Fundação Casa de Jorge Amado promove evento pré-carnavalesco no Pelourinho
Cortejo literário e cultural celebra personagens icônicos do escritor baiano

A Fundação Casa de Jorge Amado realizará, nesta quinta-feira (20), um evento especial que une folia e literatura no coração de Salvador. A primeira edição da Lavagem Pré-Carnavalesca promete levar ao Largo do Pelourinho um cortejo festivo inspirado nos clássicos do escritor baiano, proporcionando uma experiência única para o público. A programação, que começa às 18h, será gratuita e aberta a moradores e turistas que desejam celebrar a cultura local antes do início oficial do Carnaval de Salvador.
Celebração literária e cortejo cultural
A iniciativa, organizada pela Fundação Casa de Jorge Amado, busca resgatar o espírito festivo presente na obra do escritor e integrar diferentes manifestações artísticas. Segundo Ângela Fraga, diretora-executiva da instituição, o evento unirá teatro, música e literatura, com cenas icônicas de seus livros sendo encenadas ao ar livre.
A Lavagem Pré-Carnavalesca terá início com um tradicional ritual baiano, a lavagem da escadaria do prédio da Fundação. Baianas vestidas a caráter, conhecidas por sua presença marcante no Centro Histórico de Salvador, conduzirão a cerimônia. Em seguida, apresentações de grupos de fanfarras e do musical de rua “Bloco Amados de Jorge” darão o tom da festa, misturando ritmos carnavalescos à narrativa literária.
Percurso e homenagem às obras de Jorge Amado
O cortejo sairá da Fundação Casa de Jorge Amado e seguirá um trajeto tradicional pelas ruas do Centro Histórico. O percurso inclui passagens pela Rua Maciel de Baixo, Largo do Cruzeiro de São Francisco e termina no Terreiro de Jesus, em frente ao bar e restaurante Cantina da Lua, um dos pontos culturais mais conhecidos do Pelourinho.
Durante o trajeto, personagens marcantes da literatura de Jorge Amado ganharão vida por meio de encenações e figurinos inspirados em suas histórias. O público poderá acompanhar momentos emblemáticos de obras.
- “Jubiabá” (1935)
- “Gabriela, Cravo e Canela” (1958)
- “A Morte e a Morte de Quincas Berro D’Água” (1961)
- “Os Pastores da Noite” (1964)
- “Dona Flor e Seus Dois Maridos” (1966)
- “Tenda dos Milagres” (1969)
- “Tereza Batista Cansada de Guerra” (1972)
A proposta do evento é transformar as ruas do Pelourinho em um grande palco ao ar livre, convidando os foliões a se vestirem com fantasias inspiradas no universo literário de Jorge Amado e interagirem com os artistas.
Programação do pré-Carnaval do Santo Antônio Além do Carmo
A programação oficial do pré-carnaval do Santo Antônio Além do Carmo foi divulgada com eventos programados entre esta quinta-feira (20) e próximo dia 28. Organizado pela Associação de Blocos do Santo Antônio Além do Carmo (Absanto), o evento promete celebrar a cultura local com a participação de 15 blocos tradicionais. A festa irá animar o bairro, que é um dos mais charmosos de Salvador, com desfiles de diversos estilos e uma estrutura planejada para garantir diversão e acessibilidade.
Além disso, o comércio local estará em funcionamento durante todos os dias do evento, contribuindo para a economia da região. O pré-carnaval contará com a diversidade de blocos e a energia característica do carnaval de rua, consolidando ainda mais a tradição do bairro como um polo de carnaval autônomo e com forte identidade comunitária. A festa promete ser um marco para a cultura e para a festa popular de Salvador, atraindo moradores e turistas para celebrar juntos.
Mais Lidas
Tradicional e disputada saída do Ilê Aiyê acontece neste sábado
Carnaval
Daniela Mercury diz que incidente com Tony Salles no Carnaval ‘foi violento’
Ivete Sangalo e Anitta dividem palco no encerramento do Carnaval do Rio
Grande Rio aponta erro em nota e reivindica título do Carnaval do Rio 2025
Saiba como recuperar documentos perdidos no Carnaval de Salvador
Últimas Notícias

Revelação sobre Gracyanne deixa Diego Hypolito devastado no BBB25: ‘Me sentindo um idiota’
Após dinâmica da 'Vitrine do Seu Fifi', Renata revelou que familiares do ex-ginasta pediram que Diego e Daniele se afastassem da influenciadora

Otto Alencar diz que vai ‘lutar intensamente’ para manutenção de aliança entre PSD e PT na Bahia em 2026
Senador enfatizou que a manutenção da aliança está 'praticamente' certa

Após polêmica com frei Gilson, deputado propõe criminalização de ataques contra religiosos
Projeto surge em resposta a críticas direcionadas ao sacerdote católico que tem ganhado visibilidade nas redes sociais

PSOL vai ao STF para questionar mudanças nas emendas e aponta risco de retrocesso
Texto aprovado estabelece que as emendas de comissão serão analisadas pelos colegiados a partir das indicações dos líderes partidários

Lula reforça frota do Samu com 789 ambulâncias e amplia serviço em 21 estados
Conforme o petista, objetivo é ampliar o serviço até 2026, dentro do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)

STF nega pedido da defesa e mantém prisão de Braga Netto por interferência nas investigações
Ex-ministro da Casa Civil no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Braga Netto está em prisão preventiva desde dezembro de 2024

Salvador firma empréstimo de R$ 730 milhões para financiar Teleférico do Subúrbio e projetos de mobilidade
Valor será destinado ao Programa Salvador Inclusiva, que inclui ações voltadas à mobilidade urbana, qualificação profissional e inovação tecnológica

Ivana Bastos reforça compromisso com gestão participativa na AL-BA e destaca início com ‘pé direito’
Parlamentar destacou a importância de um trabalho conjunto e de proximidade com todos os setores do Legislativo baiano

Presidente do PV na Bahia, Ivanilson Gomes é sequestrado no Rio Vermelho
Sequestro ocorreu por volta das 12h38, quando os criminosos anunciaram um assalto e, em seguida, levaram o dirigente político

Paulo Gonet é homenageado na AL-BA com título de Cidadão Baiano e relembra ancestral que lutou pela Independência
Reconhecimento foi proposto pelo deputado estadual Alex da Piatã (PSD)