Pular para o conteúdo
Início » Chuva intensa volta a cair no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira

Chuva intensa volta a cair no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira

banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)

Porto Alegre é uma das cidades que pode ser afetada com tempestades

Nesta sexta-feira (10), o Rio Grande do Sul pode esperar mais chuva forte e volumosa, com perigo de se estender até domingo. Órgãos como o Inmet e o site Climatempo mostram que as precipitações vêm de forma generalizada em todo o estado e também em Santa Catarina.

Institutos meteorológicos também apontam para o risco de deslizamento de terra, principalmente na área da Serra Gaúcha.

Porto Alegre é uma das cidades que pode ser afetada com tempestades. Mas é na Serra Gaúcha que existe a maior preocupação, com acumulado de 100 mm somente hoje.

“A chuva pode vir com ventania em muitas áreas gaúchas. Na região serrana, na Grande Porto Alegre e no norte gaúcho, as rajadas de vento podem superar os 91 km/h”, aponta o Climatempo. As informações são do Metrópoles.

O Inmet, por sua vez, divulgou relatório com outros órgãos afirmando que entre esta sexta e a segunda-feira (13), há alta probabilidade de “movimentos de massa” em diversos setores do RS. Isso inclui a Região Metropolitana de Porto Alegre e a Serra Gaúcha.

A explicação para o perigo de deslizamentos de terra e de encosta acontece “devido aos elevados acumulados registrados ao longo da última semana, que incrementaram significativamente a umidade do solo, intensificaram processos erosivos e causaram diversos deslizamentos de terra”, diz o relatório.

“Neste cenário, são esperados novos deslizamentos de terra induzidos em áreas urbanizadas e também ‘quedas de barreiras’ à margem de estradas rodovias, não se descartando a possibilidade de deslizamentos em encostas naturais, além da possibilidade de reativação de deslizamentos recentes, especialmente entre sábado (11) e domingo (12)”, continua o relatório.

Chuva também em Santa Catarina e no Paraná

Há também o alerta de precipitação forte em Santa Catarina. Os meteorologistas apontam acumulado de 100 mm no extremo sul do estado, mas também tempestade em Florianópolis.

“O Vale do Itajaí e o litoral do Paraná ficam nublados e com chuviscos. Em Curitiba, o Sol aparece entre muitas nuvens, mas não chove. A tarde desta sexta será um pouco menos quente do que o restante da semana. Mas as outras regiões do Paraná continuam com muito sol e calor”, informa o Climatempo.

Leia também:

Bombeiros baianos completam uma semana em ação no Rio Grande do Sul

 

Marcações:
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)