2 de julho: Tocha da Liberdade percorre cidades históricas e chega a Salvador
Celebrações começaram com missa solene e pira simbólica em Pirajá; desfile cívico e cultural acontece nesta quarta-feira
Jefferson Peixoto/PMS
A tradicional tocha com o fogo simbólico do 2 de Julho, data que celebra a Independência da Bahia, chegou, na tarde desta terça-feira (1º), a Salvador, marcando oficialmente o início das comemorações pelos 202 anos da luta histórica pela expulsão das tropas portuguesas do território baiano. A chama foi acesa nos municípios de Cachoeira e Mata de São João e seguiu em revezamento conduzida por atletas, passando por cidades como Saubara, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Candeias, Dias d’Ávila, Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho, onde se uniu aos dois trajetos antes de seguir até o bairro de Pirajá, em Salvador.
Cerimônia em Pirajá reúne autoridades e celebra resistência do povo baiano
Em Salvador, o ato contou com o acendimento da pira, hasteamento das bandeiras, execução do Hino Nacional pela Banda da Polícia Militar da Bahia e uma homenagem ao General Labatut com colocação de flores no túmulo. O Cortejo Afro realizou uma apresentação na Praça General Labatut.
O presidente da Fundação Gregório de Matos, Fernando Guerreiro, hasteou a bandeira de Salvador. Já a bandeira da Bahia foi hasteada pelo prefeito de Simões Filho, Devaldo Soares, enquanto a tenente-coronel Nadja, do Comando da 6ª Região Militar do Exército, foi responsável pela bandeira do Brasil.
“Esse é um momento muito especial, em que a gente comemora e homenageia esse bairro, o povo de Pirajá, os ancestrais desse bairro, que foram fundamentais para que essa independência acontecesse. Eu sempre digo: não é a independência da Bahia. É a independência do Brasil, na Bahia. Sem a Bahia, nada disso faria sentido. E sem Pirajá também não”, afirmou Guerreiro.
Segundo o presidente da FGM, a união dos dois percursos, do Recôncavo e do Litoral Norte, representa o esforço coletivo em torno do simbolismo da data. “As duas forças já se encontraram e agora vêm para cá, para marcar a participação desse bairro que foi fundamental no processo da independência do Brasil na Bahia. Pirajá e Itaparica têm quase a mesma história: de luta, resistência, fé e defesa do nosso povo. Isso precisa ser conhecido por todos, especialmente pelas crianças. É uma história que deve ser ensinada nas escolas”, disse.
Atletas conduzem chama da liberdade com emoção e tradição
A atleta máster Lucy dos Santos, de 54 anos, foi responsável por acender a pira simbólica. Participante há quase 40 anos da cerimônia, ela destacou a representatividade feminina e o legado de Maria Quitéria.
“Também estou aqui representando Maria Quitéria, essa soldado guerreira voluntária que não pode ser esquecida. Nós também somos guerreiras”.
O maratonista Antônio Lourenço Pereira, de 68 anos, acompanha o percurso há 38 anos. “É sempre uma alegria conduzir a chama da liberdade”, disse.
Salvador dá início ao 2 de Julho com missa solene e homenagem a heróis esquecidos
A celebração oficial dos 202 anos da Independência do Brasil na Bahia teve início, na manhã desta terça-feira, com a tradicional cerimônia do Te Deum, realizada na Catedral Basílica, no Centro Histórico de Salvador. Presidido pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, cardeal Dom Sergio da Rocha, o ato religioso é um dos momentos mais simbólicos do calendário cívico baiano.
Com o tema “Eu sou o 2 de Julho”, as comemorações deste ano destacam o protagonismo popular na consolidação da independência brasileira. A cerimônia contou com presença de autoridades civis e militares, representantes de expressões culturais e religiosas, além de significativa participação da população.
Durante a homilia, Dom Sergio da Rocha enfatizou o caráter de louvor e reflexão do Te Deum. “Esta é uma data de rara beleza artística, histórica e religiosa. Louvamos a Deus pela Independência da Bahia, mas também renovamos o nosso compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e pacífica”, afirmou.
O cardeal também prestou homenagem àqueles que contribuíram com a luta, mas ficaram no anonimato da história. “Nos alegramos com a presença dos Caboclos de Itaparica e dos representantes das Forças Armadas. Eles representam aqueles que, no anonimato, deram suas vidas pela independência”, declarou.
Representante da Prefeitura de Salvador na cerimônia, Fernando Guerreiro, ressaltou o valor educativo e simbólico do Te Deum. “É uma celebração tradicional que une fé e civismo, marcando a abertura oficial do 2 de Julho. Este ano, temos uma catedral lotada, com grande participação das Forças Armadas, dos povos originários e da população”, disse o presidente da FGM.
Entre os presentes, o caboclo mestre Hildo Peixoto, da tribo Guarani de Itaparica, reafirmou o protagonismo indígena na resistência. “Enquanto eu tiver vida e saúde, estarei aqui lembrando que os indígenas também lutaram e continuam resistindo”, afirmou.
A programação da terça-feira incluiu ainda o acendimento da pira simbólica em Pirajá, o hasteamento das bandeiras, execução do Hino Nacional pela Polícia Militar da Bahia, e a homenagem ao General Labatut. O dia foi encerrado com apresentação do Cortejo Afro.
Desfile cívico-cultural será realizado nesta quarta-feira com cortejo dos carros dos Caboclos
As comemorações continuam, nesta quarta-feira (2), com o desfile cívico-cultural. Os carros dos Caboclos, ícones da luta pela independência, sairão do Largo da Lapinha, passando pela Soledade, Barbalho, Santo Antônio Além do Carmo, cruzando o Pelourinho até chegar ao Campo Grande.
No encerramento, o público poderá depositar flores nos carros simbólicos da liberdade. O momento marca o auge das celebrações, consolidando o papel da Bahia como território decisivo para a independência do Brasil.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Últimas Notícias
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
A iniciativa ainda não teve os detalhes divulgados e deve ser apresentada oficialmente em uma cerimônia marcada para a próxima quarta-feira (4)
Liquida Salvador reúne ofertas em shoppings e lojas de rua até sábado; ação terá sorteio de dois carros 0km
A cada R$50 em compras, cliente recebe um cupom, independente da sua forma de pagamento
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
O tradicional bloco carnavalesco se apresenta, nesta quinta-feira (5), às 21h, um show especial de Carnaval
Arembepe celebra 54 anos da festa de Iemanjá com fé, tradição e compromisso ambiental
Cortejo, oferendas no mar e apresentações culturais marcaram a celebração na orla de Camaçari
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval