Gratuidade do transporte em Salvador para Enem será tratado com Semob, diz Thiago Dantas
Declaração do secretário municipal de Educação foi dada durante entrega da Escola Municipal Julieta Viana, no bairro do Pau Miúdo

O secretário municipal de Educação, Thiago Dantas, afirmou, na manhã desta quinta-feira (31), que a gratuidade do transporte público em Salvador para os estudantes que vão fazer a prova do Enem no próximo domingo (3) será tratado pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). A declaração foi dada em entrevista ao Portal M! durante a entrega de requalificação e ampliação da Escola Municipal Julieta Viana, no bairro do Pau Miúdo.
“Eu, particularmente, não tratei do assunto porque o Enem, que é um exame voltado para o ensino médio, é um segmento que não é ofertado pela Prefeitura. Então, eu imagino que o tema vai ser tratado no âmbito da Secretaria de Mobilidade”, disse o secretário.
O Governo do Estado já notificou que o metrô terá tarifa zero, mas a Prefeitura ainda não se pronunciou sobre o assunto. Então, por enquanto, o transbordo seria pago. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece nos dois próximos domingos (3 e 10 de novembro). Apesar do assunto não ser tratado pela sua pasta, Thiago Dantas defendeu a gratuidade para garantir o conforto dos estudantes da capital baiana.
“Sem dúvida, todo incentivo que puder ser dado para facilitar, para proporcionar que os alunos tenham condição de ir bem na prova, ter mais tranquilidade, mais conforto, acho que tem que ser sim viabilizado. Vamos levar essa pauta para o prefeito para ele deliberar com a Secretaria de Mobilidade”, complementou.
Escolas entregues
Ainda em entrevista ao Portal M!, o secretário ressaltou o número de escolas municipais inauguradas no primeiro mandato do prefeito reeleito em Salvador, Bruno Reis (União Brasil). Segundo ele, nos 4 primeiro anos de governo, 53 unidades educacionais foram entregues, sendo que mais seis devem ser concluídas até o fim deste ano.
Sobre a reforma de redes municipais, Thiago Dantas apontou que este número chega a 150, das 400 unidades na capital baiana. “A gente está falando de intervenções de infraestrutura que nesse primeiro mandato alcançaram praticamente 50% da rede municipal de educação, o que mostra o compromisso do prefeito em dar condições para que as escolas possam funcionar cada vez melhor. A Secretaria da Educação, que já tem uma equipe de educadores maravilhosa, com esses investimentos e com essa melhoria de infraestrutura, a gente olha para o futuro de muito crescimento”.
O gestor ainda falou sobre a qualidade de infraestrutura que está sendo entregue nas redes municipais. “Ontem [quarta-feira] estava em discussão com a equipe técnica sobre nossos avanços em materiais de climatização. Para vocês terem um outro número, hoje, com a Coelba, a gente tem 80 pedidos de ligação de rede, aumento de carga para climatizar 80 escolas de imediato”, acrescentou.
Reforma do secretariado
Após reeleição histórica do prefeito Bruno Reis, um dos tópicos mais recorrentes é a reforma de seu secretariado em segundo governo à frente da Prefeitura de Salvador. Questionado sobre as chances de deixar a equipe do gestor municipal, Thiago Dantas, disse que enxergaria a decisão do prefeito como algo “absolutamente normal”.
“O prefeito foi reeleito com quase 80% dos votos, fez uma excelente gestão reconhecida pela população através da forma mais inequívoca, que é a votação. O prefeito é muito competente em matéria de gestão pública, sobretudo, em formação de equipe. E aí, agora acho que é esperar esse tempo para fazer as avaliações e tomar as decisões que ele entender melhor. Eu particularmente, encaro com muita serenidade. Sou servidor da Prefeitura de carreira e me sinto muito privilegiado por estar como secretário de Educação”, disse.
Apesar disso, ele destacou que estaria “disponível” a Bruno Reis. “Eu não queria fazer nenhum comentário que pudesse sugerir alguma posição que competisse ao prefeito tomar ou deixar de tomar. Então, eu acho que a palavra é tranquilidade. Tem muita coisa para acontecer até o fim do ano, tem um planejamento para o ano 2025, que precisa acontecer agora e a gente está muito focado nisso. Não tenho a menor dúvida de que o segundo mandato do prefeito Bruno Reis vai ser ainda melhor do que o primeiro e, sobretudo, na Educação”, completou.
Rodrigo Fernandes
Héber Araújo
Bacharel em Jornalismo pela Unijorge e pós-graduado em Comunicação em Multimeios, sou repórter de política, apaixonado por cinema e entretenimento. Com 2 anos de experiência em assessoria, busco nova pós rumo ao mestrado.
Mais Lidas
Cidades
Salvador amplia Bolsa-Atleta em 2025 com mais bolsas e novas modalidades
Bahia tropeça em casa e segue sem vencer no Brasileirão 2025
Vitória arranca empate do Atlético-MG, mas segue sem vencer no Brasileirão
Últimas Notícias

Armas apreendidas de Anderson Torres podem ser destruídas ou doadas, diz Polícia Federal
Armamentos — uma pistola 9 mm e um revólver calibre .357 — foram apreendidos em 10 de janeiro de 2023

ACM Neto responsabiliza Jerônimo por morte de jovem da Engomadeira e critica segurança pública na Bahia: ‘Até quando?’
Ana Luiza, de 19 anos, foi atingida por uma bala perdida no bairro da Engomadeira, em Salvador, enquanto voltava do mercado

Especialista destaca força do marketing digital e diz que presença online é ‘indispensável’ para empresas
Ao Portal M!, Otávio Marinho destacou que marketing digital se firmou como elemento central na comunicação contemporânea

Grupo San confirma Ivete Sangalo e Claudia Leitte como atrações da Micareta São Paulo
Evento está marcado para o dia 18 de junho, véspera do feriado de Corpus Christi, na capital paulista

PL protocola pedido de urgência para votar anistia a envolvidos no 8 de janeiro
Requerimento para votação direta do projeto foi protocolado com 264 assinaturas, acima do mínimo necessário

Bolsonaro agradece apoio após cirurgia e diz que recuperação será longa: ‘Voltaremos’
Ex-presidente foi submetido a uma cirurgia de desobstrução intestinal. Estado de saúde é estável

Éden Valadares rebate Bruno Reis e diz que Jerônimo cumpre papel de líder: ‘ACM Neto insiste no papel de chefe’
Presidente do PT Bahia afirma que Jerônimo governa 'ouvindo o povo' e rebate críticas do prefeito de Salvador

Assessoria de Davi Brito anuncia perda do bebê de ex-namorada após ‘complicações na gestação’
Adriana Paula passou por uma curetagem, procedimento médico indicado em casos de perda gestacional

Neto Carletto critica articulação de ACM Neto e diz que ‘capacidade de diálogo’ do ex-prefeito ‘é muito ruim’
Parlamentar baiano avaliou que ex-prefeito de Salvador está 'isolado' e tem perdido aliados por falta de diálogo e presença política

Lula sanciona Lei da Reciprocidade e promete reação dura contra países que impuserem barreiras ao Brasil
Nova legislação autoriza medidas contra países que prejudiquem competitividade brasileira, como resposta ao aumento de tarifas dos EUA