header1_bg
1__BANNER_728x90
BANNER_728x90___APP_ALBA_1_2
BANNER_728x90___APP_ALBA_1_2
BANNER_CAPITAL_728x90___SAO_JOAO_2024
BANNER_728x90___BRT_LAPA
BANNER_728x90___E_LAURO__E_TRABALHO
1__BANNER_728x90
Pular para o conteúdo
Início » Devotos participam de missas e procissões no dia de São Jorge

Devotos participam de missas e procissões no dia de São Jorge

banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)

Em Salvador, festejos acontecem nesta terça (23), na Paróquia São Jorge (Jardim Cruzeiro) e na Igreja São Francisco (Centro Histórico)

Os devotos de São Jorge, conhecido como santo guerreiro da Capadócia, participam de programações especiais neste dia 23 de abril. Na Paróquia São Jorge – a única da Arquidiocese de São Salvador da Bahia dedicada a ele -, os festejos terão início com a alvorada às 5h.

Ainda neste dia, serão celebradas Missas às 8h e às 13h. Às 16h os fiéis sairão em procissão, do Largo de Roma até a Matriz (Rua Rosalvo Barbosa Romeu, s/n, Vila Rui Barbosa – Jardim Cruzeiro, Salvador). O ponto alto das homenagens será a Santa Missa Solene, presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Dorival Barreto, às 19h.

No Centro Histórico da capital baiana, a Devoção a São Jorge também iniciará as homenagens, neste 23 de abril, com alvorada às 5h, na Igreja e Convento São Francisco (Largo do Cruzeiro). Os devotos também participarão de um café da manhã partilhado, às 7h30. Já a Santa Missa Solene terá início às 8h, sob a presidência do frei Pedro Júnior Feitas da Silva, OFM, e será seguida de procissão.

A luta de São Jorge contra o dragão

Nascido na Capadócia, oficial do exército de Diocleciano, São Jorge morre mártir em 303, entre atrozes torturas, por não negar sua fé durante as perseguições anticristãs desencadeadas pelo imperador romano. Famoso o episódio lendário em que, protegido pela Cruz, mata o dragão que devorava as pessoas: símbolo de fé que triunfa sobre o mal.

São Jorge é considerado padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros. Ele é invocado ainda contra a peste, a lepra e as serpentes venenosas. O Santo é honrado também pelos muçulmanos, que lhe deram o apelativo de “profeta”.

 

 

Leia também:

Com capacidade para atender 650 pessoas por dia, USF da Polêmica é entregue a população 

Rayssa Leal conquista título na etapa da Liga Mundial de Street Skate 

Chão cede e deixa quatro feridos na Barra 

Marcações:

Política