimidade para questionar medida federal
85 Frases Engraçadas: mensagens divertidas para status, legendas e risadas garantidas
Confira 85 frases engraçadas para status e legendas: humor leve, ironia e deboches do bem para arrancar risadas no WhatsApp e Instagram.
Inep começa a emitir declaração do ensino médio para candidatos do Enem a partir desta sexta-feira
Documento poderá ser solicitado online por estudantes maiores de 18 anos que atingiram pontuação mínima exigida no exame
Prefeitura monta força-tarefa com ações de saúde, segurança e limpeza para Festa de Iemanjá no Rio Vermelho
Operação envolve diversas secretarias municipais e tem como foco assegurar segurança, organização, atendimento à população e respeito às tradições religiosas
Prefeitura lança planejador de viagens para ajudar usuários do transporte público em Salvador
Ferramenta lançada pela Prefeitura é integrada ao aplicativo KIM e reúne dados de ônibus, metrô e BRT em um só ambiente digital
Movimentos de mulheres iniciam organização do 8 de Março de 2026 em Salvador diante do avanço do feminicídio
Encontro reúne entidades sindicais, movimentos sociais e organizações da sociedade civil para iniciar a construção coletiva do Março Mulher
Cão Orelha: adolescentes investigados retornam dos EUA e têm celulares apreendidos no aeroporto
Jovens também foram intimados a prestar depoimento, que ocorrerá em data definida pela polícia
Prefeitura abre 300 vagas para credenciamento de novos mototaxistas em Salvador
Conforme a gestão municipal, não há prazo limite para inscrição