Celulares e armas são apreendidos no presídio de Eunápolis, após fuga de 16 detentos
Intervenção reforça segurança e investe em melhorias estruturais na unidade prisional
A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) realizou uma revista em oito celas após intervenção no Conjunto Penal de Eunápolis (CPE), onde houve a fuga de 16 detentos e até o momento nenhum deles foi recapturado. A ação, conduzida pelo Grupo de Intervenção da unidade e pelo Grupamento Especializado em Operações Prisionais (Geop), teve início na última segunda-feira (16) e se estendeu até terça-feira (17).
Segundo a Seap, foram apreendidos 18 celulares, cinco pendrives, um carregador, 96 armas brancas, além de anotações com contabilidade suspeita e outros materiais ilícitos. Os itens confiscados serão analisados para identificar possíveis responsáveis e desvendar eventuais atividades criminosas envolvendo os detentos.
Visitas suspensas e transparência com instituições
Em decorrência das ações operativas iniciais após a fuga de 16 dentes na última quinta-feira (12), as visitas foram suspensas por tempo indeterminado. A suspensão foi previamente comunicada ao Poder Judiciário, à Defensoria Pública, à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) e ao Ministério Público da Bahia (MP-BA).
Na terça-feira (17), o diretor interventor do CPE, policial penal Jorge Magno, realizou uma reunião com representantes da 5ª Defensoria de Eunápolis e da Comissão de Visitantes dos Presos. Durante o encontro, foram apresentados detalhes das medidas implementadas, reforçando o compromisso com a transparência e alinhando informações com familiares e visitantes dos internos.
Investimentos estruturais no Conjunto Penal
Além das revistas e intervenções administrativas, a operação no Conjunto Penal de Eunápolis contempla melhorias estruturais. Obras estão em fase de planejamento, incluindo a construção de um muro e outras requalificações que visam ampliar a segurança da unidade. A medida ocorre logo após um vídeo com a fuga dos 16 presos viralizar nas redes sociais, demonstrando a facilidade do ataque e a fragilidade da segurança do complexo.
Neste ano, a Seap já promoveu avanços significativos, como a realização de um concurso público para o preenchimento de 287 vagas de policiais penais. Além disso, foram adquiridas aproximadamente 40 novas viaturas e 17 kits de videomonitoramento (CFTV) para aprimorar o controle e a vigilância nos presídios do Estado.
Começo das operações
Na noite da última quinta-feira (12), 16 detentos do Conjunto Penal de Eunápolis escaparam após uma invasão de criminosos fortemente armados. De acordo com as investigações, um grupo de oito homens abriu um buraco no alambrado da unidade e, após intenso tiroteio com os seguranças, conseguiu libertar os internos.
A diretora, o diretor-adjunto e o coordenador de segurança do Conjunto Penal de Eunápolis, no Extremo-sul da Bahia, foram afastados de seus cargos no último sábado (14). A medida aconteceu após investigação de que eles teriam ignorado um alerta sobre o possível ataque ao complexo, o que acabou se concretizando.
Desde o ocorrido, as polícias civil e militar têm realizado operações intensivas para recapturar os fugitivos. Até o momento, três dos invasores foram mortos em confrontos com as forças de segurança, enquanto outros dois foram detidos. Apesar das ações, os 16 detentos permanecem foragidos.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Simm oferece 99 vagas de emprego nesta quarta-feira em Salvador
Sinjorba encerra curso de jornalismo e inovação com três oficinas virtuais
Últimas Notícias
Beneficiários do Bolsa Família em Salvador devem atualizar cadastro até dia 30 de dezembro
Só 43,14% concluíram e bloqueio ameaça continuidade de pagamento do benefício na capital baiana
AL-BA conclui votação da LOA e entra em recesso
Com aprovação, deputados estaduais entram em recesso parlamentar e retornam no dia 3 de fevereiro, quando acontece eleição da nova mesa-diretora
‘Claudia Leitte não é racista’, afirma Brown, após cantora ser acusada de racismo religioso
Cacique afirma que responsabilidade pela mudança de letra é dela como artista, mas evita entrar na polêmica
Allê Varanda Bar encerra 2024 com festa ‘White Party’ e atrações musicais em Salvador
Evento acontece no próximo domingo, a partir das 15 horas, no bairro Santo Antônio Além do Carmo
Dois suspeitos de envolvimento no ‘Golpe do Pix’ tem prisão preventiva decretada
Carlos Eduardo do Sacramento Marques Santiago de Jesus e Thais Pacheco da Costa são apontados como operadores do esquema de desvio de doações
Lula passará por exame de tomografia nesta quinta-feira para avaliação médica
Assessoria de imprensa da Presidência não informou horário exato do procedimento
Celulares e armas são apreendidos no presídio de Eunápolis, após fuga de 16 detentos
Intervenção reforça segurança e investe em melhorias estruturais na unidade prisional
Operação nacional da polícia civil recupera celulares roubados e devolve aos donos
Pessoas que estavam em posse dos aparelhos foram intimadas e compareceram nas delegacias para fazer entrega
Randerson Leal planeja mandato participativo e inclusivo: ‘Vamos produzir as melhorias que o povo precisa’
Diplomado nesta quarta-feira, vereador conquistou 7.534 votos nas eleições deste ano
Bruno Reis diz que sancionará lei de proibição de celulares ‘se for desejo de professores e da comunidade educacional’
Bruno Reis avaliará a proposta, aprovada pela Câmara, que veta celulares em escolas públicas e privadas, com exceções pedagógicas