2 de julho: Tocha da Liberdade percorre cidades históricas e chega a Salvador
Celebrações começaram com missa solene e pira simbólica em Pirajá; desfile cívico e cultural acontece nesta quarta-feira
Jefferson Peixoto/PMS
A tradicional tocha com o fogo simbólico do 2 de Julho, data que celebra a Independência da Bahia, chegou, na tarde desta terça-feira (1º), a Salvador, marcando oficialmente o início das comemorações pelos 202 anos da luta histórica pela expulsão das tropas portuguesas do território baiano. A chama foi acesa nos municípios de Cachoeira e Mata de São João e seguiu em revezamento conduzida por atletas, passando por cidades como Saubara, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Candeias, Dias d’Ávila, Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho, onde se uniu aos dois trajetos antes de seguir até o bairro de Pirajá, em Salvador.
Cerimônia em Pirajá reúne autoridades e celebra resistência do povo baiano
Em Salvador, o ato contou com o acendimento da pira, hasteamento das bandeiras, execução do Hino Nacional pela Banda da Polícia Militar da Bahia e uma homenagem ao General Labatut com colocação de flores no túmulo. O Cortejo Afro realizou uma apresentação na Praça General Labatut.
O presidente da Fundação Gregório de Matos, Fernando Guerreiro, hasteou a bandeira de Salvador. Já a bandeira da Bahia foi hasteada pelo prefeito de Simões Filho, Devaldo Soares, enquanto a tenente-coronel Nadja, do Comando da 6ª Região Militar do Exército, foi responsável pela bandeira do Brasil.
“Esse é um momento muito especial, em que a gente comemora e homenageia esse bairro, o povo de Pirajá, os ancestrais desse bairro, que foram fundamentais para que essa independência acontecesse. Eu sempre digo: não é a independência da Bahia. É a independência do Brasil, na Bahia. Sem a Bahia, nada disso faria sentido. E sem Pirajá também não”, afirmou Guerreiro.
Segundo o presidente da FGM, a união dos dois percursos, do Recôncavo e do Litoral Norte, representa o esforço coletivo em torno do simbolismo da data. “As duas forças já se encontraram e agora vêm para cá, para marcar a participação desse bairro que foi fundamental no processo da independência do Brasil na Bahia. Pirajá e Itaparica têm quase a mesma história: de luta, resistência, fé e defesa do nosso povo. Isso precisa ser conhecido por todos, especialmente pelas crianças. É uma história que deve ser ensinada nas escolas”, disse.
Atletas conduzem chama da liberdade com emoção e tradição
A atleta máster Lucy dos Santos, de 54 anos, foi responsável por acender a pira simbólica. Participante há quase 40 anos da cerimônia, ela destacou a representatividade feminina e o legado de Maria Quitéria.
“Também estou aqui representando Maria Quitéria, essa soldado guerreira voluntária que não pode ser esquecida. Nós também somos guerreiras”.
O maratonista Antônio Lourenço Pereira, de 68 anos, acompanha o percurso há 38 anos. “É sempre uma alegria conduzir a chama da liberdade”, disse.
Salvador dá início ao 2 de Julho com missa solene e homenagem a heróis esquecidos
A celebração oficial dos 202 anos da Independência do Brasil na Bahia teve início, na manhã desta terça-feira, com a tradicional cerimônia do Te Deum, realizada na Catedral Basílica, no Centro Histórico de Salvador. Presidido pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, cardeal Dom Sergio da Rocha, o ato religioso é um dos momentos mais simbólicos do calendário cívico baiano.
Com o tema “Eu sou o 2 de Julho”, as comemorações deste ano destacam o protagonismo popular na consolidação da independência brasileira. A cerimônia contou com presença de autoridades civis e militares, representantes de expressões culturais e religiosas, além de significativa participação da população.
Durante a homilia, Dom Sergio da Rocha enfatizou o caráter de louvor e reflexão do Te Deum. “Esta é uma data de rara beleza artística, histórica e religiosa. Louvamos a Deus pela Independência da Bahia, mas também renovamos o nosso compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e pacífica”, afirmou.
O cardeal também prestou homenagem àqueles que contribuíram com a luta, mas ficaram no anonimato da história. “Nos alegramos com a presença dos Caboclos de Itaparica e dos representantes das Forças Armadas. Eles representam aqueles que, no anonimato, deram suas vidas pela independência”, declarou.
Representante da Prefeitura de Salvador na cerimônia, Fernando Guerreiro, ressaltou o valor educativo e simbólico do Te Deum. “É uma celebração tradicional que une fé e civismo, marcando a abertura oficial do 2 de Julho. Este ano, temos uma catedral lotada, com grande participação das Forças Armadas, dos povos originários e da população”, disse o presidente da FGM.
Entre os presentes, o caboclo mestre Hildo Peixoto, da tribo Guarani de Itaparica, reafirmou o protagonismo indígena na resistência. “Enquanto eu tiver vida e saúde, estarei aqui lembrando que os indígenas também lutaram e continuam resistindo”, afirmou.
A programação da terça-feira incluiu ainda o acendimento da pira simbólica em Pirajá, o hasteamento das bandeiras, execução do Hino Nacional pela Polícia Militar da Bahia, e a homenagem ao General Labatut. O dia foi encerrado com apresentação do Cortejo Afro.
Desfile cívico-cultural será realizado nesta quarta-feira com cortejo dos carros dos Caboclos
As comemorações continuam, nesta quarta-feira (2), com o desfile cívico-cultural. Os carros dos Caboclos, ícones da luta pela independência, sairão do Largo da Lapinha, passando pela Soledade, Barbalho, Santo Antônio Além do Carmo, cruzando o Pelourinho até chegar ao Campo Grande.
No encerramento, o público poderá depositar flores nos carros simbólicos da liberdade. O momento marca o auge das celebrações, consolidando o papel da Bahia como território decisivo para a independência do Brasil.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Últimas Notícias
Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público
Trocas de tiros no Vale das Pedrinhas e Jardim Santo Inácio provocam reforço policial, cirurgias de emergência e mudanças na rotina de moradores
Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos
Celebração comandada por Carlinhos Brown transformou a Vila Caramuru em um espaço de ancestralidade, som e comunhão à beira-mar
Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas
Programa oferece número histórico de bolsas e amplia acesso ao ensino superior com vagas presenciais e à distância
Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência
Iniciativa está em estudo no Palácio do Planalto, diante da avaliação de que o calendário legislativo de 2026 será reduzido por se tratar de um ano eleitoral
Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes
Ferramenta tem objetivo de agilizar a devolução de valores transferidos indevidamente e reduzir o uso do sistema de pagamentos instantâneos em crimes
Prefeitura de Salvador abre inscrições para camarotes acessíveis nos circuitos do Carnaval nesta terça
Cadastro pode ser feito presencialmente ou pela internet
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Com posse de Luciano Ribeiro e mensagem anual de Jerônimo Rodrigues, Legislativo baiano inicia ano com 52 deputados focados na reeleição
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
A iniciativa ainda não teve os detalhes divulgados e deve ser apresentada oficialmente em uma cerimônia marcada para a próxima quarta-feira (4)
Liquida Salvador reúne ofertas em shoppings e lojas de rua até sábado; ação terá sorteio de dois carros 0km
A cada R$50 em compras, cliente recebe um cupom, independente da sua forma de pagamento
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
O tradicional bloco carnavalesco se apresenta, nesta quinta-feira (5), às 21h, um show especial de Carnaval