Pular para o conteúdo
Início » Dia Internacional da Conscientização sobre Ruído é comemorado com simpósio em Salvador

Dia Internacional da Conscientização sobre Ruído é comemorado com simpósio em Salvador

banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)

VII Simpósio de Acústica da Sociedade Brasileira de Acústica - Regional Nordeste vai reunir profissionais de todo o Brasil

Nesta quarta-feira (24), se comemora o Dia Internacional da Conscientização sobre Ruído. Dados da Organização Mundial da Saúde estimam que 10% da população está exposta a níveis de pressão sonora que potencialmente podem causar perda auditiva induzida por ruído.

Em Salvador, a data vai ser lembrada no dia 25 de abril quando acontece o VII Simpósio de Acústica da Sociedade Brasileira de Acústica – Regional Nordeste (Sobrac NE). É a primeira vez que a capital baiana vai sediar esse encontro que reúne arquitetos, engenheiros e gestores públicos do país inteiro.

 “É o maior evento de acústica do Nordeste”, salienta a arquiteta Débora Barretto, organizadora local do evento. Participam do encontro profissionais de estados nordestinos como Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, além do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pará. O simpósio será realizado na sede do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia – Sinduscon-BA (rua Minas Gerais, 436, Pituba).

Com palestras e mesas redondas, o encontro abordará a relação entre Acústica & Cidade, no turno da manhã e Acústica & Arquitetura, no turno da tarde. “A Sobrac têm buscado conscientizar a sociedade de que ambientes acusticamente adequados impactam positivamente na saúde e na qualidade de vida das pessoas”, afirma Ítalo César Montalvão Guedes, coordenador geral da Sobrac Nordeste.

O VII Simpósio contará, também, com uma exposição de materiais acústicos que estará aberta ao público. Mas para participar das palestras e mesas redondas é necessário inscrição prévia. Entre os temas a serem debatidos estão: Cidade e paisagem sonora cultural; O que fazer com o ruído urbano nas áreas habitadas; Vivenciando o ruído hospitalar e Acústica virtual.

“Para o Sinduscon-BA é de forte relevância, na semana em que se comemora o Dia Internacional da Conscientização sobre Ruídos, estar sediando este evento com empresas parceiras que procuram cada vez mais inovação e expertise visando oferecer conforto para o desempenho dos projetos de construção com soluções acústicas modernas e tecnológicas”, pontua Alexandre Landim, presidente do Sinduscon-BA.

Carta pública contra PL 5100/2019

O presidente nacional da Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac), Krisdany Cavalcante, vem a Salvador participar do simpósio e será o mediador da mesa que vai debater o tema Acústica e Cidade. Durante o simpósio, a Sobrac vai lançar uma carta pública contrária à aprovação do Projeto de Lei 5100/2019, que está tramitando no Senado e prevê o aumento dos limites de níveis sonoros, emitidos por templos e igrejas, em ambientes urbanos diversos.

“O aumento dos níveis de poluição sonora representa um retrocesso e pode afetar, principalmente, a saúde de crianças e idosos. Além disso, provoca desvalorização imobiliária e um aumento do custo da construção civil. Por isso, a Sobrac é totalmente contrária a essa mudança”, explica Cavalcante.

SERVIÇO

O que: VII Simpósio de Acústica da Sociedade Brasileira de Acústica – Regional Nordeste (Sobrac NE).
Quando: dia 25 de abril de 2024.
Onde: sede do Sinduscon-BA – Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia – Sinduscon-BA (rua Minas Gerais, 436, Pituba). 
Inscrições: https://www.even3.com.br/simposiosobrac-ne/

Programação:

TURNO MANHÃ: ACÚSTICA E CIDADE
– Cidade e paisagem sonora cultural
– O que fazer com o ruído urbano nas áreas habitadas? Norma, medição e avaliação
– Cidade, mapa acústico e a norma de desempenho
– Coffee Break
– Mesa Redonda Acústica e Cidade

TURNO TARDE: ACÚSTICA E ARQUITETURA
– Acústica virtual para experiência imersiva em projetos
– Vivenciando o ruído hospitalar
– Edificações residenciais do Nordeste e a Norma de Desempenho nos último 10 anos
– Coffee Break
– Mesa Redonda Acústica e Arquitetura

Marcações:
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)