Morte de Lô Borges emociona artistas e autoridades em todo país
Personalidades da música e da política destacam legado do fundador do Clube da Esquina e importância de sua obra para cultura brasileira
Divulgação
A morte de Lô Borges, nesta segunda-feira (3), aos 73 anos, em Belo Horizonte, segue repercutindo profundamente entre artistas, autoridades e admiradores da Música Popular Brasileira. O cantor e compositor, um dos fundadores do Clube da Esquina, deixou uma trajetória marcada por talento, sensibilidade e inovação.
As homenagens vindas de nomes como os cantores Milton Nascimento, que fez parte da criação do Clube da Esquina, Margareth Menezes (ministra da Cultura), Rogério Flausino, Paula Santoro, além do governador Romeu Zema (Novo-MG) e do prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), reforçam a dimensão cultural de seu legado.
Milton Nascimento lamenta perda do parceiro e exalta amizade de décadas
Em nota emocionada, Milton Nascimento relembrou a parceria e a amizade que os uniram desde a juventude, quando se conheceram em Belo Horizonte.
“Lô Borges foi — e sempre será — uma das pessoas mais importantes da vida e obra de Milton Nascimento. Foram décadas e mais décadas de uma amizade e cumplicidade lindas, que resultaram em um dos álbuns mais reconhecidos da música no mundo: o Clube da Esquina. Lô nos deixará um vazio e uma saudade enormes, e o Brasil perde um de seus artistas mais geniais, inventivos e únicos. Desejamos muito amor e força à família Borges, a qual acolheu Bituca em sua chegada a Belo Horizonte, lá nos anos 60, e principalmente, ao seu filho Luca. Descanse em paz, Lô 🖤”, escreveu Milton.
A relação entre Lô e Milton moldou um dos movimentos mais importantes da MPB, com composições como O Trem Azul e Tudo o que Você Podia Ser atravessando gerações.

Margareth Menezes celebra sensibilidade e legado do compositor
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também prestou homenagem ao artista, destacando a contribuição de Lô Borges para a poesia e a liberdade na música popular brasileira.
“Com o coração apertado, me despeço hoje de Lô Borges, um dos maiores gênios da nossa música.
Um artista que, com o Clube da Esquina, transformou a música popular em poesia, liberdade e sentimento. Lô foi alma mineira, compositor de sensibilidade rara, criador de melodias maravilhosas.
Sua obra é dessas que vão continuar iluminando mesmo depois que o artista parte.Que sua travessia seja de luz! E que a nossa cultura siga viva, inspirada pelo seu legado tão bonito”, disse a cantora baiana.
Romeu Zema e Álvaro Damião ressaltam orgulho mineiro e legado cultural
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, afirmou que o estado perdeu um dos seus maiores representantes culturais.
“Minas perde hoje um de seus maiores artistas. Lô Borges levou o nome do nosso estado e do Clube da Esquina para o mundo, com talento e sensibilidade únicos. Sua música seguirá inspirando gerações. Meus sentimentos à família, aos amigos e aos fãs.”, disse Zema.
Já o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, prestou homenagem utilizando versos de uma das canções mais marcantes do artista.
“Porque se chamavam homens / Também se chamavam sonhos / E sonhos não envelhecem”. Lô Borges se foi. Sua música e sua obra artística ficarão eternamente nas esquinas de nossa mente. Meus sentimentos a toda família Borges, aos amigos e aos fãs desse grande artista”, disse o prefeito.
As mensagens mostram o orgulho dos mineiros e a importância de Lô Borges na formação da identidade cultural do estado.
Rogério Flausino e Paula Santoro exaltam influência e sensibilidade do artista
Entre os músicos que prestaram homenagem está Rogério Flausino, vocalista da banda Jota Quest, que destacou o impacto do legado de Lô Borges na música brasileira:
“R.I.P LÔ BORGES. Nossos mais profundos sentimentos pela partida do nosso querido mestre. Um forte abraço a todos da família Borges, bem como a aos inúmeros fãs e amigos desse nosso grande ídolo… musica, poesia e inspiração. Viva o eterno Lô Borges, obrigado por tudo”, escreveu o cantor.
A cantora Paula Santoro, que teve a oportunidade de dividir o palco com o compositor, também se despediu com emoção.
“Querido e genial Lô Borges, vá em paz. Que os anjos te recebam com todo carinho que você nos deu com sua pessoa e sua obra gigante! Essa notícia bateu muito fundo no meu coração porque, além de ser meu ídolo a vida toda, ainda tive o prazer, a honra de dividir palco com você algumas vezes. Você foi a trilha sonora da minha vida e sempre será! Você é eterno! Obrigada por tanto! Te amo!”, disse Paula Santoro.
Legado eterno do Clube da Esquina
A despedida de Lô Borges representa o fim de um ciclo histórico, mas também a celebração de uma obra que transformou a música brasileira. Fundador do Clube da Esquina, ao lado de Milton Nascimento, Beto Guedes e outros artistas mineiros, Lô criou um som que mesclava rock, jazz, folk e MPB, rompendo fronteiras estéticas e geográficas.
O álbum Clube da Esquina (1972) é considerado o maior disco da história da música brasileira e um dos mais importantes do mundo, segundo rankings internacionais. Com sua morte, o Brasil perde uma voz única, mas suas canções — como Paisagem da Janela, Um Girassol da Cor do Seu Cabelo e Nuvem Cigana — continuam a ecoar como símbolos de uma geração que acreditava na arte como forma de liberdade.
Mais Lidas
Morre Lô Borges, ícone da MPB e fundador do Clube da Esquina, aos 73 anos
Coluna Ohh!
Morte de Lô Borges emociona artistas e autoridades em todo país
Morre Lô Borges, ícone da MPB e fundador do Clube da Esquina, aos 73 anos
Últimas Notícias
Centro Integrado de Comando e Controle da SSP é ativado para monitoramento do Enem 2025
Mais de quatro mil agentes das forças estaduais atuam em 175 municípios para garantir segurança durante o exame
Anitta divulga novas datas de ensaio e mantém Salvador fora; ausência gera críticas nas redes
Cantora anuncia shows extras em novas cidades e frustra fãs baianos com ausência da capital, tradicionalmente incluída nas edições anteriores
Prefeitura de São Paulo veta show de Kanye West em Interlagos após polêmicas antissemitas
Rapper norte-americano teve apresentação cancelada por decisão do município; evento ainda busca novo local para acontecer na capital paulista
Vitória confirma zagueiro Lucas Halter no jogo contra o Botafogo no Barradão
Zagueiro pertence ao clube carioca, mas Rubro-Negro paga multa e garante presença do capitão em jogo decisivo pela Série A
Redação do Enem 2025 aborda as perspectivas para o envelhecimento; confira o tema dos anos anteriores
Assunto estimula reflexão sobre os desafios do envelhecimento e o papel da sociedade diante do aumento da expectativa de vida no país
Planserv terá ampliação de serviços e rede prestadores na Bahia
Gestão estadual defende equilíbrio financeiro, justiça contributiva e ampliação de serviços sem alterar direitos de 500 mil beneficiários
Bolívia e Estados Unidos retomam laços diplomáticos após quase 20 anos sem embaixadores
Decisão inclui a volta de embaixadores em Washington e La Paz, algo que não ocorre desde 2008
Lídice da Mata abre votação pública para destinação de R$ 2 milhões em emendas parlamentares
Deputada lança segunda edição de edital pioneiro na Bahia que democratiza uso de recursos públicos e já recebeu mais de 100 projetos inscritos
Governo do Paraná anuncia auxílio de até R$ 50 mil por família atingida por tornado; ministro vai ao estado acompanhar ações de socorro
Tragédia deixou seis mortos, mais de 700 feridos e mil desabrigados em Rio Bonito do Iguaçu; governo federal e estadual articulam medidas de reconstrução
CBF confirma final da Copa do Brasil Feminina para próximo dia 20 em Araraquara
Decisão entre Ferroviária e Palmeiras será disputada na Arena Fonte Luminosa