Polícia apreende fuzis e prende suspeitos durante megaoperação em Caraíva, no Extremo-sul da Bahia
Ação conjunta das forças de segurança mira grupos envolvidos com tráfico, homicídios e invasões em território indígena
Rafael Rodrigues/SSP
Uma operação de grande porte foi deflagrada, na manhã desta quarta-feira (23), no distrito de Caraíva, em Porto Seguro, no Extremo-sul da Bahia, como parte de uma ofensiva coordenada para combater o crime organizado na região. Batizada de Operação Vértice Zero, a ação envolveu forças estaduais e federais e resultou na apreensão de dois fuzis, além da prisão de cinco suspeitos.
A ofensiva foi executada por agentes da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Polícia Federal, Polícia Militar da Bahia (PM-BA), Polícia Civil da Bahia (PC-BA) e Força Nacional, com foco em grupos criminosos envolvidos em uma série de delitos graves, incluindo homicídios, tráfico de drogas e ocupações ilegais em terras indígenas.
Mandados e confronto armado
Durante o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça, os policiais localizaram armamentos pesados e prenderam três pessoas em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Dois suspeitos que reagiram à ordem de prisão e atiraram contra as equipes policiais foram feridos durante o confronto.
Além dos fuzis, também foram apreendidos um rifle calibre 22, um tablete de maconha, papelotes da droga, pinos de cocaína, materiais utilizados para embalar entorpecentes e aparelhos celulares.
De acordo com a Polícia Federal, os suspeitos têm ligação direta com crimes praticados em áreas indígenas e com o fortalecimento de facções criminosas que atuam no extremo sul da Bahia.
“Seguiremos unindo esforços contra o crime organizado, com o trabalho incansável de preservar a proteção e os direitos aos povos originários”, declarou o delegado Diego Gordilho, titular da Delegacia da Polícia Federal em Porto Seguro.
Foco em áreas de conflito e atuação de facções
A Operação Vértice Zero foi planejada com base em informações de inteligência que apontavam a atuação de grupos armados em áreas próximas a comunidades indígenas. O distrito de Caraíva, conhecido pela tensão fundiária e pela presença de facções disputando território, tem sido monitorado pelas autoridades por conta do aumento de crimes violentos nos últimos meses.
A Secretaria da Segurança Pública da Bahia informou que novas etapas da operação já estão sendo planejadas para outras localidades da região sul, com foco em sufocar financeiramente e estruturalmente as facções que atuam no estado.
Operações simultâneas no combate ao crime na Bahia
Apreensão de celulares furtados no Centro de Salvador
Na última terça-feira (22), a Polícia Civil da Bahia realizou uma operação no Centro de Salvador para coibir o comércio ilegal de aparelhos celulares com restrição de furto ou roubo. A ação, comandada pela 1ª Delegacia Territorial (DT/Barris) com apoio do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em estabelecimentos comerciais e espaços públicos na região da Praça do Relógio de São Pedro.
Durante a operação, dois aparelhos celulares foram apreendidos. As investigações seguem em andamento com o objetivo de identificar outros envolvidos no esquema de revenda de eletrônicos roubados.
Estelionatário é preso em Porto Seguro
Também na terça-feira, a Polícia Civil prendeu em Porto Seguro um homem de 34 anos suspeito de aplicar diversos golpes na região. A prisão preventiva foi cumprida após investigações da Delegacia Territorial de Arraial d’Ajuda e da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam/Porto Seguro).
O investigado é acusado de envolvimento em uma série de fraudes que causaram um prejuízo estimado em mais de R$ 1,5 milhão às vítimas. Ele foi detido após ser localizado no Centro do município e encaminhado à delegacia, onde está à disposição da Justiça.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas