Pular para o conteúdo
Início » Bombeiros monitoram incêndios 28 fazendas de 21 cidades em Mato Grosso

Bombeiros monitoram incêndios 28 fazendas de 21 cidades em Mato Grosso

Incêndios no MT
Um dia antes, a corporação combateu 31 incêndios florestais, com maior concentração no Pantanal

Incêndios em 28 fazendas localizadas em 21 municípios de Mato Grosso são monitorados pelo Corpo de Bombeiros do estado, conforme anunciou a corporação nesta quarta-feira (18). Entre os municípios afetados estão Tabaporã, Nova Maringá, Lucas do Rio Verde, União do Sul e Sinop. Além disso, focos de incêndio foram registrados ao longo da BR-364, em Brasnorte.

Um dia antes, a corporação combateu 31 incêndios florestais, com maior concentração no Pantanal de Mato Grosso. As equipes atuaram em áreas como a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, em Barão de Melgaço, no Parque Estadual do Guirá e na Fazenda Laguna, próxima à Terra Indígena Tereza Cristina.

O BEA também acompanha incêndios em áreas de preservação, como a Área de Proteção Ambiental dos Meandros do Rio Araguaia, em Cocalinho, e na Terra Indígena Capoto Jarinã, em Peixoto de Azevedo. No entanto, o Corpo de Bombeiros aguarda autorização dos órgãos federais para atuar nessas regiões, conforme comunicado da corporação.

“As equipes se dividem na região da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, em Barão de Melgaço; Parque Estadual do Guirá e região da Baía Grande, próximo a Estação Ecológica do Taiamã, em Cáceres; e na Fazenda Laguna, próxima a Terra Indígena Tereza Cristina”, diz a nota

Outras áreas em monitoramento incluem a Aldeia Utiariti, em Campo Novo do Parecis, além de focos de incêndio em diversos pontos do estado, como Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger e Nossa Senhora do Livramento.

O combate aos incêndios também está em andamento em localidades como Paranatinga, Guiratinga, Diamantino, Sorriso e Ribeirão Cascalheira. A corporação destaca a complexidade da operação, que abrange diferentes regiões de Mato Grosso. As autoridades seguem acompanhando a situação e tomando as medidas necessárias para controlar os incêndios e minimizar os danos ambientais causados pelas queimadas.

Leia também:

Lula aponta ‘indícios fortes’ de ação criminosa nos incêndios que atingem o Brasil

Lula convoca reunião com chefes de Poderes para abordar combate a incêndios

Decreto estabelece comitê e centro especializado para gerenciar incêndios florestais

Christiano Antonucci/Secom-MT