Senado aprova visita de Comissão à casa de Bolsonaro para verificar condições da prisão domiciliar

Comissão de Direitos Humanos dará início a diligência para avaliar cumprimento das medidas impostas pelo STF ao ex-presidente


Redação
Estadão Conteúdo e Redação 13/08/2025 20:40 • Política
Senado aprova visita de Comissão à casa de Bolsonaro para verificar condições da prisão domiciliar - Lula Marques/Agência Brasil
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

A Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou, nesta quarta-feira (13), um requerimento da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) para realizar uma visita à casa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre prisão domiciliar por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

A diligência ainda não tem data marcada e a lista de senadores que participarão também não foi definida. Segundo Damares, a iniciativa busca verificar as condições do cumprimento da medida imposta pelo STF, observando aspectos como integridade física e psicológica do ex-presidente e a proporcionalidade das restrições.

“A visita é um ato legítimo de fiscalização, voltado à preservação dos direitos assegurados a todos os cidadãos brasileiros”, afirmou a senadora.

Ela também incluiu no pedido a avaliação de uma “grave situação de violação de garantias fundamentais” no país.

Próximos passos da diligência no Senado

A visita aprovada na Comissão de Direitos Humanos será organizada em data a ser definida, e o grupo de parlamentares deverá observar as condições da prisão domiciliar, avaliando se as medidas aplicadas respeitam direitos assegurados pela Constituição.

O relatório da diligência poderá servir de base para novos debates sobre a execução de prisões domiciliares no Brasil, incluindo a atuação do Legislativo como órgão fiscalizador. A expectativa é que a comissão também considere aspectos jurídicos e humanitários no caso, dada a repercussão política e social do processo envolvendo um ex-presidente da República.

Prisão domiciliar determinada por Moraes

A prisão domiciliar de Bolsonaro foi decretada pelo ministro Alexandre de Moraes no início de agosto, após o magistrado considerar que houve descumprimento das medidas cautelares que proibiam o ex-presidente de usar redes sociais, mesmo por meio de terceiros.

Moraes entendeu que Bolsonaro manteve participação ativa em publicações e eventos por intermédio de aliados e familiares, contrariando determinação judicial. A decisão prevê uso de tornozeleira eletrônica, restrição de visitas (limitadas a familiares próximos e advogados) e recolhimento de celulares no local.

O ministro classificou a conduta como “reiteração delitiva”, destacando que medidas mais brandas se mostraram ineficazes para conter o comportamento.

Atos públicos e participação indireta

De acordo com o STF, Bolsonaro teria preparado previamente falas e gravações para divulgação por filhos e apoiadores durante manifestações no dia 3 de agosto, em várias cidades do país, que pediram sua anistia.

Entre os episódios citados está o ato realizado em Copacabana, no Rio de Janeiro, organizado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). No evento, o parlamentar colocou o pai no viva-voz para falar com manifestantes. Mais tarde, publicou nas redes sociais um vídeo no qual o ex-presidente, em casa e usando tornozeleira eletrônica, saúda o público.

A gravação foi apagada após repercussão negativa, mas já havia sido amplamente compartilhada. Segundo interlocutores de Moraes, a divulgação poderia configurar nova violação das medidas impostas.

Argumentos do STF sobre obstrução

Na decisão, Moraes apontou que as ações de Bolsonaro buscavam influenciar o STF e mobilizar sua base política, mesmo estando proibido de participar de atividades públicas e virtuais. O ministro considerou a estratégia uma forma de “participação dissimulada”, com potencial para afetar investigações e o andamento processual.

O entendimento é de que, ao manter presença indireta em eventos e nas redes sociais, o ex-presidente tentou contornar a decisão anterior, comprometendo a efetividade das cautelares.

Moraes libera Bolsonaro para realização de exames médicos

Apesar das restrições, Moraes autorizou Bolsonaro a deixar a prisão domiciliar no sábado (16), para realizar exames médicos. Também liberou visitas de aliados políticos, como o senador Rogério Marinho (PL-RN), o deputado Altineu Côrtes (PL-RJ), o vice-prefeito de São Paulo Ricardo Mello Araújo (PL) e o deputado estadual Tomé Abduch (Republicanos-SP). Na semana anterior, já havia sido permitido o acesso de médicos à residência.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira -
Negócios 02/02/2026 às 21:02

Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira

Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026


Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais -
Política 02/02/2026 às 20:29

Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais

Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito


Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos -
Cidades 02/02/2026 às 20:00

Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos

Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos


Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus -
Negócios 02/02/2026 às 19:31

Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus

Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic


Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026 -
Política 02/02/2026 às 19:04

Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026

Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo


Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’ -
Carnaval 2026 02/02/2026 às 18:33

Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’

Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval


BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas -
BBB 26 02/02/2026 às 17:59

BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas

Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva


Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho -
Política 02/02/2026 às 17:30

Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho

Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade


Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF -
Política 02/02/2026 às 16:58

Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF

Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário


Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026 -
Política 02/02/2026 às 16:31

Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026

Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas