Carnaval Salvador: Bloco Fogueirão Samba de Roda promete agitar Campo Grande
Bloco resgata a história e cultura de Salvador com samba, música e homenagens aos bairros tradicionais

O Bloco Fogueirão Samba de Roda, um dos destaques do Carnaval de Salvador, vai arrastar uma multidão, na quinta-feira (27), no primeiro dia de festa no circuito Osmar (Campo Grande). Com o tema “Toques e Cantos dos Engenhos ecoam no mundo”, o bloco homenageia os bairros Engenho Velho de Brotas e Engenho Velho da Federação, locais com grande importância na história cultural da cidade.
Uma celebração das raízes culturais de Salvador
Com o tema, o bloco Fogueirão Samba de Roda visa não só celebrar o carnaval, mas também destacar a importância cultural dessas duas localidades que são fundamentais para a história da cidade e para a música baiana. A proposta é honrar o legado das comunidades por meio da cultura popular, especialmente com as influências do candomblé, do afoxé, do samba junino, do pagode e do axé, que marcaram profundamente a formação cultural de Salvador.
“O objetivo é prestar homenagens a estes dois bairros de Salvador e levar para a avenida a contribuição histórica destas comunidades através do Candomblé, do Afoxé, do Samba Junino, do Pagode e do Axé além de fortalecer e difundir cada vez mais nossa cultura”, afirma o cantor, compositor e fundador do bloco, Jorge Fogueirão.
Grandes nomes da música baiana no primeiro dia de Carnaval
A noite do primeiro dia do Carnaval de Salvador contará com apresentações de Jorge Fogueirão, Paparicco, Renato da Rocinha, Dinho Comunidade e Alan Dudu, que se apresentarão a partir das 21h na Quinta-feira do Samba, no circuito tradicional Osmar (Campo Grande).
“Eu tenho uma música no samba junino que é a mais tocada hoje no período junino. É a música Samba do Meu Coração, que no último São João, ela foi escolhida como a melhor música de samba junino. Esse carnaval estou apostando em uma música temática para bloco de Samba, que nunca aconteceu né? O bloco de samba tem um tema e explora a música. Então estou com a música que é a Sonoridade Ancestral”, acrescentou o cantor.
Mais do que samba: memória histórica de Salvador
O Bloco Fogueirão Samba de Roda vai além da música, buscando também promover uma reflexão sobre as origens culturais dos bairros que homenageia. Durante a apresentação, o público poderá acompanhar um painel de Led instalado no trio elétrico, que exibirá imagens históricas dessas comunidades e de personagens ilustres que contribuíram para a construção do cenário cultural de Salvador.
“O tema vem retratar, promover, difundir e preservar a história passada deste espaço sagrado do povo preto e sua contribuição para a construção da música, do entretenimento e lazer, o legado educacional e fonte de inspiração de duas localidades de Salvador que mais contribuíram para o cenário cultural desta cidade”, disse Jorge Fogueirão.
“Vamos citar os nomes das celebridades, os templos, as construções imponentes e os caminhos que tornaram estas localidades identidade contributiva para o presente. Além da musicalidade, estaremos retratando em painel de Led, instalado no Trio elétrico imagens e momentos épicos contados por meio de imagens para promover a divulgação do tema para que o mesmo sirva como fonte de pesquisa e possa promover a transformação social do povo negro de Salvador”, completa.
Trajetória de Jorge Fogueirão e importância do samba junino
Jorge Fogueirão é um dos principais representantes do samba junino e, ao longo de sua carreira, sempre esteve envolvido na preservação e difusão dessa manifestação cultural. Natural do bairro da Vasco da Gama, ele começou sua trajetória no mundo da música ainda na adolescência, quando se apaixonou pelo samba e pelo samba de roda. Influenciado pelo movimento do samba junino, que teve grande força nos bairros do Engenho Velho de Brotas e Engenho Velho da Federação, o sambista fundou o grupo Samba Fogueirão em 1987, inicialmente voltado para as festas juninas, mas que ao longo dos anos se consolidou também como um importante bloco de carnaval.
O Samba Fogueirão, além de ser um nome tradicional nas festas de largo de Salvador, passou a ter reconhecimento jurídico em 2008, garantindo sua atuação contínua na preservação do samba junino e na difusão da cultura afro-baiana. Com o bloco, Jorge Fogueirão e seus amigos também passaram a promover eventos como o Arraiá do Fogueirão, que mantém viva a memória das festas populares e da música regional.
Como participar: fantasias e ingressos
Os foliões que desejam fazer parte dessa grande festa podem adquirir as fantasias do bloco em diversos pontos da cidade. O quiosque Samba Vivo, no Shopping Piedade, e o salão Irmãs de Valdir no Shopping Vasco da Gama são algumas das opções. Além disso, também é possível adquirir os trajes pelo telefone (71) 98746-7266 ou (71) 91836-2929.
Mais Lidas
Tradicional e disputada saída do Ilê Aiyê acontece neste sábado
Carnaval
Daniela Mercury diz que incidente com Tony Salles no Carnaval ‘foi violento’
Ivete Sangalo e Anitta dividem palco no encerramento do Carnaval do Rio
Grande Rio aponta erro em nota e reivindica título do Carnaval do Rio 2025
Saiba como recuperar documentos perdidos no Carnaval de Salvador
Últimas Notícias

Paredão BBB 25: Aline, Diego Hypolito e Maike disputam permanência após noite de reviravoltas
Formação ocorreu na noite deste domingo (23) e promete movimentar jogo com fortes reviravoltas; eliminação acontece nesta terça (25)

Negros ainda recebem quase metade da renda de brancos no Brasil, revela estudo
De acordo com pesquisa, renda média do trabalho principal das pessoas negras correspondia a apenas 58,3%

Cauã Reymond compartilha mudança de hábitos após perda da mãe
Cauã Reymond discute mudanças em sua rotina de cuidados pessoais e estreia como vilão em nova versão de “Vale Tudo”

Gás de cozinha em Salvador é segundo mais caro do país, mesmo após redução de preço
Valor médio do botijão na capital baiana é de R$ 131,67, ficando atrás apenas de Boa Vista (RR), onde preço médio chega a R$ 136,90

Kiss anuncia retorno aos palcos após dois anos de pausa; saiba tudo sobre o show exclusivo em Las Vegas
A banda promete novidades e participações especiais

Denúncia no STF: o que acontece com Bolsonaro se ele for oficialmente acusado?
Caso denúncia seja aceita, Bolsonaro e os demais acusados passarão à condição de réus, dando início a uma ação penal

Enterro de Larissa Azevedo será nesta segunda-feira: trágica morte em tiroteio choca Salvador
Larissa Azevedo Pinheiro foi atingida no peito durante perseguição policial em Salvador

Lua de mel de Amado Batista e Calita: Morro de São Paulo como cenário do romance
Casal registrou passeio por Morro de São Paulo, com banho de mar e alimentação de peixes

Com voto de Flávio Dino, STF se aproxima da condenação de Zambelli
Caso envolve perseguição armada na véspera do segundo turno das eleições de 2022

Seis torcedores são detidos com coquetéis molotov antes de Ba-Vi no Barradão
Ação da Rondesp ocorreu em São Caetano e resultou na prisão de três adultos e apreensão de três adolescentes