Brasil anuncia meta para reduzir emissões de gases do efeito estufa em 67% até 2035
Plano será apresentado no COP29, que ocorre na próxima segunda-feira, no Azerbaijão
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), anuncia, na próxima segunda-feira (11), a nova meta do Brasil para reduzir a emissões de gases do efeito estufa. Na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2024 (COP29), em Baku, no Azerbaijão, o ministro do Desenvolvimento fala sobre o objetivo de atingir uma diminuição de 67% nos próximos anos.
Inicialmente, a intenção era chegar a 59% de redução até 2035. Porém, a nova Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) é a meta climática que o Brasil tem como referência para cumprir o Acordo de Paris, assinado em 2015. Este plano tem como limite um valor de 1,5 graus Celsius de aquecimento médio do planeta em relação ao período pré-industrial.
Conforme anunciado em nota do Ministério do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, além de reduzir o percentual pelos próximos 11 anos, o objetivo é ter números ainda melhores no longo prazo. “Esse compromisso permitirá ao Brasil avançar rumo à neutralidade climática até 2050, objetivo de longo prazo do compromisso climático”, avalia a pasta.
Assim, o ministério também reforça que o principal instrumento para garantir a implementação da NDC é o Plano Clima. Este faz um balanço de ações do país até 2035 e indica a dedicação para combater o desmatamento. Além disso, a meta é voltada para a redução de emissões de gases de efeito estufa e para a adaptação aos impactos da mudança do clima. No total, são sete planejamentos de mitigação e 16 de adaptação.
“Para viabilizar essa nova visão de desenvolvimento, serão empregados instrumentos econômicos como o Fundo Clima, Títulos Soberanos Sustentáveis, Eco Invest Brasil, Taxonomia Sustentável Brasileira e o Fundo Florestas Tropicais para Sempre”.
“Muitas outras ações estão em andamento, tais como Plano ABC+, Plano Combustível do Futuro, Programa de Recuperação de Pastagem Degradada, Plano de Transição Energética, Programa Nova Indústria Brasil, Planaveg, Programa Florestas Produtivas, Planos de Prevenção e Controle do Desmatamento de todos os biomas, entre outros”, completou o Ministério do Meio Ambiente e da Mudança do Clima.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Corrida 21k Salvador estreia em 2025 com parceria da Olympikus
SSP-BA anuncia prisão de 92 líderes de facções e apreensão de 77 fuzis
Polícia Militar deflagra mais uma edição da operação Força Total Nacional
Últimas Notícias
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
Decisão ocorreu após audiência de três horas, na qual o ministro avaliou que Cid esclareceu omissões e contradições em depoimento anterior
ViaBahia aguarda decisão do TCU em repactuação para novos investimentos rodoviários
Tribunal analisa as condições para a aprovação da repactuação de contratos
MPBA defende prisão preventiva de membros de facções em audiências de custódia
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) publicou no Diário de Justiça Eletrônico, nesta quinta-feira (21), novos enunciados aprovados pelo Conselho dos Procuradores e Promotores de Justiça com Atuação na Área Criminal (Concrim), que orientam sobre a conversão da prisão em flagrante em preventiva em casos relacionados a facções criminosas. O Enunciado 38 estabelece […]
Luiz Caetano aponta atraso na transição de governo em Camaçari e diz que Elinaldo ainda não instalou Comissão de transmissão
Petista revelou já ter entregado os nomes que compõem a comissão de transmissão há cerca de 15 dias
Secretário-geral do PL diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘incessante perseguição política’
Indiciamento foi motivado pela participação nos atos antidemocráticos
Bolsonaro critica indiciamento e dispara contra Alexandre de Moraes: ‘Faz tudo o que não diz a lei’
Em publicação no 'X', ex-presidente afirmou que aguardará seu advogado para avaliar o indiciamento
Médico acusado de injúria racial é encontrado morto em sua residência na Bahia
Departamento de Polícia Técnica investiga circunstâncias da morte em Itabuna
Festival Ubaque estreia em Salvador com programação gratuita
Festival contará com atrações como ÀTTØØXXÁ, Nêssa e DJ Pureza em dois dias de programação
Participação de Ivete Sangalo no Carnaval de Salvador em 2025 segue indefinida
Até o momento, não há a confirmação sobre participação de Ivete no tradicional Bloco Coruja, na pipoca ou em outros blocos
Barroso critica excesso de judicialização e diz que situação é característica do Brasil
Segundo o presidente do STF, país conta com mais de 80 milhões de processos em curso