Aeroporto de Salvador registra recorde de passageiros internacionais durante o Carnaval
Número de viajantes em voos internacionais cresceu 13% em relação a 2024 e 26% em comparação ao período pré-pandemia
Will Recarey/Salvador Bahia Airport
O Aeroporto de Salvador Bahia, administrado pela VINCI Airports, registrou um número recorde de passageiros internacionais durante o Carnaval. Entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março, 10.287 viajantes embarcaram ou desembarcaram no terminal em voos internacionais, o que representa um crescimento de 13% em relação ao mesmo período de 2024 e de 26% em comparação ao Carnaval de 2019, período anterior à pandemia.
A conectividade aérea de Salvador com destinos internacionais estratégicos foi um dos fatores que contribuíram para esse desempenho. A companhia aérea Air France operou sua primeira temporada de Carnaval na capital baiana, transportando 1.212 passageiros entre a França e Salvador. A Air Europa, que realiza voos diretos da Espanha, apresentou um desempenho de destaque, com 1.563 passageiros, um aumento de 70%.
A TAP Air Portugal movimentou 2.939 viajantes, mantendo sua relevância nas conexões entre a Europa e a Bahia. Já a Aerolíneas Argentinas transportou 2.320 passageiros entre Buenos Aires e Salvador, e a SKY Airline, responsável pela rota entre a capital baiana e o Chile, somou 1.329 passageiros.
De acordo com Marcus Campos, gerente de Marketing e Promoções Aéreas do Aeroporto Bahia, o resultado reflete o trabalho da VINCI Airports na expansão das rotas internacionais. “O recorde de passageiros internacionais reforça Salvador como um destino globalmente desejado, especialmente durante o Carnaval, uma das festas mais emblemáticas do mundo. O crescimento expressivo de algumas rotas é um reflexo do trabalho contínuo da VINCI Airports para ampliar as conexões diretas e atrair novos mercados”, afirmou.
Ação para turistas
A Secretaria Estadual de Turismo (Setur-BA) concluiu as ações do Carnaval 2025 com a iniciativa “Até Breve” no Aeroporto Internacional de Salvador, entre os dias 5 e 6 de março. A ação contou com apresentações de forró e dançarinos de quadrilha na área de embarque, com o intuito de agradecer aos turistas pela participação na folia e incentivá-los a retornar para o São João, em junho.
Patrícia Seabra, coordenadora do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) da Setur-BA, destacou que a Bahia, além de ser sede do maior Carnaval de rua do mundo, também abriga a maior celebração junina do Brasil, realizada em todos os municípios baianos.
Turistas ficaram encantados com a animação da despedida e muitos dançaram, tiraram selfies e gravaram vídeos. O engenheiro alemão Theo Schänfisch, de 28 anos, se disse interessado em conhecer o São João da Bahia, após a experiência no Carnaval. A advogada carioca Renata Néri, de 52 anos, elogiou a organização da festa e expressou vontade de conhecer a festa junina. Já o professor mineiro Wellington da Silva, de 39 anos, também demonstrou curiosidade pelo São João baiano após vivenciar o Carnaval de Salvador.
O governador Jerônimo Rodrigues informou que aproximadamente 11 milhões de pessoas participaram do Carnaval de Salvador, nos três principais circuitos da festa. Ele também afirmou que a festa gerou uma expectativa de injeção de cerca de R$ 7 bilhões na economia baiana, consolidando Salvador como um destino de turismo de grandes eventos.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas