Diversidade de destinos coloca Bahia como líder nacional na atração de turistas no Brasil
Ao Portal M!, o titular da Setur destacou segmentos como o turismo de avistamento de baleias e o turismo religioso como segmentos importantes na atração de turistas
A diversificação dos destinos turísticos tem impulsionado a Bahia ao topo do ranking nacional em atração de visitantes, consolidando o estado como líder no cenário turístico brasileiro. Com uma oferta que vai além das praias famosas, a Bahia acumula mais de 50 segmentos turísticos e tem investido nas mais diversas atividades, para atrair turistas de todas as partes do Brasil e do mundo.
Conforme o titular da Secretaria de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, durante coletiva em que foram apresentados dados do turismo no Estado, a pasta tem trabalhado os mais de 50 segmentos turísticos, além de prospectar novos segmentos e atividades. “Esses segmentos nos dão a condição de desenvolvermos ações durante o ano todo, diminuindo a sazonalidade da atividade. Mas, como a Bahia tem potencial, nós temos prospectado novos segmentos, como um exemplo, o turismo de avistamento de baleias, o turismo de avistamento de aves, o enoturismo dentre outros”, afirmou na sexta-feira (16) ao Portal M!.
Ainda segundo Bacelar, segmentos como as rotas dos Engenhos e a estrada do chocolate na zona turística da Costa do Cacau são alternativas para captar turistas. “Trabalhamos a produção de chocolate associada ao turismo. Nós já temos mais de duas dezenas de fazendas recebendo visitantes, onde o turista tem a experiência de conhecer a cultura sustentável do cacau, que é plantado na sombra das árvores da Mata Atlântica até a transformação das nossas amêndoas no melhor chocolate do mundo”, ressaltou.
Turismo religioso
Outro segmento importante é o turismo religioso que, segundo o titular da Setur, se mostra importante mesmo em um momento de guerra religiosa na Faixa de Gaza. “Nós aqui damos exemplo de convivência pacífica. Como é com o sincretismo religioso das religiões de matriz africana com a religião católica, quando os santos católicos chegam até a serem confundidos com orixás das religiões de matriz africana. Tudo isso é um ingrediente muito importante na atração do turismo religioso”, enfatizou.
Visando o segmento, foi criado um Comitê Inter-religioso, em que todas as religiões estão representadas e onde são discutidas ações de estruturação e de promoção. Além disso, Bacelar lembrou da canonização da primeira santa brasileira, Santa Dulce dos Pobres, como um episódio que pode contribuir com a elevação do segmento no Estado.
“Nós temos a primeira santa brasileira que foi canonizada às vésperas da pandemia, Santa Dulce dos Pobres, que ainda não nos deu todo o potencial que ela pode dar na atividade turística, mas nós temos trabalhado para isso”, disse.
Por fim, o secretário também ressaltou que o Governo do Estado tem trabalhado para fortalecer destinos já consolidados, como Morro de São Paulo, o Arquipélago de Tinharé e Porto Seguro.
“Nossos segmentos mais tradicionais continuam sendo trabalhados, são os principais ímãs de atração de turistas aqui para a Bahia. O sol e praia, a nossa gastronomia, a cultura, o turismo religioso, as nossas festas, o Carnaval e o São João continuam sendo trabalhados e são os principais catalizadores de turistas”.
Leia também:
Turismo garante R$4 bilhões na arrecadação do ICMS e Bahia supera Ceará e Pernambuco na atração de estrangeiros
Ademar Lemos aponta desafios na logística e destaca qualidade no serviço para distribuição de 510 mil refeições diárias
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Corrida 21k Salvador estreia em 2025 com parceria da Olympikus
SSP-BA anuncia prisão de 92 líderes de facções e apreensão de 77 fuzis
Polícia Militar deflagra mais uma edição da operação Força Total Nacional
Últimas Notícias
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
Decisão ocorreu após audiência de três horas, na qual o ministro avaliou que Cid esclareceu omissões e contradições em depoimento anterior
ViaBahia aguarda decisão do TCU em repactuação para novos investimentos rodoviários
Tribunal analisa as condições para a aprovação da repactuação de contratos
MPBA defende prisão preventiva de membros de facções em audiências de custódia
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) publicou no Diário de Justiça Eletrônico, nesta quinta-feira (21), novos enunciados aprovados pelo Conselho dos Procuradores e Promotores de Justiça com Atuação na Área Criminal (Concrim), que orientam sobre a conversão da prisão em flagrante em preventiva em casos relacionados a facções criminosas. O Enunciado 38 estabelece […]
Luiz Caetano aponta atraso na transição de governo em Camaçari e diz que Elinaldo ainda não instalou Comissão de transmissão
Petista revelou já ter entregado os nomes que compõem a comissão de transmissão há cerca de 15 dias
Secretário-geral do PL diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘incessante perseguição política’
Indiciamento foi motivado pela participação nos atos antidemocráticos
Bolsonaro critica indiciamento e dispara contra Alexandre de Moraes: ‘Faz tudo o que não diz a lei’
Em publicação no 'X', ex-presidente afirmou que aguardará seu advogado para avaliar o indiciamento
Médico acusado de injúria racial é encontrado morto em sua residência na Bahia
Departamento de Polícia Técnica investiga circunstâncias da morte em Itabuna
Festival Ubaque estreia em Salvador com programação gratuita
Festival contará com atrações como ÀTTØØXXÁ, Nêssa e DJ Pureza em dois dias de programação
Participação de Ivete Sangalo no Carnaval de Salvador em 2025 segue indefinida
Até o momento, não há a confirmação sobre participação de Ivete no tradicional Bloco Coruja, na pipoca ou em outros blocos
Barroso critica excesso de judicialização e diz que situação é característica do Brasil
Segundo o presidente do STF, país conta com mais de 80 milhões de processos em curso