Corpo de Bombeiros deflagra Operação Bahia Protegida para ampliar ações de prevenção e segurança contra incêndios
Ação tem objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção de incêndios e da regularização de edificações conforme as normas de segurança
Joá Souza/GOVBA
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) iniciou, nesta quinta-feira (6), a Operação Bahia Protegida, com fiscalizações simultâneas em Salvador e em diversas cidades do interior. A ação, de caráter educativo, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção de incêndios e da regularização de edificações conforme as normas de segurança.
Em Salvador, a mobilização começou às 7h, no Parque Tecnológico da Bahia, de onde as equipes seguiram para diferentes pontos da cidade. Segundo o comandante-geral do CBM-BA, coronel Aloisio Fernandes, a operação busca fomentar uma cultura de prevenção.
“Nós iremos às edificações em todo o estado, não se restringindo a Salvador, para conscientizar as pessoas e criar uma mentalidade prevencionista, de modo que possamos proteger as edificações e, por consequência, as pessoas, reduzindo a quantidade de incêndios”, afirmou o oficial.
Corpo de Bombeiros realizará fiscalizações em todo o estado
Ao todo, 474 bombeiros militares participam da operação, sendo 202 na capital e na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e 272 no interior. O trabalho envolve visitas a estabelecimentos para orientar sobre medidas de segurança e verificar o cumprimento das exigências legais. Entre os principais documentos exigidos estão o Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB) e o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que atestam a conformidade dos equipamentos de segurança com a legislação vigente.

Crédito: Joá Souza/GOVBA
Em cidades com edificações mais antigas, como Salvador, a atenção é redobrada. O coronel Aloisio Fernandes explicou que muitas construções foram erguidas antes da criação das normas atuais e, por isso, necessitam de adaptações.
“Essas edificações carecem de adequações para estarem seguras. É importante procurar o Corpo de Bombeiros para entender que tipo de intervenção deve ser feita”, observou o comandante.
O comandante reforçou que as fiscalizações têm caráter educativo e não punitivo. “O cidadão não precisa ter medo de receber os bombeiros. Embora o Corpo de Bombeiros tenha poder de polícia administrativa, neste momento ele será utilizado exclusivamente para criar essa consciência prevencionista”, explicou. A meta é alcançar mil estabelecimentos em todo o estado durante a execução da operação.
Na capital, uma das equipes realizou vistorias na região da Avenida Antônio Carlos Magalhães. A funcionária de uma concessionária de automóveis, Caroline Evangelista, avaliou positivamente a iniciativa.
“É muito importante, porque traz segurança não só para os funcionários, mas também para os clientes. A gente se sente mais tranquilo sabendo que as medidas de prevenção estão sendo cumpridas e que estamos preparados em caso de alguma ocorrência”, afirmou.
CBM-BA reafirma compromisso coletivo com a segurança
De acordo com o fiscal do Comando de Segurança Contra Incêndio, João Behrens, a vistoria na concessionária constatou que o estabelecimento está com o AVCB dentro da validade.
“Encontramos todas as medidas de segurança contra incêndio em conformidade com o projeto aprovado — sinalização de emergência, extintores, iluminação de emergência, sistema de hidrantes com mangueiras, alarme e detecção. Tudo conforme o previsto na norma”, detalhou o fiscal.
Por fim, o Corpo de Bombeiros reforçou que a prevenção vai além de uma obrigação legal e deve ser vista como um compromisso coletivo. “Proteger o seu estabelecimento e o seu lar é algo importante não só para o Corpo de Bombeiros, mas principalmente para as pessoas que vivem ou trabalham nesses locais. O que nos interessa é que todos tenham consciência de que a segurança é um investimento em vida e em tranquilidade”, frisou o coronel Aloisio Fernandes.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas