Mototaxistas de Salvador têm até quinta-feira para regularizar cadastro e atuar no Carnaval
Vistoria técnica obrigatória é realizada pela Secretaria Municipal de Mobilidade
Jefferson Peixoto/PMS
O prazo para os 1.149 mil mototaxistas cadastrados junto à Prefeitura de Salvador regularizarem a situação cadastral termina nesta quinta-feira (20). A vistoria técnica obrigatória, realizada pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), é necessária para que os condutores possam atuar legalmente durante festas populares, como a Lavagem de Itapuã e o Carnaval.
Os mototaxistas devem comparecer ao pátio de vistorias da Coordenadoria de Táxis e Transportes Especiais (Cotae), na Avenida Vale dos Barris. No local, é preciso preencher um formulário com CPF, CNH, endereço, telefone, e-mail, alvará de circulação e placa do veículo. Além disso, é necessário pagar uma taxa de vistoria de R$58,89, por meio do Documento de Arrecadação Municipal (DAM), disponível na plataforma Salvador Digital.
Na Cotae, os condutores devem apresentar cartão de identificação, alvará de circulação e seguro para terceiros. A vistoria técnica analisa itens de segurança do veículo e a utilização de equipamentos de proteção individual, como capacete e vestimenta adequada para circulação.
Penalidades
A coordenadora da Cotae, Luila Neves, reforça que o prazo não será prorrogado e alerta sobre as penalidades para quem não se regularizar.
“Estamos chegando ao fim do prazo para a vistoria obrigatória dos mototáxis, que encerra neste dia 20 de fevereiro. É fundamental que todos os profissionais regularizem sua situação, pois aqueles que não realizarem a vistoria dentro do período estabelecido estarão impedidos de atuar durante o Carnaval de Salvador. Quem estiver em situação irregular poderá ser autuado e ter o veículo retido no pátio. A vistoria garante a segurança dos passageiros e dos próprios mototaxistas”, afirma.
Oficinas gratuitas para empreendedores em Salvador
O Programa Agente de Empreendedorismo promove diversas oficinas gratuitas em Salvador nos próximos dias, sem necessidade de inscrição. As capacitações acontecem em diferentes bairros e abrangem temas variados, como produção de caldo verde e penteados com tranças.
Nesta terça-feira (18), às 9h, o Centro Social Urbano (CSU) do Nordeste de Amaralina recebe uma oficina sobre confecção de brincos carnavalescos. No mesmo dia, às 8h40, uma palestra sobre “Empreendedorismo com Maquiagem: Possibilidades para Empreender” será realizada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Engomadeira.
Na quarta-feira (19), às 9h, moradores de Pernambués terão acesso a uma oficina de geladinhos gourmet no Largo da Ventosa. No mesmo horário, a Associação Beneficente e Recreativa do Bairro da Felicidade oferecerá uma capacitação sobre penteados com tranças. Às 15h, uma oficina de bala baiana será realizada no Cras de Castelo Branco.
Capacitações seguem até sexta-feira (21)
Na quinta-feira (20), o programa oferece uma oficina de customização de abadás no Convivendo e Aprendendo Saramandaia. Já na sexta-feira (21), na Igreja Batista Sião, no Campo Grande, haverá uma capacitação sobre confecção e precificação de pães delícia.
A iniciativa é promovida pelo Parque Social, em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB). Somente no último fim de semana, dez oficinas gratuitas foram ofertadas em diferentes pontos da cidade, abordando temas como gestão financeira, produção de abará e fabricação de produtos de limpeza.
No ano passado, mais de 1,1 mil oficinas, palestras e rodas de bate-papo sobre empreendedorismo e educação financeira foram realizadas em Salvador. O objetivo das capacitações é ajudar os participantes a identificar habilidades e definir um nicho de mercado, aproveitando o fluxo turístico da cidade.
Mais Lidas
Carnaval 2026
Últimas Notícias
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Previsão climática mostra contraste entre regiões e reforça atenção para alertas meteorológicos
Rio Vermelho além da Festa de Iemanjá: histórias, curiosidades e perfil de quem vive no bairro
Bairro que abriga a maior celebração à Rainha do Mar combina tradição, moradores antigos e um jeito de viver que cria laços e identidade
Bruno Reis apresenta balanço do segundo mandato com 239 entregas e metas para 2026
Prefeito detalha ações em bairros, obras estruturantes e investimentos em áreas estratégicas durante abertura do ano legislativo em Salvador
Marta Rodrigues nega traição a Coronel e critica gestão de Bruno Reis: ‘Falta de planejamento’
Vereadora petista nega exclusão de senador da chapa majoritária e critica retrocessos na limpeza urbana, asfalto e transporte público da capital
STF abre Ano Judiciário de 2026 com Lula, chefes do Congresso e foco em julgamentos sensíveis
Cerimônia marca retomada das atividades da Corte em meio a críticas, investigações sensíveis e julgamentos de grande impacto nacional
Randerson Leal critica estrutura do Carnaval de Salvador e cobra mais apoio aos ambulantes
Vice-líder da oposição afirma que trabalhadores informais sustentam economia da festa e precisam de condições dignas para atuar
Bruno Reis acusa PT de traição a Coronel e diz que sigla ‘chupa o sangue dos aliados’
Prefeito afirma que senador foi descartado pela 'chapa puro-sangue' petista e abre as portas da oposição para o parlamentar
MDB avalia nome de Michel Temer e amplia cenários para a disputa presidencial de 2026
Ex-presidente será incluído em pesquisas internas enquanto partido discute neutralidade e reposicionamento eleitoral
Geraldo Júnior defende manutenção da coalizão após decisão de Angelo Coronel de deixar PSD
Vice-governador adota tom cauteloso durante Festa de Iemanjá e diz que negociações passam pelo diálogo entre partidos da base
Papa Leão XIV institui nova diocese no Ceará e reforça presença da Igreja no interior do Nordeste
Criação da Diocese de Baturité marca reorganização pastoral e amplia atendimento religioso a quase 300 mil habitantes