Pular para o conteúdo
Início » BRT registra crescimento de quase 200% no número de passageiros

BRT registra crescimento de quase 200% no número de passageiros

banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)

No acumulado, mais de 10,4 milhões de passageiros foram transportados em 12 meses

O BRT Salvador aumentou em quase 200% o número de passageiros transportados nos últimos 12 meses de operação. Em março de 2024 foram 1.208.575 passageiros registrados, contra 409.877 passageiros utilizaram o sistema no mesmo período do ano passado, o que representa um crescimento de 194%. No acumulado, mais de 10,4 milhões de passageiros foram transportados em 12 meses.

O modal possui deslocamento prioritário, visto que em toda a extensão, a circulação dos veículos é feita por vias prioritárias/exclusivas. Isso representa um ganho no deslocamento dos usuários, uma vez que não há concorrência com outros veículos nos trechos do sistema.

Para o secretário de mobilidade, Fabrizzio Muller, o BRT Salvador se consolida como um vetor de deslocamento vital para a mobilidade da cidade. “O sistema trouxe novos atendimentos para os cidadãos e com eles melhorias em diversas áreas. É um modal que coloca Salvador em outro patamar de desenvolvimento tanto na mobilidade, como em outras áreas”, afirmou.

Trechos

Todo o trecho contemplado pelo BRT passou por uma grande transformação, com diversas intervenções que tiveram como objetivo melhorar a trafegabilidade, com obras de macrodrenagem, requalificação viária e a construção de novos elevados em trechos que apresentavam gargalos no tráfego.

No final de março, foi entregue o trecho que liga o Cidade Jardim até a Estação da Lapa, concluindo a primeira parte do modal. Ao todo, o BRT conta com 14 estações e 11 km de extensão, atendendo algumas das regiões mais adensadas da cidade, como Pituba, Vale das Pedrinhas e Avenida Vasco da Gama. O modal ainda conta com linhas estendidas, em trânsito misto, que passam pela orla, via Itaigara, e no Caminho das Árvores, via Avenida Paulo VI.

Com o BRT completo, é possível agregar outras linhas ao modal, além das quatro que já estão em operação. Além da B4, que liga a Estação Pituba e a Lapa, e está funcionando em operação assistida, diariamente das 9h às 15h, outras duas linhas entrarão em operação ainda este ano. Em breve, começam a rodar também as linhas B5, entre a Rodoviária e a Lapa, e a B6, ligando a Lapa ao aeroporto pela orla, por meio do BRS que está sendo implementado.

Ao final desta fase piloto, o trajeto entre a Rodoviária e a Lapa será feito em cerca de 16 minutos. “Com a chegada de novos ônibus, iremos avançar com esses novos atendimentos trazendo ainda mais opções de deslocamento dentro do sistema”, concluiu Muller.

O BRT Salvador completou um ano de operação em 30 de setembro do ano passado, quando alcançou a marca de 10 milhões de passageiros transportados. O sistema é pioneiro no país no uso de ônibus elétricos e inaugurou em 2023 o maior terminal público de recarga elétrica de veículos do Brasil. Além de um projeto de transporte, a iniciativa contempla ainda intervenções de macrodrenagem, paisagismo, iluminação e abertura de áreas de lazer com quadras, parques infantis e a maior pista de skate da capital baiana.

 

Leia também:

Prefeitura lança campanha Maio Amarelo nesta quarta-feira

Marcações:
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)