Gilmar Mendes enaltece protestos contra anistia e PEC da Blindagem: ‘Força do povo brasileiro’
Segundo ministro do STF, os protestos demonstraram apoio às instituições democráticas no Brasil
Carlos Moura/STF
O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), elogiou, neste domingo (21), as manifestações contra a anistia dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro e a PEC da Blindagem. Em postagem no X (antigo Twitter), o ministro afirmou que os protestos refletem a “força do povo brasileiro na defesa da democracia”.
“As manifestações de hoje contra a anistia dos atos golpistas são a prova viva da força do povo brasileiro na defesa da democracia”, escreveu.
Segundo Gilmar Mendes, os protestos demonstraram apoio às instituições democráticas e reforçaram que “graças à atuação vigilante do STF e à mobilização da sociedade, o Brasil reafirma que não há espaço para rupturas ou retrocessos”.
“Em diferentes momentos, registraram-se demonstrações de apoio ao Supremo Tribunal Federal, que esteve, mais uma vez, à altura da sua história, cumprindo com coragem e firmeza a missão de proteger as instituições e responsabilizar exemplarmente os que atentaram contra o Estado Democrático de Direito”, disse.
Pacto entre os Três Poderes e mensagem à sociedade
O magistrado destacou a bandeira nacional erguida durante os atos e sugeriu a construção de um pacto entre Executivo, Legislativo e Judiciário para consolidar avanços no país.
“A mensagem é clara: é hora de olhar adiante! Precisamos transformar essa energia democrática em um grande pacto nacional entre Executivo, Legislativo e Judiciário, comprometido com uma agenda de reconstrução e de futuro. O País clama por estabilidade e por avanços concretos em áreas como economia, segurança pública, meio ambiente e justiça social”, publicou Gilmar Mendes.
As manifestações ocorreram em várias capitais, com atos expressivos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Na avenida Paulista, o público foi de 42,4 mil pessoas segundo o Monitor do Debate Político do Cebrap/USP e da ONG More in Common. Em Copacabana, no Rio, 41,8 mil pessoas participaram do ato, que contou com apresentações de Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Djavan, Marina Sena, Ivan Lins, Maria Gadú, Paulinho da Viola e Lenine.
Posicionamento de Gilmar Mendes gera críticas externas
O advogado americano Martin De Luca, que atua em processos de empresas como a Trump Media & Technology Group e a Rumble contra o ministro Alexandre de Moraes, criticou a postura de Gilmar Mendes.
Segundo De Luca, o texto do ministro representa “ativismo político” e evidencia “exatamente por que a confiança no STF está em queda”. “Um juiz deve encarnar a imparcialidade. No entanto, o senhor celebra abertamente atos orquestrados pelo partido no poder, atos nos quais o próprio STF é exaltado como ator político”, escreveu.
O advogado também contestou a caracterização dos protestos como prova da força do povo, afirmando que, devido às apresentações musicais de artistas, se tratariam de “espetáculos encenados”.
STF decide que apenas a Corte pode autorizar buscas no Congresso e imóveis funcionais
O STF formou maioria, nesta segunda-feira (22), em julgamento no plenário virtual, para restringir a competência de juízes de instâncias inferiores em operações que envolvem parlamentares. Pela decisão, apenas a Corte poderá autorizar buscas e apreensões nas dependências do Congresso Nacional e em apartamentos funcionais de deputados federais e senadores.
Mais Lidas
Júpiter atinge brilho máximo em 2026 e pode ser visto a olho nu neste sábado
Bolsa Família 2026: saiba quem tem direito e como se cadastrar no benefício
Cidades
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Últimas Notícias
Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações
Festa acontece entre 22 e 25 de janeiro, reúne grandes atrações e marca a retomada do evento após a pandemia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Ação cumpriu mandados judiciais e resultou na apreensão de veículos, imóveis, dinheiro e outros bens
Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações
Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município
Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança
Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador
Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’
Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Convocação publicada no Diário Oficial amplia equipes estratégicas e fortalece o atendimento do SUS na capital baiana
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Se você foi desligado recentemente na Bahia, este guia prático explica tudo o que você precisa saber para garantir o seu benefício
Jerônimo minimiza declaração de Wagner sobre chapa ‘puro-governador’ e prega cautela
Em meio a rumores de racha com aliados, governador busca saída negociada para impasse entre Rui Costa e Angelo Coronel
Jerônimo diz que Operação Overclean não muda relação com PDT e mantém confiança em Félix Mendonça Jr.
Governador mantém apoio político mesmo após aliado ser alvo da Polícia Federal por esquema de desvios de emendas na Bahia