Antonio Rueda critica falta de projetos no Brasil e garante chapa majoritária da União Progressista nas eleições de 2026
Presidente do União Brasil destacou a necessidade de conexão direta com ‘quem faz o Brasil’ e afirmou que a atual condução do País está ‘no sentido inverso’
Divulgação/União Brasil
O presidente do União Brasil e co-presidente da federação União Progressista (UPb), Antonio Rueda, afirmou, nesta segunda-feira (25), que a aliança terá protagonismo nas eleições de 2026. Rueda destacou que a federação reúne atualmente 16 pré-candidatos a governos estaduais, mais de 26 ao Senado, além de chapas completas para deputados federais e estaduais.
“É fato que essa federação vai ter um protagonismo muito importante na próxima eleição, não tenha dúvida, ela estará sim na chapa majoritária, temos dentro do União uma força que tende ao candidato Caiado, e dentro do PP temos a senadora Tereza Cristina”, disse.
Estratégia política e conexão com o setor produtivo
Durante o III Seminário Brasil Hoje, promovido pelo grupo Esfera, em painel mediado pelo jornalista Márcio Gomes, da CNN, o presidente do União Brasil relatou que, na semana passada, ofereceu um jantar a seis presidentes de partidos e 12 governadores, público que considera “a melhor safra da política do Brasil dos últimos 40 anos”. Segundo ele, chegou o “momento da boa política conectada com o setor produtivo, com os pilares produtivos, dar uma reviravolta em 2026”.
Rueda destacou a necessidade de conexão direta com “quem faz o Brasil” e afirmou que a atual condução do País está “no sentido inverso”. Para exemplificar, comparou projetos internacionais de energia.
“A China e os Estados Unidos estão se preparando para o futuro de forma intensiva, a China está construindo a maior usina hidrelétrica do mundo, enquanto o Brasil não tem nenhum projeto energético. Imagine que, este ano, a IA (Inteligência Artificial) vai consumir 3% de toda a energia do mundo e, daqui a cinco anos, vai estar consumido 6%”.
Ministros e independência política
Sobre a permanência de ministros da federação no governo atual, Rueda explicou que a situação já existia antes de sua presidência no União Brasil. Ele afirmou que até setembro ele e o presidente do PP, Ciro Nogueira, vão deliberar sobre o assunto.
Rueda acrescentou que a percepção da imprensa difere da interna: “Internamente está muito bem pacificado, tanto é que no Congresso é uma posição de independência, o que é bom para o Brasil a gente acompanha, o que não é, a gente defenestra”, citando como exemplo a votação da Reforma Tributária.
O presidente do União Brasil avaliou que o diferencial da eleição de 2026 será a apresentação de projetos para o país, afastando-se da discussão ideológica entre direita e esquerda. “O eleitor moderado vai fazer a diferença”, disse, lembrando que “pela primeira vez toda a centro-direita está unificada”, independentemente do candidato. Rueda encerrou sua participação destacando a necessidade de governabilidade com foco em resultados.
“Precisamos de um governo que tenha projeto, que tenha coragem e responsabilidade para fazer entrega”.
Além de Rueda, participaram do painel os presidentes de partidos Baleia Rossi (MDB), Gilberto Kassab (PSD), Renata Abreu (PODEMOS) e Valdemar Costa Neto (PL). O evento contou ainda com a presença de Ciro Nogueira e do ex-presidente Michel Temer (MDB).
Convenção oficializa União Progressista
Na última terça-feira (19), uma convenção conjunta realizada em Brasília oficializou a formação da Federação União Progressista (UPb), resultado da união entre União Brasil e Progressistas (PP). O novo bloco passa a ter 109 deputados federais e 15 senadores, configurando-se como a maior bancada da Câmara dos Deputados e uma das maiores do Senado Federal.
Além do peso no Congresso, a federação reúne seis governadores, quatro vice-governadores, 186 deputados estaduais, quatro distritais, 1.335 prefeitos, 1.183 vice-prefeitos e 12.398 vereadores em todo o país. Entre os governadores está Ronaldo Caiado (GO), cotado como pré-candidato à Presidência da República.
Mais Lidas
Política
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas