Corpo de Francisco Cuoco é velado em São Paulo; Artistas prestam homenagens ao ator
Velório ocorre no Funeral Home com acesso ao público até as 15h; sepultamento será reservado à família. Cuoco morreu aos 91 anos, por falência múltipla dos órgãos

O corpo do ator Francisco Cuoco, um dos maiores ícones da televisão brasileira, está sendo velado nesta sexta-feira (20), no Funeral Home, região central de São Paulo. A despedida acontece das 7h às 15h e é aberta ao público. O sepultamento será realizado às 16h, em cerimônia restrita a familiares e amigos.
Francisco Cuoco faleceu na tarde de quinta-feira (19), aos 91 anos, por falência múltipla dos órgãos, segundo o boletim médico divulgado. Ele estava internado a alguns dias devido a problemas da idade. Segundo comunicado oficial da família, o artista estava cercado por pessoas próximas no momento da morte e partiu de forma tranquila.
“Agradecemos todas as mensagens de pesar e manifestações de carinho. Nossa gratidão e amor eterno por ter tido você em nossas vidas”, diz a nota assinada pelos filhos Rodrigo, Diogo e Tatiana.
Legado marcante e trajetória histórica na televisão brasileira
Francisco Cuoco ficou eternizado por interpretar personagens que marcaram época na televisão brasileira. Entre seus papéis mais lembrados estão os protagonistas das novelas “Pecado Capital”, “O Astro”, “Selva de Pedra” e “O Semideus”, todas exibidas pela TV Globo entre as décadas de 1970 e 1980.
Nos anos 2000 e 2010, Cuoco continuou presente na televisão, com participações em novelas como “Cobras & Lagartos” (2008), “Passione” (2010), “Sol Nascente” (2016), “Salve-se Quem Puder” (2020) e “No Corre” (2023), sua última aparição na TV.
Apesar de ter iniciado a carreira pensando em ser ator de cinema, Cuoco teve participações pontuais em filmes como “Grande Sertão” (1968), “Tensão no Rio” (1982), “Cafundó” (2005) e “Um Anjo Trapalhão” (2000), com Renato Aragão. No teatro, seu último trabalho foi no espetáculo Real Beleza (2015), encerrando com dignidade uma carreira marcada pela versatilidade e longevidade.
Colegas e artistas se despedem
A notícia da morte de Francisco Cuoco provocou uma onda de homenagens por parte de colegas de profissão, artistas e personalidades da cultura brasileira. O dramaturgo Walcyr Carrasco escreveu que Cuoco “foi um ícone que inspirou gerações e levou emoção a milhões de lares”.
Miguel Falabella, que contracenou com o ator, destacou seu espírito leve e humor refinado: “Por trás da lendária figura do eterno galã, havia um homem sensível, um colega engraçado e espirituoso e um profissional de primeira. Vai deixar saudade”.
A atriz Fernanda Montenegro, com quem Cuoco contracenou pela primeira vez em 1958, ainda no teatro, fez uma homenagem com tom de reverência. “Francisco Cuoco é um ator absoluto. Um querido e amado ser humano”.
“Oh! Que saudades que eu tenho da aurora da nossa vida. O nosso primeiro encontro cênico foi no TBC em 1958 na peça de Guilherme Figueiredo “A Muito Curiosa História da Virtuosa Matrona de Éfeso” – seu primeiro trabalho como ator formado pela EAD. Seguimos juntos em muitas encenações. Lembro, cênicamente, de textos de Arthur Miller, Nelson Rodrigues, Cervantes, Molière, Martins Pena, Pirandello. E tantos outros autores e encenações importantes. Além de seu protagonismo memorável na TV”, escreveu a atriz indicada ao Oscar.
Outros nomes da televisão também prestaram tributo. Fátima Bernardes lembrou que “quem viu, não esquece”, ao citar novelas emblemáticas vividas por Cuoco. Ana Maria Braga escreveu que “Cuoco agora faz parte do elenco lá de cima”, agradecendo pelos momentos inesquecíveis. A atriz Giovanna Antonelli descreveu o ator como “gigante” e afirmou que ele será “sempre lembrado como um dos maiores”.
Mais Lidas
Lula almoça com lideranças da Bahia no Preta Bistrô durante 2 de Julho
Coluna Ohh!
Em tratamento nos EUA, Preta Gil recebe visita emocionante de Regina Casé
Regina Duarte confessa paixão por Zé Mayer e critica remake de Vale Tudo
Últimas Notícias

Em tratamento nos EUA, Preta Gil recebe visita emocionante de Regina Casé

Vitória sofre gol no fim, amarga sétima partida sem vencer e entra no Z-4 do Brasileirão
Único gol da partida foi marcado pelo jogador do Internacional, Bruno Tabata, nos minutos finais

Trama golpista: PGR entrega nesta segunda ao STF alegações finais contra Bolsonaro e aliados
Após a manifestação da PGR, será aberto prazo para que os oito réus apresentem suas alegações

Bahia vence Atlético-MG com gol nos acréscimos e entra no G-4 do Brasileirão
Equipe baiana chegou aos 24 pontos, assumiu a terceira colocação e igualou a pontuação do vice-líder Cruzeiro

Celsinho Cotrim se defende após Jéssica Senra revelar ter sofrido assédio de ex-candidato: ‘Respeito as mulheres’
Sem citar nomes, jornalista contou que foi abordada de forma inapropriada por um ex-candidato à Prefeitura de Salvador quando se preparava para uma entrevista

Grok, IA de Elon Musk, causa polêmica ao elogiar Hitler e empresa admite falha em atualização
Startup de Elon Musk culpa instruções da equipe por respostas antissemitas e discurso de ódio gerado pelo Grok

Eduardo Bolsonaro dispara contra Moraes e cita possível punição a esposa do ministro
Deputado licenciado nos EUA ataca ministro do STF e sugere aplicação da lei Magnitsky contra autoridades brasileiras

PT aciona STF contra Tarcísio por suposta tentativa de ajudar Bolsonaro a deixar o Brasil
A viagem, segundo a denúncia, seria uma forma de interferir no processo em curso contra Bolsonaro

Chelsea e PSG fazem final inédita do Mundial dos Clubes com R$ 223 milhões em jogo e craques em campo
Clubes se enfrentam, neste domingo (13), às 16h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos EUA

INSS começa a pagar reembolso por descontos ilegais no dia 24 de julho
Adesão ao acordo tem início nesta sexta (11) e pode ser feita pelo app Meu INSS ou nos Correios; quase 2 milhões de beneficiários têm direito

Índice de confiança da indústria brasileira desaba e atinge pior nível desde a pandemia, aponta CNI
Levantamento registrou 47,3 pontos em julho, uma queda de 1,3 ponto em relação aos 48,6 pontos de junho. Valores abaixo de 50 indicam falta de confiança