Tatiana Dias Gomes celebra legado do avô durante lançamento de livro com cartas trocadas com Jorge Amado: ‘Vi a alma dos dois’
Neta de Dias Gomes participou, nesta quinta-feira (7), do lançamento do livro ‘Cartas: Dias Gomes – Jorge Amado’, na Biblioteca do Palacete Tira-Chapéu
Equipe M!
A homenagem a Dias Gomes durante a Flipelô 2025 ganhou um tom afetivo e musical com a estreia da cantora e compositora Tatiana Dias Gomes, neta do dramaturgo, na programação do evento. A artista se apresenta neste sábado (9), na Casa Motiva, ao lado do marido e parceiro musical Leo Martins, em um show de voz e violão no Centro Histórico de Salvador, integrando o tributo oficial à obra de seu avô.
Além da apresentação, Tatiana participou, nesta quinta-feira (7), do lançamento do livro Cartas: Dias Gomes – Jorge Amado, que reúne correspondências inéditas trocadas entre os dois escritores. A obra inaugura a coleção “Um Gesto de Amizade”, organizada pela Fundação Casa de Jorge Amado e lançada na Biblioteca do Palacete Tira-Chapéu.
“Eu vi muito da alma dos dois ali, muito da amizade, muito do que eles estavam vivendo naqueles momentos. Foram muitos anos, são várias cartas. E eu senti a presença do meu avô no livro, muito bonito”, afirmou em entrevista ao Portal M!.
Cartas revelam humor e laços profundos entre dois gigantes da literatura
Durante a entrevista, Tatiana destacou o impacto emocional da leitura das cartas e o retrato da amizade entre Dias Gomes e Jorge Amado. Mesmo sem ter participado da curadoria do material, ela se envolveu pessoalmente com os conteúdos.
Ela relembrou que o que mais lhe chamou atenção foram as nuances do humor e do afeto entre os dois amigos, mesmo nos momentos difíceis da vida e da história do país. “Ficou muito marcado ali os momentos que eles estavam vivendo de vida e também no país. E também isso de ver o humor do meu avô ali, ele falando muito bem-humorado, muito alegre com um amigo”, disse.
A obra é fruto de um trabalho editorial coordenado por Bete Capinan e Paloma Jorge Amado, filha de Jorge Amado e membro do Conselho da Fundação. A proposta é dar início a uma série de livros com base nas cartas arquivadas pela instituição, e o volume com Dias Gomes foi escolhido para abrir a coleção, aproveitando o fato de o dramaturgo ser o homenageado da 9ª edição da Flipelô.
Homenagem musical resgata trilhas sonoras que marcaram gerações
Para este sábado (9), Tatiana e Leo prepararam um repertório especial para o show, com base em trilhas sonoras de novelas e peças teatrais escritas por Dias Gomes, incluindo canções compostas por ele em parceria com Chico Buarque e Francis Hime.
“A gente fez uma pesquisa com as trilhas sonoras dos grandes sucessos do meu avô. Selecionamos músicas que as pessoas vão se lembrar mais e também da nossa peça, o Rei de Ramos, cujas músicas foram compostas por ele, o Chico Buarque e o Francis Hime”, explicou Tatiana.
A apresentação acontece às 17h30, na Casa Motiva, espaço montado no Vale do Dendê, no coração do Pelourinho. “Está tudo muito lindo aqui. Capricharam na produção”, disse ela ao convidar o público para prestigiar o momento.
Confira a entrevista na íntegra:
Memórias afetivas com o avô e a força da dramaturgia como crítica social
Tatiana tinha apenas 13 anos quando Dias Gomes morreu, mas guarda memórias vívidas da relação com o avô. Uma das mais marcantes foi em um Natal, quando ele se vestiu de Papai Noel e ligou de um cômodo a outro da casa para manter viva a fantasia para os netos. “Ele fazia a voz do Papai Noel e dizia ‘Tati, você pediu uma boneca?’. A gente acreditava. Era um dia muito mágico”, lembrou emocionada.
Ela também relembra o último encontro entre os dois, quando o avô escutou pela primeira vez uma gravação dela com o pai. Ele ficou entusiasmado com a performance da neta e mostrava a fita para todos: “Olha minha neta cantando!”
Durante a preparação para a Flipelô, Tatiana revisitou a dramaturgia do avô e escolheu dois personagens favoritos: Branca Dias, da peça O Santo Inquérito, e Zé do Burro, de O Pagador de Promessas. Ambos, segundo ela, continuam relevantes por tratarem de temas como intolerância religiosa.
“São dois personagens muito puros, que retratam a intolerância religiosa e foram punidos por isso. E continuam atuais”, afirmou.
Mais Lidas
Cultura
Últimas Notícias
Caetano Veloso e Maria Bethânia conquistam Grammy 2026 com álbum gravado em turnê histórica
Projeto ao vivo consolida trajetória dos irmãos baianos e amplia reconhecimento da música brasileira no cenário internacional
Mesmo após anúncio da saída de Coronel do PSD, Jerônimo defende união e não descarta senador na chapa governista
Na Festa de Iemanjá, governador adota discurso de cautela, evita ruptura na base aliada e acompanha tratativas conduzidas pela direção do partido
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Brigas, choro e reviravoltas marcam madrugada na casa
Convivência após a terceira berlinda gera discussões, desabafos emocionais e reconfiguração de alianças no BBB 26
Vitória supera Barcelona de Ilhéus fora de casa e assume vice-liderança do Baianão
Atuação decisiva no segundo tempo garante retorno ao G-4 e consolida recuperação rubro-negra no estadual
Bahia impõe ritmo, vence Porto-BA e confirma vaga antecipada na semifinal do Baianão
Tricolor mantém campanha perfeita em 2026, alcança marca histórica e segue isolada na liderança estadual
Carnaval de Salvador: A Coroa da Resistência e o Brilho da Visibilidade LGBTrans
Atuação do Grupo Gay da Bahia em grandes eventos culturais, como o Carnaval
Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos
Evento aconteceu no rooftop do hotel, com show da banda Filhos de Jorge, DJ e experiência all inclusive em homenagem à Rainha do Mar
80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração
Confira 80 frases de Deus para status e mensagens, com fé, gratidão e esperança para fortalecer o coração e trazer paz todos os dias.
Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão
Rio Vermelho vira palco de experiências gastronômicas, shows e eventos que atravessam o dia 2 de fevereiro
Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026
Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'