Prefeitura lança marca do Carnaval de Salvador 2026 com homenagem à origem afro-baiana do samba

Tema da festa reconhece a origem afro-baiana do samba e reforça o papel histórico de Salvador no nascimento do ritmo


Iago Bacelar
Iago Bacelar 26/01/2026 18:33 • Carnaval 2026
Prefeitura lança marca do Carnaval de Salvador 2026 com homenagem à origem afro-baiana do samba - Divulgação
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O Carnaval de Salvador 2026 terá o samba como eixo central de sua identidade. A Prefeitura apresentou, nesta segunda-feira (26), a marca oficial da festa com o tema “O Samba Nasceu Aqui“, uma homenagem aos 110 anos do primeiro registro do gênero musical, reconhecendo a origem afro-baiana do ritmo e a contribuição histórica da capital baiana para a construção de um dos pilares da música brasileira.

A proposta da marca reforça o papel de Salvador como território fundamental no nascimento do samba, conectando o Carnaval à memória, às tradições populares e às expressões culturais que moldaram a identidade musical do país. A escolha do tema também dialoga com a presença do samba na abertura oficial da folia, no circuito Osmar, no Campo Grande, consolidando o ritmo como parte estruturante do Carnaval da cidade.

Carnaval de Salvador 2026 celebra os 110 anos do samba com tema 'O Samba Nasceu Aqui'
Crédito: Divulgação/Secom PMS

Samba como símbolo histórico e cultural do Carnaval

Com influência de diferentes matrizes culturais, o samba se desenvolveu no final do século XIX, mas teve seu primeiro registro oficial em 1916. A música Pelo Telefone, depositada na Biblioteca Nacional, nasceu em uma roda de samba realizada na casa da baiana Tia Ciata, que se mudou para o Rio de Janeiro em 1876 levando consigo as tradições do samba de roda da Bahia.

Esse percurso histórico é um dos pilares do conceito adotado para o Carnaval de Salvador 2026. Em 2005, o samba de roda do Recôncavo Baiano foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Atualmente, o samba marca a abertura oficial da festa no circuito Osmar, na quinta-feira da folia, com a participação dos blocos Alerta Geral, Pagode Total e Proibido Proibir, reafirmando a ligação entre tradição e celebração popular.

Criação da marca valoriza identidade visual e ancestralidade

Para celebrar os 110 anos do samba, a Prefeitura desenvolveu uma logomarca especial que traduz visualmente os elementos do ritmo. A marca reúne instrumentos musicais, cores vibrantes e uma tipografia inspirada nas formas dos próprios instrumentos, estabelecendo uma conexão direta entre imagem, som e cultura.

“É um marco os 110 anos do samba e não poderia passar despercebido. É um gênero musical que nasceu aqui e com o qual temos forte identidade. Pensamos em uma marca de Carnaval que dialogasse, manifestasse e comemorasse esse momento. Fizemos um briefing consistente, entendemos quais elementos precisávamos trazer e levamos para a criação. O resultado é uma imagem gráfica que traz a presença do pandeiro, as cordas de um instrumento musical. É uma marca que celebra o samba e os ícones que esse símbolo representa”, afirmou a secretária de Comunicação, Renata Vidal.

Pesquisa histórica orientou o processo criativo

O desenvolvimento da identidade visual envolveu pesquisa e imersão histórica, de acordo com o diretor de criação da BTS Comunicação, Alisson Percontini, responsável pelo projeto. Segundo ele, o processo foi iniciado com um “mergulho no tema” e foi impulsionado pelo “diferencial importante trazido pela Prefeitura como conceito ‘O samba nasceu aqui na Bahia’”.

“Ele nasceu no samba de roda do Recôncavo, nos terreiros, nas rodas, nos batuques das comunidades negras o samba raiz. Como diz a música Samba da Bênção, de Vinicius de Moraes ‘porque o samba nasceu lá na Bahia’. A partir disso, partimos para a identidade visual. Escolhemos instrumentos que traduzem a essência do samba pandeiro, viola, cavaquinho, atabaque e reco-reco, mas o pandeiro ganhou destaque. Ele é a cara do samba viu, ouviu, pensou samba”, disse.

As cores da marca foram inspiradas nas vestimentas tradicionais do samba de roda do Recôncavo, com influência afro-brasileira, estampas vibrantes e sensação de movimento. A tipografia apresenta formas arredondadas e curvas que remetem aos instrumentos musicais, enquanto o nome SAMBA aparece integrado a esses elementos visuais, consolidando o conceito Carnaval Salvador 2026 – O Samba Nasceu Aqui.

“O samba tem origem nas tradições afro-baianas, especialmente no samba de roda, reconhecido como patrimônio cultural. Salvador tem papel central nesse nascimento, e trazer o samba como tema do Carnaval é reafirmar essa verdade histórica”, afirmou o presidente da Empresa Salvador Turismo, Isaac Edington, responsável pela organização da festa.

Iago Bacelar

Iago Bacelar

Formado em Jornalismo pela UniFTC, com cerca de 2 anos de experiência em veículos online e 1 ano em assessoria de imprensa. Apaixonado por cultura, entretenimento e iniciando na política.

Mais Lidas

Carnaval 2026

Últimas Notícias

Brasil cria 1,27 milhão de postos de trabalho em 2025, mas saldo do Caged recua em relação a 2024 -
Cidades 29/01/2026 às 21:01

Brasil cria 1,27 milhão de postos de trabalho em 2025, mas saldo do Caged recua em relação a 2024

Abertura de vagas com carteira assinada recua 23,7%, enquanto Bahia aparece entre os destaques estaduais


MP-BA apura denúncia contra Ivete Sangalo após criança participar de show em Salvador -
Coluna Ohh! 29/01/2026 às 20:31

MP-BA apura denúncia contra Ivete Sangalo após criança participar de show em Salvador

Representação questiona adequação de música apresentada em show realizado no Terminal Náutico


Kassab diz que ‘solução política’ definirá candidato do PSD à Presidência e reconhece eleitorado próximo ao bolsonarismo -
Política 29/01/2026 às 20:01

Kassab diz que ‘solução política’ definirá candidato do PSD à Presidência e reconhece eleitorado próximo ao bolsonarismo

Presidente da sigla diz que partido se consolida no campo da centro-direita e busca alternativa moderada para a Presidência


Prefeitura entrega quase 5 mil títulos de propriedade em Paripe pelo programa Casa Legal -
Cidades 29/01/2026 às 19:30

Prefeitura entrega quase 5 mil títulos de propriedade em Paripe pelo programa Casa Legal

Programa municipal amplia segurança jurídica e fortalece economia local


André Magal aposta em Carnaval recorde e projeta sold out em todos os dias do Camarote Baiano: ‘Esse ano virou explosão’ -
Carnaval 2026 29/01/2026 às 19:04

André Magal aposta em Carnaval recorde e projeta sold out em todos os dias do Camarote Baiano: ‘Esse ano virou explosão’

Ao M!, sócio do Grupo San Sebastian diz que boa receptividade do público impulsionou a alta procura para a edição 2026


Bloco Camaleão divulga datas de entrega dos abadás para o Carnaval de Salvador; veja quando será -
Carnaval 2026 29/01/2026 às 18:31

Bloco Camaleão divulga datas de entrega dos abadás para o Carnaval de Salvador; veja quando será

Entre os dias 10 e 14 de fevereiro, a entrega ocorrerá das 12h às 20h. Já entre os dias 15 e 17 de fevereiro, o atendimento será das 10h às 18h


Lula realiza exames e será submetido a cirurgia de catarata nesta sexta-feira -
Política 29/01/2026 às 18:01

Lula realiza exames e será submetido a cirurgia de catarata nesta sexta-feira

Procedimento será realizado no olho esquerdo


Crime doloso ou culposo? Entenda a diferença que pode mudar o rumo de um julgamento -
Cidades 29/01/2026 às 17:30

Crime doloso ou culposo? Entenda a diferença que pode mudar o rumo de um julgamento

Intenção, risco e erro definem enquadramento penal e podem mudar completamente a pena aplicada


O que fazer em Salvador no fim de semana? Festa dos Palhaços, Marina Sena, Jau, O Kannalha, Saulo, Psirico, Margareth Menezes, Olodum, Timbalada e mais; confira na agenda do Portal M! -
Cultura 29/01/2026 às 17:01

O que fazer em Salvador no fim de semana? Festa dos Palhaços, Marina Sena, Jau, O Kannalha, Saulo, Psirico, Margareth Menezes, Olodum, Timbalada e mais; confira na agenda do Portal M!

Confira os principais eventos do fim de semana em Salvador e aproveite experiências imperdíveis de lazer


Kassab diz que Tarcísio precisa se diferenciar de Bolsonaro para se firmar: ‘Gratidão é uma coisa, submissão é outra’ -
Política 29/01/2026 às 16:28

Kassab diz que Tarcísio precisa se diferenciar de Bolsonaro para se firmar: ‘Gratidão é uma coisa, submissão é outra’

Para Kassab, o reconhecimento ao papel exercido pelo ex-mandatário é legítimo, mas não pode impedir a construção de uma identidade política própria