Bahia recebe conferência nacional de estatísticas e reúne especialistas para discutir integração de dados no país
Presidente do IBGE afirmou que encontro em Salvador representa descentralização e democratização do acesso às informações estatísticas
Amanda Ercília/GOVBA
A Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (Confest/Confege) 2025 acontece, até esta sexta-feira (5), no Senai Cimatec, em Salvador, primeira cidade, além do Rio de Janeiro, a sediar o evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O evento reúne especialistas, representantes de instituições nacionais e internacionais, gestores públicos e usuários de informações oficiais para colaborar na elaboração do Plano Geral de Informações Estatísticas e Geográficas (PGIEG) 2026–2030. A abertura oficial foi realizada nesta quarta-feira (3).
Durante o evento, participantes contribuem para definir diretrizes relacionadas à produção, integração e uso estratégico de dados no país. A conferência conta com apoio do Governo do Estado e da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e marca a retomada do principal encontro brasileiro dedicado à modernização das estatísticas e geociências produzidas por instituições públicas.
Jerônimo enaltece dados do IBGE
Durante a cerimônia de abertura, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) destacou a importância das informações oficiais para a administração pública. Ele afirmou que a Bahia vem investindo no uso de bases oficiais para organizar iniciativas em áreas estratégicas.
“Os dados produzidos pelo IBGE e por outras instituições públicas são o que nos permitem planejar com precisão, identificar desigualdades, antecipar demandas e construir políticas mais justas”.

Crédito: Amanda Ercília/GOVBA
O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, afirmou que a realização do encontro em Salvador representa um movimento de descentralização e democratização do acesso às informações estatísticas. “Estados como a Bahia tendem a se beneficiar das novas estratégias que o IBGE vem implementando para ampliar a disponibilidade de estatísticas e geodados para gestores, pesquisadores e sociedade”, disse ele, que reiterou que a meta é aproximar produtores e usuários de dados.
O superintendente da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Cláudio Peixoto, também ressaltou a relevância das estatísticas e dos geodados para decisões administrativas.
“Estatísticas e geodados são hoje ativos estratégicos para decisões de governo, pois permitem compreender realidades sociais e territoriais com precisão. É uma ação que fortalece o trabalho técnico e aprofunda nossa capacidade de transformar informações em políticas efetivas”.
Governador autoriza iniciativas de cooperação ao IBGE
No evento, o governador autorizou a adesão do IBGE ao Convênio de Cooperação Técnica nº 82/2025, que prevê a instalação de uma unidade do Projeto Casa Brasil IBGE no Posto SAC Comércio, em Salvador. O espaço será destinado à preservação da memória institucional, à disseminação de dados oficiais e à promoção de educação estatística e cartográfica, aproximando o público do trabalho técnico do instituto.
Jerônimo Rodrigues também assinou um Acordo de Cooperação Técnica entre o IBGE, o Senai Cimatec e a FIEB, voltado ao fortalecimento das competências analíticas e estatísticas, ao uso integrado de bases oficiais e à qualificação técnica em análises socioeconômicas, ambientais, territoriais e produtivas.
Brasil alcança 87 mil localidades habitadas
O Brasil possui 87.362 localidades habitadas, segundo dados divulgados na segunda-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa um salto expressivo em relação ao Censo de 2010, quando o país contabilizava 21.886 localidades. O novo resultado faz parte do Censo 2022, que trouxe uma das atualizações mais detalhadas já realizadas pelo Instituto na estrutura territorial do país.
As localidades são definidas como qualquer lugar onde exista um aglomerado permanente de moradores, incluindo cidades, vilas, núcleos urbanos, povoados, lugarejos, núcleos rurais, comunidades indígenas, comunidades quilombolas e agrovilas formadas em áreas de assentamento. A ampliação de áreas identificadas não significa aumento populacional abrupto, mas sim um mapeamento mais completo e tecnologicamente avançado do território brasileiro. As informações são da Agência Brasil.
Mais Lidas
Júpiter atinge brilho máximo em 2026 e pode ser visto a olho nu neste sábado
Bolsa Família 2026: saiba quem tem direito e como se cadastrar no benefício
Cidades
Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Últimas Notícias
Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia
Operação Volta às Aulas 2026: Procon-BA fiscaliza listas escolares, vendas casadas e alerta pais sobre abusos
Fiscalização ocorre em escolas, livrarias e papelarias para garantir direitos do consumidor durante o período de compras de material escolar
Olodum retorna à Lavagem do Bonfim em 2026 com grande cortejo percussivo nesta quinta-feira
Bloco afro participa da festa com 120 percussionistas, 80 dançarinos e mais de 20 alegorias em Salvador
BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco
Ricardinho Freestyle abandona dinâmica do Quarto Branco após mais de 12 horas e se torna o primeiro desistente da disputa por vaga no reality
Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula
Nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União
Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações
Festa acontece entre 22 e 25 de janeiro, reúne grandes atrações e marca a retomada do evento após a pandemia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Ação cumpriu mandados judiciais e resultou na apreensão de veículos, imóveis, dinheiro e outros bens
Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações
Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município
Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança
Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador
Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’
Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas