Bruno Reis e Jerônimo Rodrigues participam da Lavagem do Bonfim, que deve reunir 1 milhão de pessoas
Em 2025, a Lavagem celebra os 280 anos da chegada da imagem do Senhor do Bonfim a Salvador

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil) e o governador Jerônimo Rodrigues (PT) participam, nesta quinta-feira (16), da Lavagem do Bonfim. Uma das celebrações religiosas mais tradicionais de Salvador, a Lavagem deve reunir mais de 1 milhão de pessoas.
O gestor municipal participará do evento a partir das 7h30, com concentração em frente à Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio. O prefeito participará da cerimônia religiosa na Basílica, a partir das 8h, e após a celebração, se juntará aos fieis, dando início ao percurso de 8 quilômetros em direção à Colina Sagrada, no Bonfim.
Da mesma forma, a agenda do gestor estadual começará às 7h30, com a chegada à Basílica da Conceição da Praia. Após a cerimônia inicial, Jerônimo Rodrigues seguirá em cortejo até a Colina Sagrada do Bonfim, acompanhado por autoridades e secretários estaduais.
Mudanças no trânsito e transporte especial
A Superintendência de Trânsito (Transalvador) preparou um esquema especial para o evento. A partir da meia-noite de quinta-feira (16), será proibido estacionar nas vias por onde o cortejo passará. Além disso, a partir das 6h, haverá interdição total do tráfego em diversas ruas, como Praça Visconde de Cayru, Rua da Bélgica, Rua Miguel Calmon, Avenida Jequitaia e Largo da Calçada.
Para facilitar o deslocamento, o transporte público contará com reforço. Os ascensores Plano Inclinado Gonçalves, Pilar, Elevador do Taboão e Plano Inclinado Liberdade/Calçada funcionarão gratuitamente. A operação de ônibus será ampliada, com circulação de veículos das 6h de quinta-feira até a meia-noite de sexta-feira (17). Linhas que passam pela região da festa terão itinerários alterados devido aos bloqueios, e 46 ônibus da frota reguladora estarão disponíveis entre o Largo do Papagaio e a Estação da Lapa, ativados conforme a demanda.
Acesso ao sistema ferry-boat também será alterado
O Sistema Ferry-Boat, administrado pela Internacional Travessias Salvador (ITS), terá mudanças no Terminal São Joaquim. Durante toda a quinta-feira, haverá sinalização especial e uma via exclusiva para veículos que acessarem o terminal via túnel Américo Simas. Para isso, será criado um desvio na Rua Estado de Israel, na Avenida Oscar Pontes.
O serviço operará nos horários regulares, com saídas a cada hora, das 5h às 23h30. Caso a demanda aumente, embarques extras poderão ser disponibilizados para atender ao público.
Lavagem do Bonfim terá 79 associações culturais e entidades no cortejo até a Colina Sagrada
A Lavagem do Bonfim 2025 celebra os 280 anos da chegada da imagem do Senhor do Bonfim a Salvador. O tema desta edição é “Amado Jesus, Senhor do Bonfim, Nossa Esperança, há 280 anos entre nós”, inspirado no Jubileu da Esperança, convocado pelo Papa Francisco, e na data histórica de abril de 1745, quando a imagem chegou à Bahia.
Segundo a Empresa Salvador Turismo (Saltur), 79 entidades foram cadastradas para participar da festa, considerada uma das maiores manifestações religiosas do país. Entre elas, destacam-se grupos culturais e blocos tradicionais, como Rixô Elétrico, Ska Reggae, Malê Debalê, Bloco da Saudade, Muzenza, Orixalá e Amor e Paixão.
A programação teve início à meia-noite desta quinta-feira (16), com a concentração de músicos, fanfarras, bloquinhos carnavalescos e demais agremiações na Avenida Contorno, próximo à Praça dos Tupinambás.
Ato de Fé abre a Lavagem do Bonfim
Antes da saída dos blocos e entidades, será realizado o tradicional Ato de Fé, que ocorrerá das 8h às 9h na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia. Apenas após o término do ato, as entidades começarão a desfilar rumo à Colina Sagrada.
Entre os destaques que irão desfilar estão:
- Associação Afoxé Filhos de Gandhy
- Bloco Afro Ilê Aiyê
- Bloco Afro Muzenza
- Malê Debalê
- Bloco Amor e Paixão
- Escola de Samba Filhos da Feira
- Grupo Orixalá, liderado por Gerônimo
- Bloquinhos percussivos Proibido Proibir e Bloco da Saudade
Mais Lidas
Segurança do Carnaval na Bahia conta com helicópteros, drones e embarcações
Cidades
Justiça Federal ordena suspensão de parque aquático em Porto Seguro
Imposto de Renda 2025: declaração terá início em 17 de março
Últimas Notícias

BBB 25: confira tudo que Renata já ouviu na ‘Vitrine do Seu Fifi’
Dinâmica inédita do reality permite interação direta entre Renata e o público fora da casa

Prefeitura de Salvador renova convênio com Hospital Aristides Maltez e amplia repasse
Com a medida, gestão municipal elevou aporte que girava em torno de R$12 milhões ao ano, para cerca de R$18 milhões

O que fazer em Salvador no fim de semana? Gilberto Gil, Andrezza Santos, Grupo Botequim, Maira Menezes, Mãeana e mais; confira na agenda do Portal M!
Descubra os melhores eventos do fim de semana em Salvador e explore opções incríveis de entretenimento

Sem transporte ferroviário, indústria da Bahia enfrenta gargalos críticos, alerta Carlos Passos
Presidente da Fieb cita gargalos e desafios para crescimento do setor no Estado durante programa 'De Olho na Bahia' desta quinta-feira (13)

Psicoterapeuta alerta sobre impacto do trabalho na saúde mental e cobra mudanças nas empresas
Psicoterapeuta fala sobre o impacto das escolhas pessoais no bem-estar e a importância da presença no trabalho

Feira de Santana recebe maior evento de agroindústria familiar da Bahia; veja novidades
Evento reúne especialistas, autoridades e agroindústrias para compartilhar experiências, trocar conhecimentos e discutir oportunidades no setor

Vereador acusado de tentativa de feminicídio é preso após quase 20 dias foragido na Bahia
Político foi localizado em Boipeba e encaminhado para Santo Antônio de Jesus, onde responderá pelo crime

Nova unidade de hemodiálise em Itabuna promete tratamento mais acessível e humanizado
Estrutura, inaugurada pelo governador Jerônimo Rodrigues, faz parte da segunda etapa das obras do Hospital São Lucas

Justiça Federal ordena suspensão de parque aquático em Porto Seguro
Decisão judicial atende ação do MPF e visa garantir preservação ambiental e acesso público à praia

Lula defende ‘reciprocidade e diálogo’ em resposta a tarifas de Trump
Presidente critica medida dos Estados Unidos que impõe tarifas sobre aço e alumínio brasileiros