Campanha Maio Laranja alerta sobre violação de direitos de crianças com ações no metrô de Salvador
Programação incluiu distribuição de material informativo e contação de histórias com foco na proteção infantil
Amanda Ercília/GOVBA
As estações do metrô de Salvador foram incluídas nas ações do Maio Laranja, campanha nacional de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Nesta quinta-feira (15), a Estação Rodoviária recebeu atividades educativas para alertar a população sobre o tema.
Campanha realiza atividades em locais de grande circulação
A mobilização na estação faz parte de uma parceria entre a CCR Metrô Bahia e a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). A programação incluiu distribuição de material informativo, contação de histórias com foco na proteção infantil e a presença dos mascotes Lulu Alerta e Ursinho Atento, que representam a campanha estadual.
Ações continuam na Estação Acesso Norte
A programação do Maio Laranja segue nesta sexta-feira (16), na Estação Acesso Norte. A proposta é ampliar a visibilidade da campanha e engajar mais pessoas na prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes.
Campanha incentiva diálogo e fortalecimento da rede de proteção
Segundo a superintendente de Assistência Social da Seades, Leísa Mendes, a campanha amplia o debate e fortalece os canais de proteção. “Mais do que uma data, o mês de maio é um chamado à sociedade para estar atenta e atuante. As ações educativas como esta contribuem para romper o silêncio e gerar conhecimento sobre os sinais de violência e como denunciar”, afirmou.
Ela ressalta que promover ações presenciais em espaços públicos como o metrô torna o tema mais acessível e ajuda a estimular o engajamento social.
Mobilização alcança diferentes regiões da Bahia
Além das ações nas estações, a programação do Maio Laranja inclui atividades em outras regiões da Bahia. Estão previstas ações em redes sociais, eventos presenciais, agendas em cidades do interior e envolvimento de prefeituras, conselhos de direitos e equipamentos da rede socioassistencial.
A mobilização estadual visa promover maior visibilidade ao tema e reforçar a importância de proteger os direitos de crianças e adolescentes. A campanha busca consolidar uma cultura de responsabilidade coletiva e prevenção à violência.
Campanha destaca o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual
O Maio Laranja tem como referência o 18 de maio, data do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A campanha existe há 25 anos e transformou o mês em um período de mobilização nacional para alertar sobre o problema e promover ações de prevenção e denúncia.
Origem do 18 de maio
A escolha da data lembra o caso da menina Araceli, morta aos 8 anos em 1973, no Espírito Santo. Ela foi drogada, estuprada e assassinada por jovens de classe média. O caso permanece como símbolo da violência contra crianças e adolescentes no Brasil.
Dados sobre violência sexual infantil no país
Segundo dados do Fórum Nacional de Segurança Pública, ocorre um estupro a cada seis minutos no Brasil. Em mais de 80% dos casos, as vítimas são meninas negras. Os impactos ultrapassam o físico e comprometem o desenvolvimento emocional e social das vítimas.
O Maio Laranja reforça o papel da sociedade na identificação e denúncia de casos, além de estimular o fortalecimento de uma cultura de cuidado com a infância e a adolescência.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Últimas Notícias
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Sincerão gera brigas, choro e madrugada intensa na casa
Conflitos após a dinâmica expõem fragilidades dos brothers e aumentam a tensão às vésperas do paredão
Copa do Mundo de 2027: CBF confirma amistosos da seleção feminina
Equipe vai enfrentar Costa Rica, Venezuela e México em amistosos internacionais entre fim de fevereiro e início de março
Licia Fábio celebra Iemanjá com edição especial do Dois de Fevereiro no Amado, confira giro de fotos
Festa reuniu música, gastronomia e encontros à beira da Baía de Todos-os-Santos em tarde marcada por afeto e tradição
Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público
Trocas de tiros no Vale das Pedrinhas e Jardim Santo Inácio provocam reforço policial, cirurgias de emergência e mudanças na rotina de moradores
Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos
Celebração comandada por Carlinhos Brown transformou a Vila Caramuru em um espaço de ancestralidade, som e comunhão à beira-mar
Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas
Programa oferece número histórico de bolsas e amplia acesso ao ensino superior com vagas presenciais e à distância
Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência
Iniciativa está em estudo no Palácio do Planalto, diante da avaliação de que o calendário legislativo de 2026 será reduzido por se tratar de um ano eleitoral
Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes
Ferramenta tem objetivo de agilizar a devolução de valores transferidos indevidamente e reduzir o uso do sistema de pagamentos instantâneos em crimes
Prefeitura de Salvador abre inscrições para camarotes acessíveis nos circuitos do Carnaval nesta terça
Cadastro pode ser feito presencialmente ou pela internet
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Com posse de Luciano Ribeiro e mensagem anual de Jerônimo Rodrigues, Legislativo baiano inicia ano com 52 deputados focados na reeleição