Evento em Salvador debate inclusão de pessoas LGBTQIAPN+ no mercado de trabalho
Mais de 100 pessoas participaram, na segunda-feira (9), de debate na Escola Superior de Advocacia
Divulgação
Mais de 100 pessoas participaram, na última segunda-feira (9), de uma mesa redonda promovida na Escola Superior de Advocacia (ESA), localizada no Campo da Pólvora, em Salvador. O evento abordou os desafios da população LGBTQIAPN+ nas relações de trabalho, reunindo estudantes da rede pública estadual, professores, advogados, especialistas e ativistas.
Tema tratou letramento, saúde e direitos nas relações profissionais
Idealizado e mediado pela advogada e professora Isabele Pereira, o encontro contou com a presença de Léo Kret do Brasil, Ives Bittencourt, Márcia Ribeiro, Dennys Gomes, Maurício Bodnachuk, Carle Porcino e Suzana Lyra. Os participantes abordaram questões como o letramento em diversidade de gênero nas empresas, a promoção da saúde mental e física dos trabalhadores LGBTQIAPN+, e a importância do cumprimento da legislação para o enfrentamento à discriminação no ambiente corporativo.
O auditório contou com a presença de estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira, que demonstraram entusiasmo e engajamento ao longo do evento.
“Nós, alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho do CEEP, ficamos agradecidos à professora Isabele Pereira por nos proporcionar essa experiência. Foram apresentadas muitas situações sofridas pela comunidade LGBTQIAPN+, e isso nos trouxe mais consciência e empatia”, disse o estudante Jorge Pereira da Silva, de 61 anos.
Também presente no evento, Carine Dias, mulher negra cis de 47 anos e aluna do curso Técnico em Serviços Jurídicos, também participou do encontro e reforçou a importância do letramento.
“Muitos preconceitos nascem da ignorância. O letramento contribui para o uso correto da linguagem e para o reconhecimento da diversidade, ao esclarecer termos, siglas, identidades e orientações. Quero expressar minha admiração por um trabalho construído com sensibilidade, inteligência e dedicação. Quando o brilho é genuíno, ele não precisa de holofotes — ele simplesmente irradia”, pontuou.
Já a professora de Direito do Trabalho no CEEP em Gestão Severino Vieira, Isabele Pereira, destacou o papel da educação na transformação social. Segundo ela, os alunos estiveram “extremamente empolgados em debater uma pauta social de extrema importância”.
“O enfrentamento à discriminação de gênero no ambiente de trabalho é responsabilidade de toda a sociedade. Não se trata apenas de uma questão de empatia, mas do cumprimento da legislação”.
A professora também pontuou que, embora muito já tenha sido conquistado, ainda há muito a avançar. “Um ambiente de trabalho excludente, injusto e doentio é reflexo de uma sociedade doentia. E para mudar a mentalidade das pessoas, não há caminho mais eficiente do que a educação”, afirmou.
Salvador é capital mais violenta para LGBTQIAPN+ no Brasil
O Brasil lidera os índices de violência contra pessoas LGBTQIAPN+ no mundo, segundo dados do Grupo Gay da Bahia (GGB). Em 2024, foram registradas 291 mortes violentas dessa população — um aumento de 13,2% em relação ao ano anterior. Esse número, alarmante por si só, é apenas a ponta de um iceberg de preconceito, discriminação e intolerância que permeia a sociedade brasileira.
De acordo com GGB, São Paulo, Bahia e Mato Grosso lideram o ranking dos estados com mais casos violentos contra a comunidade LGBTQIAPN+. Além disso, Salvador é a capital mais violenta.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Cidades
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Polícia investiga morte de cachorro comunitário a tiros no interior de SP
Últimas Notícias
Caetano Veloso e Maria Bethânia conquistam Grammy 2026 com álbum gravado em turnê histórica
Projeto ao vivo consolida trajetória dos irmãos baianos e amplia reconhecimento da música brasileira no cenário internacional
Mesmo após anúncio da saída de Coronel do PSD, Jerônimo defende união e não descarta senador na chapa governista
Na Festa de Iemanjá, governador adota discurso de cautela, evita ruptura na base aliada e acompanha tratativas conduzidas pela direção do partido
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Brigas, choro e reviravoltas marcam madrugada na casa
Convivência após a terceira berlinda gera discussões, desabafos emocionais e reconfiguração de alianças no BBB 26
Vitória supera Barcelona de Ilhéus fora de casa e assume vice-liderança do Baianão
Atuação decisiva no segundo tempo garante retorno ao G-4 e consolida recuperação rubro-negra no estadual
Bahia impõe ritmo, vence Porto-BA e confirma vaga antecipada na semifinal do Baianão
Tricolor mantém campanha perfeita em 2026, alcança marca histórica e segue isolada na liderança estadual
Carnaval de Salvador: A Coroa da Resistência e o Brilho da Visibilidade LGBTrans
Atuação do Grupo Gay da Bahia em grandes eventos culturais, como o Carnaval
Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos
Evento aconteceu no rooftop do hotel, com show da banda Filhos de Jorge, DJ e experiência all inclusive em homenagem à Rainha do Mar
80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração
Confira 80 frases de Deus para status e mensagens, com fé, gratidão e esperança para fortalecer o coração e trazer paz todos os dias.
Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão
Rio Vermelho vira palco de experiências gastronômicas, shows e eventos que atravessam o dia 2 de fevereiro
Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026
Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'