Afro Parque celebra o Dia da Mulher Negra com oficinas, moda e ancestralidade em Salvador nesta quinta

Evento propõe fortalecer narrativas de resistência por meio da valorização da ancestralidade, da criatividade e do protagonismo feminino negro


Redação
Redação 31/07/2025 07:30 • Cidades
Afro Parque celebra o Dia da Mulher Negra com oficinas, moda e ancestralidade em Salvador nesta quinta - Jefferson Peixoto/Secom PMS
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O Afro Parque chega à sua segunda edição, nesta quinta-feira (31), das 13h às 17h, no Parque Social, localizado no Parque da Cidade, no Itaigara. A iniciativa integra o calendário do Julho das Pretas e marca as homenagens pelo Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado no dia 25 de julho. Com o tema “Colcha de Retalho: Costurando Histórias, Vidas e Afetos”, o evento propõe fortalecer narrativas de resistência por meio da valorização da ancestralidade, da criatividade e do protagonismo feminino negro.

O público pode se inscrever gratuitamente pelo link. A programação começa com um momento de acolhimento e segue com debates, oficinas e partilhas de trajetórias, oferecendo um espaço de escuta e aprendizado a partir das vivências de mulheres negras que atuam no afroempreendedorismo.

Programação terá palestra e bate-papo

O ciclo de atividades terá início às 13h30 com a palestra “Compartilhamento: Trajetórias e Experiências Pessoais”, seguida, às 14h15, pelo bate-papo “Costura como Ancestralidade e Resistência”, mediado pela empreendedora Marcela Santos, da incubadora In Pacto. Às 15h, a designer de moda Luciana Galeão conduz uma reflexão sobre costura criativa e sustentável.

A diretora do Parque Social, Sandra Paranhos, afirma que o Afro Parque é um espaço estratégico para dar visibilidade às histórias de mulheres negras empreendedoras.

“Neste encontro elas poderão compartilhar suas conquistas no mundo do afroempreendedorismo, por meio de iniciativas apoiadas pela In Pacto, incubadora de negócios sociais do Parque Social, em parceria com a Prefeitura de Salvador”, explicou Sandra.

Às 15h30, o público poderá participar de três oficinas simultâneas: “Turbantes – Estética Ancestral”, “Costura de Axé – A Arte da Continuidade” e “Exposição Interativa: Linha que Conecta”. O encerramento será às 16h30 com a apresentação de uma colcha coletiva, produzida ao longo da tarde com as participantes do evento.

Servidoras negras são homenageadas em premiação institucional

Como parte da agenda do Julho das Pretas, outra ação realizada nesta quarta-feira (30), foi a 4ª Edição da Qualificação e Homenagem “Mulheres Negras Movem o Mundo”, promovida pela Secretaria Municipal da Reparação (Semur) em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventudes (SPMJ). O evento reuniu 40 mulheres negras que atuam em diferentes órgãos da Prefeitura de Salvador, reconhecendo suas trajetórias no enfrentamento do racismo institucional.

A cerimônia foi marcada por emoção, homenagens e depoimentos. A vice-prefeita Ana Paula Matos destacou o papel da solidariedade entre as mulheres negras no enfrentamento cotidiano ao racismo.

“Não existe força, nem lugar do feminino, muito menos do feminino negro, sem uma apoiar a outra”, disse a gestora.

Também foram homenageadas figuras históricas como a professora Ivete Sacramento, ex-secretária da Semur e hoje coordenadora do Programa Salvador Capital Afro, além da advogada Oilda Rejane Ferreira, diretora de Ações Transversais da Semur e responsável pela condução do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI).

Prêmio fortalece a presença feminina negra na gestão pública

O prêmio já reconheceu 130 mulheres em suas quatro edições e busca evidenciar a contribuição das servidoras para a construção de políticas públicas com recorte de raça e gênero. A jornalista Priscila Machado, indicada pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), destacou o impacto do reconhecimento.

“Essa lembrança a todas nós, servidoras negras da Prefeitura, é um reconhecimento que encoraja a continuar a nossa luta e a nossa prestação de serviço à sociedade”, afirmou.

As indicações foram feitas por órgãos da gestão municipal, com validação dos núcleos internos do PCRI. Desde 2023, o programa já alcançou 40 mil servidores e servidoras, promovendo formações e debates para combater o racismo institucional em Salvador.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Sincerão gera brigas, choro e madrugada intensa na casa -
BBB 26 03/02/2026 às 10:34

Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Sincerão gera brigas, choro e madrugada intensa na casa

Conflitos após a dinâmica expõem fragilidades dos brothers e aumentam a tensão às vésperas do paredão


Copa do Mundo de 2027: CBF confirma amistosos da seleção feminina -
Esporte 03/02/2026 às 10:03

Copa do Mundo de 2027: CBF confirma amistosos da seleção feminina

Equipe vai enfrentar Costa Rica, Venezuela e México em amistosos internacionais entre fim de fevereiro e início de março


Licia Fábio celebra Iemanjá com edição especial do Dois de Fevereiro no Amado, confira giro de fotos -
Circulô 03/02/2026 às 09:32

Licia Fábio celebra Iemanjá com edição especial do Dois de Fevereiro no Amado, confira giro de fotos

Festa reuniu música, gastronomia e encontros à beira da Baía de Todos-os-Santos em tarde marcada por afeto e tradição


Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público -
Cidades 03/02/2026 às 09:30

Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público

Trocas de tiros no Vale das Pedrinhas e Jardim Santo Inácio provocam reforço policial, cirurgias de emergência e mudanças na rotina de moradores


Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos -
Circulô 03/02/2026 às 09:12

Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos

Celebração comandada por Carlinhos Brown transformou a Vila Caramuru em um espaço de ancestralidade, som e comunhão à beira-mar


Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas -
Cidades 03/02/2026 às 09:01

Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas

Programa oferece número histórico de bolsas e amplia acesso ao ensino superior com vagas presenciais e à distância


Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência -
Política 03/02/2026 às 08:30

Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência

Iniciativa está em estudo no Palácio do Planalto, diante da avaliação de que o calendário legislativo de 2026 será reduzido por se tratar de um ano eleitoral


Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes -
Negócios 03/02/2026 às 08:00

Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes

Ferramenta tem objetivo de agilizar a devolução de valores transferidos indevidamente e reduzir o uso do sistema de pagamentos instantâneos em crimes


AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026 -
Política 03/02/2026 às 07:00

AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026

Com posse de Luciano Ribeiro e mensagem anual de Jerônimo Rodrigues, Legislativo baiano inicia ano com 52 deputados focados na reeleição