Zé Cocá e Hassan, líderes políticos consagrados na Bahia

Eleições municipais de 2024, tabuleiro para as eleições de 2026, provocaram importantes mudanças no mapa político da Bahia


Vixe d-flex me-2
Redação 10/10/2024 03:08:29 Artigos
Zé Cocá e Hassan, líderes políticos consagrados na Bahia -

Por Josalto Alves e Raquel Santana (*)

As eleições municipais de 2024, tabuleiro para as eleições de 2026, provocaram importantes mudanças no mapa político da Bahia, a exemplo do que ocorreu nos municípios de Feira de Santana, Lauro de Freitas, Ilhéus, Salvador e Jequié, onde candidatos apoiados pelo presidente Lula, governador Jerônimo e caciques do PT foram derrotados. Mas esse é um tema que deixamos para as análises dos cientistas políticos.

O que nos chama a atenção, em particular, é a eleição na cidade de Jequié, onde o prefeito Zé Cocá (PP) se reelegeu com o maior percentual de votos válidos registrados em todo Brasil: 91,97%, sendo aclamado pelos jequieenses que fizeram história nas urnas, em reconhecimento à gestão que em menos de quatro anos mudou a realidade de Jequié, do abandono ao franco desenvolvimento. O resultado da eleição na Cidade Sol reflete o brilho e a competência de Zé Cocá, o prefeito com maior percentual de votos válidos do País, que se consagra como referência em gestão pública na Bahia, e maior líder político da região na atualidade.

E mais: o credencia para ser o fiel da balança nas eleições de 2026. A vitória de Zé Cocá e Flavinho, eleito vice-prefeito, é também do deputado estadual Hassan, que se consagra como o parlamentar mais atuante na região, e sai fortalecido pela atuação junto aos municípios de sua base, revelando-se grande articulador na política regional.

Com capacidade de articulação, Zé Cocá e Hassan trabalharam intensamente promovendo e apoiando candidatos a prefeitos e a vereadores nos municípios dos territórios do Vale do Jequiriçá e do Médio Rio de Contas. Juntos, eles comemoraram as eleições de Edione Agostinone, em Jaguaquara; Marquinhos Sena, em Lagedo do Tabocal; Binho, em Lafaiete Coutinho; Vinicius Costa, em Manoel Vitorino; Dr. Tom, em Itamari; Neném, em Ubaíra; Mari, em Dário Meira; Fabrício Abrantes, em Brumado; Bira, em Itiruçu; Roberto Amorim (Betão), em Apuarema; Romi, em Planaltino; Valéria, em Aiquara; Welton, em Bom Jesus da Serra; Nelson, em Maracás; Lucas de Aete, em Boa Nova, e Saulo, em Itagi, totalizando 17 municípios com Jequié.

Ambos, Hassan e Zé Cocá, saem revigorados do pleito eleitoral, ampliando a base política do grupo e estimulando a prática da boa política, que visa, acima de tudo, o bem-estar da população e o desenvolvimento socioeconômico da região de atuação. E foi essa visão de gestão pública que fez de Zé Cocá o importante e decisivo líder no qual se transformou na Bahia.

De origem simples, vida de homem do campo, abraçou a política e em 2008 foi eleito prefeito de Lafaiete Coutinho. Quatro anos depois, graças à sua administração inovadora e eficiente conquistou 95% de aprovação popular, tornou-se candidato único na sua reeleição ao cargo de prefeito de Lafaiete Coutinho em 2012. Em oito anos de mandato, Zé Cocá colocou Lafaiete Coutinho na trilha do desenvolvimento e tornou-se exemplo de gestão para as prefeituras da Bahia.

Em 2018, Zé Cocá foi eleito deputado estadual, e dois anos depois elegeu-se prefeito de Jequié. Em março de 2021 assumiu a presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB), consolidando a entidade como referência nacional na defesa do municipalismo.

Com uma equipe identificada com seu ritmo e visão de trabalho, Zé Cocá recolocou Jequié na trilha do desenvolvimento, realizou robustos investimentos na Infraestrutura, na Educação, no Esporte, Cultura e na Assistência Social, propiciando à população um modelo de gestão pública marcada pelo cuidado com as pessoas. Não foi por acaso que Zé Cocá foi lembrado e convidado para compor chapas majoritárias, como candidato a vice-governador nas eleições de 2022!

Esse ano, seu nome foi citado diversas vezes pela população como aspirante a candidato ao governo do Estado, situação que ele descartou, assumindo o compromisso de cumprir integralmente seu segundo mandato como prefeito de Jequié. Mas, calma! Jequié já deu dois governadores à Bahia, Lomanto Junior e Cezar Borges. Por que não um terceiro? O futuro a Deus pertence….

Interessante lembrar que, embora no momento em campos opostos, o governador Jerônimo Rodrigues, que apoiou Alexandre da Saúde, só passou por Jequié às vésperas das eleições, e não foi agressivo com Zé Cocá, reconhecendo, de maneira implícita, a larga vantagem que as pesquisas davam ao prefeito. E ao parabenizar as prefeitas e prefeitos eleitos, que foram apoiados por eles, Hassan e Zé Cocá enfatizaram que “os próximos quatro anos serão para colocar em prática políticas públicas que resultem em avanços sociais e humanos, procurando oferecer sempre o melhor atendimento aos cidadãos e priorizando o bem-estar da população”.

É a Bahia melhor para todos!

(*) Por Josalto Alves é jornalista e advogado; Raquel Santana é advogada, especialista em Direito Público e em marketing político

Últimas Notícias

Durante comício em Camaçari, Jerônimo e Wagner exaltam Luiz Caetano: ‘Vai voltar à prefeitura’ -
17/10/2024 às 21:15

Durante comício em Camaçari, Jerônimo e Wagner exaltam Luiz Caetano: ‘Vai voltar à prefeitura’

Deputada federal Ivoneide Caetano, esposa do candidato, abriu os discursos na noite


Com adesão de PV e MDB, Carlos Muniz garante apoio de 37 vereadores para reeleição na Câmara -
17/10/2024 às 20:57

Com adesão de PV e MDB, Carlos Muniz garante apoio de 37 vereadores para reeleição na Câmara

Bancadas do União Brasil, PP, PL, PDT, DC, PRD, PSDB, Podemos e Cidadania também já declararam apoio


Com presença de Lula, Caetano reúne multidão para comício em Camaçari -
17/10/2024 às 20:40

Com presença de Lula, Caetano reúne multidão para comício em Camaçari

Em declarações antes de subir ao palanque, Luiz Caetano destacou que seguirá lutando por uma cidade 'mais justa'


Toffoli mantém nulidade de atos contra Marcelo Odebrecht em julgamento da Lava Jato -
17/10/2024 às 20:20

Toffoli mantém nulidade de atos contra Marcelo Odebrecht em julgamento da Lava Jato

Ministro argumentou que as anulações se deram por ilegalidades cometidas durante a origem dos casos investigados


Prazo para saque de dinheiro esquecido em bancos é estendido por mais 6 meses -
17/10/2024 às 20:00

Prazo para saque de dinheiro esquecido em bancos é estendido por mais 6 meses

Conforme a Lei 2.313 de 1954, se os valores não forem solicitados em até 25 anos, serão incorporados à União


Valdemar Costa Neto afirma apoio à PEC da Anistia na sucessão das Casas do Congresso -
17/10/2024 às 19:40

Valdemar Costa Neto afirma apoio à PEC da Anistia na sucessão das Casas do Congresso

Presidente do PL destaca que candidatos devem apoiar a PEC e incluir Bolsonaro na proposta


Grife Meninos Rei desfila na SPFW com adereços de artesãs quilombolas da Bahia -
17/10/2024 às 19:20

Grife Meninos Rei desfila na SPFW com adereços de artesãs quilombolas da Bahia

Projeto permitirá às mulheres comercializar parte do trabalho desenvolvido sob orientação dos estilistas Céu e Junior Rocha


Temporada de reprodução de tartarugas marinhas traz ações de conscientização em Busca Vida -
17/10/2024 às 19:00

Temporada de reprodução de tartarugas marinhas traz ações de conscientização em Busca Vida

Ações de conscientização ajudam a proteger as tartarugas marinhas em período de desova


Com homenagem a professores, estudantes de Feira de Santana são finalistas em concurso de Outdoor -
17/10/2024 às 18:37

Com homenagem a professores, estudantes de Feira de Santana são finalistas em concurso de Outdoor

Aline Miranda, Emanueli Campos e Juliane Falcão estudam Publicidade e Propaganda


OSBA apresenta obras de Beethoven e Schumann em concerto gratuito na Igreja de São Francisco -
17/10/2024 às 18:17

OSBA apresenta obras de Beethoven e Schumann em concerto gratuito na Igreja de São Francisco

Violinista Francisco Roa será o solista da noite.