Casarões do Comércio serão revitalizados para programa de moradia
Objetivo é atender demanda antiga por moradia, ao mesmo tempo em que recupera imóveis abandonados na região
A Prefeitura de Salvador está desenvolvendo um Programa de Habitação para o Centro Histórico de Salvador, que deverá mudar completamente a dinâmica social da região. O programa está sendo desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), com o objetivo de atender a uma demanda antiga por moradia, ao mesmo tempo em que recupera imóveis abandonados e em estado de extrema precariedade na região.
Em um primeiro estudo realizado pelo órgão foram consideradas quatro áreas de intervenção para a implantação do programa: a área do Corpo Santo, que compreende a extensão entre a Igreja do Corpo Santo e o Plano Inclinado Gonçalves; a área do Gonçalves, que fica entre o Plano Inclinado Gonçalves e a Associação Comercial da Bahia; a área do Pilar, que compreende a região do Plano Inclinado Pilar e a área da Praça Irmãos Pereira, na Rua Manoel Victorino.
Inicialmente, no entanto, o programa atenderá especificamente duas áreas: a do Plano Inclinado Pilar e a do Corpo Santo. Na área do Pilar, será implantado o programa de habitações de interesse social para atender exclusivamente às famílias que já moram no Centro Histórico de Salvador. As famílias beneficiadas serão aquelas que vivem na região em situação de risco, em imóveis precários e em coabitação.
O projeto de Habitação de Interesse Social do Pilar foi selecionado pelo PAC/Iphan com repasse de recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) da ordem de R$800 mil – com contrapartida do Município de cerca de 30% para a elaboração dos projetos executivos de 21 imóveis abandonados – totalizando cerca de 250 unidades habitacionais. O contrato com o PAC/Iphan está previsto para ser assinado no próximo mês e a perspectiva da Prefeitura é que após a conclusão dos projetos executivos, o Município obtenha do Governo Federal os recursos para a construção das unidades habitacionais.
“Trata-se de um dos mais importantes projetos de habitação implantados em Salvador. Primeiro, porque irá atender uma demanda de habitação de interesse social na região do Centro Histórico, onde vivem famílias há 20, 30, 40 anos em imóveis em situação de precariedade. Por outro lado, são imóveis vazios ou em ruínas que não cumprem a sua função social. A maioria desses imóveis registra arquitetura colonial portuguesa, a história e a cultura dessa cidade que precisa ser preservada”, conta a presidente da FMLF, Tânia Scofield.
Beneficiados
O projeto do Corpo Santo, chamado de habitação de Mercado Popular, atenderá um público diversificado, a exemplo de pessoas que atuam na área cultural e funcionários públicos. Para esta área, a Prefeitura vai reformar 25 imóveis com uma estimativa de um total de 400 unidades habitacionais. Em 2020, a Prefeitura realizou um estudo detalhado, mapeando a situação fundiária, fiscal e física de cada imóvel para a viabilização do projeto.“Nós acreditamos que os dois projetos sejam viabilizados em paralelo, tanto o Pilar de Habitação de Interesse Social quanto o Corpo Santo de Habitação para o Mercado Popular, o que consolidará o Programa de Habitação no Centro Histórico de Salvador”, afirma Tânia.
Programa de Habitação
O programa de habitação do bairro do Comércio está associado a uma série de intervenções feitas na região. Todas as praças do bairro já foram urbanizadas, a exemplo da Praça da Inglaterra, Marechal Deodoro (das Mãozinhas) e Cairu, que passou a se chamar Maria Felipa. Além disso, a Rua Miguel Calmon, uma das principais, foi totalmente requalificada. A Rua da Conceição da Praia também passa por uma grande reforma, que deve ser concluída até o final deste mês.
Além dos sobrados que serão reformados pelo programa de habitação, a Prefeitura já recuperou outras edificações em estado de degradação no bairro, a exemplo do Casarão dos Azulejos Azuis, que tinha risco de desabamento e foi transformado no Museu Cidade da Música da Bahia, e do prédio onde foi construído a Casa das Histórias e o Arquivo Público da cidade. Em construção e com entrega prevista para início de 2025, a Escola de Música e Arte e a Casa de Espetáculos, ambas localizadas na Rua Santos Dumont, integram o Complexo da Música.
Leia também:
Salvador lança editais de fomento com quase R$30 milhões de investimentos no setor cultural
Bruno Reis anuncia programação do 2 de Julho com comemoração cívica e shows de Mariene de Castro e Cortejo Afro
Bruno Reis entrega novo Cras na Avenida San Martin e promete mais quatro unidades
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Plano de negócios define 70% do sucesso empresarial, diz especialista
Cidades
Operação Força Total prende 39 e apreende 16 armas na Bahia
Dois homens morrem após queda de elevador em prédio de luxo em Salvador
Feriado da Proclamação da República: o que abre e fecha em Salvador e RMS
STJ aprova cultivo de cannabis para fins medicinais no Brasil
Simm oferece 128 vagas de emprego e estágio nesta quinta-feira em Salvador
Últimas Notícias
Médico baiano é reeleito presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia
PIB da Bahia cresce 4,2% em 2022 e aumenta participação nacional
Movimento intenso marca saídas do ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão
Serviços de transporte reforçam operação para atender à demanda de passageiros durante o feriado da Proclamação da República
Lula recebe credenciais de oito embaixadores um dia após atentado na Praça dos Três Poderes
Presidente brasileiro mantém agenda diplomática e se prepara para compromissos do G20 no Rio de Janeiro
Ataque ao STF evidencia tentativa de desestabilização democrática, diz Barroso
Ministro Gilmar Mendes associa ataques à desinformação e discurso de ódio
Grupo de empresários da saúde participa de summit em Lisboa
Evento reúne líderes e promove networking para fortalecer inovação na saúde
Minha Casa Minha Vida pode alcançar 2,3 milhões de moradias até 2026, diz Jader Filho
Ministro das Cidades destaca avanço na meta do programa habitacional e fala sobre responsabilidade fiscal em possível corte de gastos
PRF intensifica fiscalização e uso de câmeras inteligentes nas rodovias baianas durante feriadão
Mais de 500 mil veículos devem circular pelas estradas da Bahia no feriado prolongado
Lula discute atentado com ministros, defende apuração rigorosa, mas não deve se pronunciar
Presidente não se encontrava no Palácio do Planalto no momento da explosão
Operação Força Total prende 39 e apreende 16 armas na Bahia
Ação da PM reforça segurança pública e reafirma o combate à criminalidade no estado
Festival de Verão Salvador 2025 confirma novas atrações e promete diversidade musical
Evento acontece nos dias 25 e 26 de janeiro no Parque de Exposições da capital baiana
Lady Gaga integra o elenco da nova temporada de Wandinha na Netflix
Cantora se junta a outros astros na série, que ainda não tem data de estreia confirmada